Aconteceu em São Paulo, no último dia 11 de outubro, o primeiro fórum de games China and Brazil: Game on, organizado pela Abragames (Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais). O objetivo do evento pioneiro foi aproximar empresas brasileiras e chinesas de jogos. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação entre os países, para facilitar parcerias e novos negócios.
Este acordo visa fortalecer a relação entre Brasil e China na criação e publicação de jogos. O país asiático é hoje o maior mercado de games do mundo, com aproximadamente 565 milhões de jogadores e um rendimento de cerca de US$ 27 bilhões por ano, sendo com US$ 8 bilhões representam o mercado de jogos mobile de smartphones e tablets.
As empresas chinesas participantes foram a Hero Entertainment, uma das maiores publicadoras e desenvolvedoras de jogos mobile do mundo, com foco em eSports mobile – um segmento que cresce exponencialmente no mundo todo; a Beijing Guang Yu-Online Sci-Tech, que desde 2004 é uma das mais importantes, e premiadas, empresas chinesas, com serviços de publicação, operação e pesquisa para jogos online; e Perfect World Investment, uma das maiores e mais importantes publicadoras de jogos do mundo, com produtos lançados em mais de 100 países, e com negócios em sete setores da economia criativa, incluindo filmes, seriados, desenhos, quadrinhos e animação. A Perfect World, inclusive, já foi atendida pela FD Comunicação para o lançamento e divulgação dos MMOs D&D Neverwinter e Star Trek Online.
As outras duas empresas da delegação chinesa foram a Beijing Campus Star Technology, especializada no desenvolvimento e publicação de jogos educativos para crianças de 3 a 12 anos, com mais de 200 jogos lançados; e a Beijing Zhongqinglongtu Network Technology, conhecida também como LongTu Game, que dedica-se a desenvolver e a operar títulos multiplataforma, incluindo online e mobile, com jogos lançados que são verdadeiros sucessos entre os jogadores chineses.
O China and Brazil: Game On recebeu a presença de secretários do Ministério da Cultura, de gerentes da Apex-Brasil, Finep, e diretores da Ancine, SPCine, BNDES, e de 12 empresas nacionais associadas ao Projeto BGD. Além das empresas chinesas de games, também perticiparam os representantes da Associação de Animação e Indústria de Jogos de Pequim, do Departamento de Publicidade da Área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico de Pequim, da Comissão Cultural do Distrito de Shunyi, da Beijing Fanglue Bohua Culture Media e da Beijing Municipal Bureau of Press, Publication, Radio, Film and Television.
Por Gregore Candalez
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