O Brazil’s Independent Games Festival (BIG), maior evento de jogos independentes da América Latina, divulgou a lista completa dos jogos finalistas da competição principal. São 54 títulos, de 53 países, divididos em 14 categorias, e 18 jogos são brasileiros. O BIG recebeu 646 inscrições neste ano, 420 de games nacionais. O festival acontece no Centro Cultural SP, e no Centro Cultural Oi Futuro no Rio de Janeiro, de 23 de junho a 1º de julho.
É a primeira vez que dois títulos nacionais competem pelo grande prêmio de ‘Melhor Jogo’ no Festival. Galaxy of Pen & Paper (da Behold Studios) e Unsighted (da Studio Pixel Punk) são os games no páreo. Os dois títulos também concorrem em ‘Melhor Jogo Brasileiro’.
Horizon Chase, da Aquiris, foi o primeiro jogo brasileiro a disputar (e vencer) o título de Melhor Jogo, em 2016.
A Behold é uma das desenvolvedoras mais tradicionais do país. É deles os grandes sucessos de crítica e público Chroma Squad e Knights of Pen & Paper. Já a Studio Pixel Punk traz seu jogo de estreia para o BIG Festival. Unsighted é um RPG Aventura em estilo retrô ambientado num mundo cyberpunk distópico, com direção de arte e trilha sonora incríveis. E foi feito por apenas duas pessoas!
Os games brasileiros competem também nas categorias Melhor Jogo de Realidade Virtual (1 jogo), Melhor Jogo Infantil (3 jogos), Melhor Multiplayer (1 jogo), Jogos Sociais (3 jogos), Jogos Educacionais (3 jogos) e Melhor Som (1 jogo).
Os vencedores serão anunciados no evento no dia 28 de junho. Além do troféu e do reconhecimento, os vencedores de Melhor Jogo e Melhor Jogo Brasileiro ganham R$ 10 mil cada. Mais R$ 10 mil serão entregues ao Melhor Jogo da América Latina. O Melhor Jogo Educacional e Melhor Jogo VR ganham cada um R$ 5 mil. E mais R$ 5 mil para o vencedor do Voto Popular, escolhido pelo público no dia do evento. Para mais informações, visite www.bigfestival.com.br.
Confira abaixo a lista completa dos finalistas. Todos os jogos estão linkados para as páginas oficiais.
Melhor Jogo
- Galaxy Of Pen And Paper (Behold Studios), Brasil
- UNSIGHTED (Studio Pixel Punk), Brasil
- Dead Cells (Motion Twin), França
- Frostpunk (11 bit Studios), Polônia
- 39 Days to Mars (It’s Anecdotal), Nova Zelândia
- Semblance (Nyamakop), África do Sul
- Cultist Simulator (Weather Factory), Reino Unido
Melhor Jogo Brasileiro
- Rock & Rails (Black River Studios)
- UNSIGHTED (Studio Pixel Punk)
- Galaxy Of Pen And Paper (Behold Studios)
- No Heroes Here (Mad Mimic Interactive)
- Hexarmonic (6 side studios)
- Alkimya: Memories of The Last Alchemist (Bad Minions)
- Radar Warfare (DreamRoad Productions)
- Roguemance (Lucas Molina)
- Until Dead – Think to Survive (Monomyto Game Studio)
- IN (Epopeia Games)
Melhor Jogo da América Latina
- Ship Ahoy! (OKAM Studio), da Argentina
- Rock of Ages 2: Bigger and Boulder (ACE Team), do Chile
- Iron Marines (Ironhide Game Studio), do Uruguai
- The Last Friend (The Stonebot Studio), de El Salvador
- Darkestville Castle (Epic LLama), da Argentina
Melhor Arte
- Dead Cells (Motion Twin), da França
- 39 Days to Mars (It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
- Chuchel (Amanita Design), da República Checa
- Semblance (Nyamakop), da África do Sul
- Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
- The Gardens Between (The Voxel Agents), da Austrália
- Haimrik (Below The Game), da Colômbia
Melhor Narrativa
- Path to Mnemosyne (SPHERICAL PIXEL S.L), da Espanha
- 39 Days to Mars (It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
- Tacoma (Fullbright), dos Estados Unidos
- Where The Water Tastes Like Wine (Dim Bulb Games), dos Estados Unidos
- The Mooseman (Vladimir Beletskiy), da Rússia
- All Walls Must Fall (inbetweengames UG), da Alemanha
- STAY (Appnormals Team), da Espanha
Melhor Gameplay
- Frostpunk (11 bit Studios), da Polônia
- Dead Cells (Motion Twin), da França
- Keyboard Sports – Saving QWERTY (Triband), da Dinamarca
- Semblance (Nyamakop), da África do Sul
- Cultist Simulator (Weather Factory), do Reino Unido
- DYO (Team DYO), da Alemanha
- Slime Rancher (Monomi Park), dos Estados Unidos
Inovação
- Tacoma (Fullbright), dos Estados Unidos
- DYO (Team DYO), da Alemanha
- Haimrik (Below The Game), da Colômbia
- Cultist Simulator (Weather Factory), do Reino Unido
- Motif. (Yeta Game), da Turquia
- At Sundown (Mild Beast Games), dos Estados Unidos
- FROST (kunabi brother), da Áustria
Melhor Som
- Double Kick Heroes (Headbang Club), da França
- Chuchel (Amanita Design), da República Checa
- Rhythm Doctor (7th Beat Games), da Malásia
- Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
- 39 Days to Mars (It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
- Hexarmonic (6 side studios), do Brasil
BIG Impact: Categoria Educacional
- Rango Cards (Fira Soft), do Brasil
- Marvellous Inc. (Marvellous Soft), do Brasil
- Alfabééto (Spacefrog), do Brasil
- Slice Fractions 2 (Ululab), do Canadá
- Geração Água (Universidade Feevale – LOA – Laboratório de Objetos de Aprendizagem), do Brasil
BIG Impact: Categoria Questões Sociais
- Fofuuu (FOFUUU SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO LTDA), do Brasil
- The Mooseman (Vladimir Beletskiy), da Rússia
- Florescer (PugCorn), do Brasil
- HEADLINER (Unbound Creations LLC), dos Estados Unidos
- Lenin – The Lion (Lornyon – João Bueno), do Brasil
Melhor jogo de Estudante
- DYO (Desenvolviido por Team DYO, na Instituição HTW Berlin), da Alemanha
- Muddledash (Desenvolvido por slampunks, na Instituição University of Edinburgh), do Reino Unido
- At Sundown (Desenvolvido por Mild Beast Games, na Instituição University of Southern California), dos Estados Unidos
- Motif. (Desenvolvido por Yeta Game, na Instituição Hacettepe University & Gazi University from Turkey), da Turquia
- Impulsion (Desenvolvido por Driving Force Games, na Instituição Institut de l’Internet et du Multimédia), da França
Melhor Multiplayer
- ARENA GODS (Supertype), dos Estados Unidos
- No Heroes Here (Mad Mimic Interactive), do Brasil
- At Sundown (Mild Beast Games), dos Estados Unidos
- Muddledash (slampunks), do Reino Unido
- Treadnauts (Topstitch Games), dos Estados Unidos
Melhor Jogo Infantil
- Chuchel (Amanita Design), da República Checa
- Alfabééto (Spacefrog), do Brasil
- Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
- Fofuuu (FOFUUU SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO LTDA), do Brasil
- St. Ives (StoryMax), do Brasil
Melhor Jogo de Realidade Virtual
- Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
- Ship Ahoy! (OKAM Studio), da Argentina
- The Invisible Hours (TEQUILA WORKS), da Espanha
- Primordian (Stonepunk Studios, LLC), dos Estados Unidos
- Rock & Rails (Black River Studios), do Brasil
Por Greg Candalez
Leia também:
Brasil estreia com vitória no Clash Royale Nations Cup
Fortnite está entre os três games que mais premiam no eSport
Sobre nós
Somos uma agência de comunicação diferente, que há 21 anos se dedica a um único mercado: games. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de eSports, influenciadores e jornalistas.