China: o Império dos Games

Cerca de 500 milhões de pessoas na China jogam videogames. Esse número pode ultrapassar 700 milhões até 2020. A estatística nos mostra um número maior que toda a população dos EUA e logo será maior que a população combinada da União Européia. Nove dos 20 maiores jogadores de eSports, e os mais bem pagos do mundo são chineses. Para saber sobre o jogo que mais premia do eSport clique aqui

Agora a participação da China na economia de eSports é estimada em 15% do mercado de 493 milhões de dólares estimados da Newzoo em 2016, o que coloca a China em segundo lugar, atrás da América do Norte que tem 37% de participação.

A Tencent, empresa de games mais poderosa do mundo, está construindo uma cidade de eSports (quarta-feira vamos falar sobre ela aqui).

Estados Unidos é o maior rival da China

O único concorrente global real para a China até 2020. Impulsionado principalmente pelo seu atual mercado esportivo e poder de capital de risco, os Estados Unidos continuarão a controlar grande parte da economia global de eSports.

Espera-se que os EUA continuem a liderar quando se trata de produção de conteúdo e formatos de entretenimento eSports. Uma vez que vemos os entusiastas globais de eSports atingindo a massa crítica, Hollywood e a enorme máquina de mídia americana vão entrar no jogo com o Amazon, Netflix, Facebook e Google liderando a cobrança. O “jogo de criatividade” vai jogar aqui – novamente – em desvantagem da China, onde a censura de conteúdo é desenfreada.

A Blizzard, uma das empresas mais poderosas e tradicionais de games online inaugurou sua eArena este ano, na Califórnia.

Top 5 dos eSports

O mapa mostra os top 5 do eSport no mundo. Lembrando que no Brasil estamos só começando. Mas com iniciativas que mostram a importância que este negócio vai tomar. Durante as próximas semanas vamos trazer aqui os cases dos investimentos de eSports da Coca-Cola, Vivo, Corinthians, Flamengo. Se você tiver algum outro case pode comentar aqui que vamos pesquisar e publicar.

 Sobre a FD Comunicação

FD Comunicação é a agência de marketing e PR para a indústria de game. Com sede em São Paulo e 20 anos de história, nós divulgamos mais de 1000 jogos nacionais e estrangeiros, criados por desenvolvedores indies e pelas maiores publishers do mundo.