Convidados Internacionais Do Big Business Forum:
Mike Foster – Sony
Mike Foster está envolvido na indústria de jogos desde 1995, trabalhando pela primeira vez como game tester, e depois, passou 15 anos como avaliador de produto/consultor de design em todas as plataformas PlayStation, da Sony Interactive Entertainment. Atualmente, Mike está apoiando e estimulando o desenvolvimento dos produtos PlayStation em todos os países da América Latina, através da gestão de mais de 150 desenvolvedores na região, e já ajudou a trazer mais de 25 jogos desenvolvidos de forma independente da América Latina para a PlayStation.
Jamie Cason – Miniclip
Jason Della Rocca é o co-fundador da Execution Labs, a primeira aceleradora e plataforma de investimento de seu tipo para desenvolvedores de jogos independentes. Anteriormente, Jason era consultor na indústria de jogos com foco no desenvolvimento de novos negócios e “clusters”, trabalhando com estúdios e organizações governamentais em várias partes do mundo. Antes disso, atou como Diretor Executivo da International Game Developers Association (IGDA) por quase 9 anos, e foi homenageado pelos seus esforços na indústria com o Inalgural Ambassador Award, na Game Developers Conference. Em 2009, Jason foi nomeado pela Game Developers’s Magazine como “Power 50”, uma lista que agrupa os 50 maiores contribuidores para o estado atual da indústria de games. Sendo um procurado especialista na indústria de jogos, Jason deu palestras em conferências e universidades em todo o mundo.
Jason Della Rocca – Execution Labs
Jason é o diretor executivo do Execution Labs em Montreal, além de ex-diretor executivo da Associação Internacional de Game Developers. Fundou a Perimeter Partners, uma consultora que provê estratégias, orientação e conhecimento a companhias e organizações de games. Ele foi honrado pelos seus esforços de construção da indústria com o Ambassador Award no oitavo Game Developers Choice Awards. Foi também nomeado como um dos “Game Developer 50’s” de 2009 pela revista Game Developer Magazine.
Antoine Routon – Square Enix
Depois de 10 anos trabalhando como programador na indústria de AAA, Antoine se mudou para a indústria de mobile com a Square-Enix Montréal: pequenas equipes de pessoas altamente interessadas, com ciclos de produção curtos, e um monte de espaço para a criatividade. Com isso, ele encontrou sua verdadeira vocação. Desde então, tem co-criado jogos da franquia “GO” com o seu parceiro Daniel Lutz, em ambos Hitman GO & Lara Croft GO.
Joel Breton – HTC
Em sua carreira, Joel produziu e lançou mais de trinta jogos de sucesso em vinte e cinco plataformas comerciais. Seu primeiro papel como um produtor do jogo foi na GT interactive, onde produziu vários jogos, incluindo Doom, Duke Nukem, Total Annihilation, Unreal, e a primeira versão da engine Unreal. Ele então se mudou para a Rússia para gerir a divisão de desenvolvimento de jogos do Leste Europeu da Bethesda Softworks. Enquanto trabalhava para Bethesda, ele lançou Sea Dogs, Burnout e Pirates of the Caribbean. Joel também passou 4 anos na Viacom onde atuou como Diretor de Conteúdo e se juntou a desenvolvedores de todo o mundo para desenvolver jogos de on-line, mobile e consoles. Joel é atualmente vice-presidente de Global VR Content para a HTC VIVE. Ele está trabalhando ativamente com equipes de desenvolvimento em todo o mundo para garantir um vibrante portfólio para todas as categorias de conteúdo VR, incluindo jogos, educação, vídeo, música, mídia social e entretenimento.
Reginaldo Valadares – Rovio
Reginaldo começou no ramo dos games quando criou com amigos o Jynx Playware, um jogo pioneiro em multipalyer massivo baseado em browser no Brasil. Atualmente é Chefe de Produção da Rovio, na cidade de Helsinki, na Finlândia. O brasileiro já passou por Aeria Games e Wooga, ambas em Berlim, na Alemanha. No Brasil, atuou pela Glo Mobile, Quepasa, entre outras.
Sam Carslyle – Microsoft
Sam é Gerente Senior Global de Terceirização de Programas da Microsoft, dando suporte para a Microsoft Studios na procura de parceiros para o desenvolvimento de games. É membro da diretoria da XDS Advisory Committee, formada para empregar especialistas na área de desenvolvimento externo para moldar e desenvolver o External Development Summit (XDS) para a indústria de games.
Bryan Davis – Big Blue Bubble
Bryan começou sua carreira na área de jogos da Electronic Arts, em 1995, dentro da equipe de Desenvolvimento Internacional. Desde então, ele aperfeiçoou suas habilidades no trabalho com editores prolíficos, desenvolvedores e distribuidores, incluindo LucasArts, iPlay e Sega, gerenciando equipes e linhas de produtos em todo o mundo. Atualmente, dirige o escritório de San Francisco da Big Blue Bubble para supervisionar aquisições de usuário e atividades de monetização globais, licenciamento, merchandising, distribuição e desenvolvimento empresarial com sua equipe – levando a BBB para a vanguarda da indústria.
Benjamin Wolf – Astragon
Bem Wolf é produtor na Astragon Entertainment GmbH, em Mönchengladbach, Alemanha, que fica perto da cidade Cologne, onde acontece o “Gamescom”. Lá, é responsável, principalmente, por projetos do gênero simulador, que desenvolvem em colaboração com estúdios de toda a Europa. Também é responsável por configurar e criar novos IP’s, correspondência com os desenvolvedores para projetos futuros e está sempre à procura de projetos já existentes que possam ser licenciados para publicação no mercado global. Antes de trabalhar na Astragon passou um ano no estúdio Ubisoft em Düsseldorf trabalhando no título para mobile recém-lançado “Assassins Creed Identity”.
Karim Farghaly – Bandai Namco
É Diretor de Desenvolvimento de Negócios da BANDAI NAMCO Entertainment America Inc, onde é responsável por implementar e manter o desenvolvimento de negócios para a unidade de jogos Mobile. Executivo internacional, com vasta experiência em vendas, negócios, desenvolvimento e licenciamento, foi o fundador da Scarab Equity Partners, que promove encontros com publishers, desenvolvedores e investidores ao redor do mundo.
Fernando Sansberro – Uruguayan Game Developers Association
Faz parte da Associação de Desenvolvedores de Games do Uruguai, além de ser o Proprietário da Batovi Games Studio, reconhecida como uma das desenvolvedoras de games líderes da América do Sul. Fernando também é Superintendente de Carreira de Desenvolvimento de Games da A+ Escuela de Artes Visuales. Já foi Consultor da Plan Ceibal, CITS; Professor de Programação de Flash Games da Universidad ORT; Programador de Games da Powerful Robot Games.
Rodrigo Contreras – Gamaga
Rodrigo fundou a Gamaga, desenvolvedora independente baseada em Santiago, no Chile, em 2009. Criadora da série Bunny Flags, a empresa é uma das referências na América Latina no desenvolvimento de jogos para browsers.
Francisco Diaz – CVA Peru
Francisco é Presidente da CVA Peru, que é a Associação de Empresas Desenvolvedoras de Videogames do Peru. É CEO da Magma Creations, que começou em 2014 com uma nova unidade de negócios voltada ao desenvolvimento de jogos de videogames, tendo como primeiro título “Deep Rush”, cuja versão Beta foi apresentada no GDC 2015 – São Francisco.
Astrid Huntjens – Spil Games
Astrid é Licensing Manager na Spil Games, em Hilversum, Holanda. Começou trabalhando na aquisição e produção de conteúdo web casual e hoje se dedica à aquisição e produção de jogos mobile. Estando no comando, ela garante que o projeto estará no prazo, que a visão e qualidade estão sendo executadas de acordo e que todas as equipes estejam bem informadas e alinhadas. Ela é também o primeiro contato quando se trata de licenciamento e garante que tudo seja revisado e que apenas os melhores jogos sejam adquiridos. Astrid viaja para atender os desenvolvedores de todo o mundo, não só para garimpar bom conteúdo para licenciamento, mas também para encontrar estúdios talentosos com quem trabalhar.
Paweł Feldman – 11 bit Studios
Paweł é um altamente experiente profissional sênior da indústria de jogos, com profundo conhecimento sobre negócios tanto pela perspectiva de publisher quanto de desenvolvedor. Ele participou de todas as fases de desenvolvimento de jogos desde o pitch até o lançamento e por diante. Ele trabalhou em muitos títulos aclamados pela crítica como The Witcher, This War of Mine e a série Anomaly. Seu foco atual é principalmente em negócios, vendas e aspectos de marketing da indústria de games. Paweł está liderando a iniciativa da 11 bits studios para os desenvolvedores independentes que querem publicar e comercializar os seus jogos com a ajuda de um parceiro experiente e confiável da indústria.
David B. Hoppe – Gamma Law
David tem mais de 23 anos de experiência em negociações e fechamentos em uma ampla gama de transações internacionais. Trabalha principalmente com games, entretenimento, mídia e realidade virtual através da Gamma Law, empresa em que é Diretor, em São Francisco, EUA.
Agustín Cordes – ADVA
Agustín Cordes é um desenvolvedor de jogos com 13 anos de experiência na indústria. Seu primeiro jogo, Scratches, foi o primeiro adventure de sucesso comercial da Argentina e um dos maiores sucessos internacionas do país. Depois de trabalhar no adventure educacional Rik Profile, Agustín fundou a Senscape e anunciou Asylum, o sucessor espiritual de Scratches. O projeto foi muito aguardado e levantou US$ 100 mil no Kickstarter em uma das campanhas mais bem-sucedidas da América Latina.
Mario Valle Reyes – Electronic Arts
Com quase 20 anos de experiência na indústria de jogos, Mario Valle é considerado um dos pioneiros no ecossistema de jogos da América Latina e também um ativo evangelista global para o empreendedorismo no desenvolvimento de jogos e novas tecnologias nos mercados emergentes como a América Latina, África, Sudeste Asiático e Oriente Médio. É também um mentor, investidor anjo e facilitador de investimento de startups de tecnologia nestas regiões. Por seu trabalho para ajudar a desenvolver o empreendedorismo e inovação tecnológica na América Latina e US Hispânica, foi homenageado com o prêmio “Latino Role Model 2015”, pelo Consulado do México, em San Jose, CA. É autor do livro de não-ficção sobre negócio, empreendedorismo e jogos “Manage Your Passion: Latin America 2050 One Gamer At The Time” (2013).
Martine Spaas – FGL
Martine Spaans começou sua carreira em jogos on-line em 2006 e trabalhou para empresas conhecidas, como Spil Games e Ubisoft, antes de montar sua própria empresa: Casual Gaming. Ela rapidamente aprendeu a fórmula mágica por trás de um grande jogo e desenvolveu um bom entendimento das necessidades dos jogadores. Jogadoras do sexo feminino em particular. Ela comanda a frente Mobile Game Publishing, da Tamalaki.com, que em cooperação com a FGL.com, ajuda desenvolvedores independentes a alavancar seus jogos casuais para uma diversidade de lojas de aplicativos.
Fabio Florêncio – Fun Academy/Rovio
Fábio trabalha na indústria de jogos há 10 anos, principalmente como Game Designer. Começou sua carreira no Brasil e em 2015 assumiu o papel de Games & Digital Content Manager na Rovio, na Finlândia, onde teve a oportunidade de criar jogos da franquia Angry Birds com um toque de aprendizagem. Mais tarde, Rovio Learning se tornou uma empresa própria, chamada Fun Academy, e nela como Game Design Director, foi capaz de entregar uma experiência de aprendizagem divertida de qualidade superior, através de jogos, continuando o trabalho que começou na Rovio combinada com a excelente educação finlandesa. Angry Birds Playground é um dos produtos que está sendo usado em várias escolas em todo o mundo.
Paul Hanraets – Gambitious
Paul Hanraets é empreendedor desde 2002, quando co-fundou a Red Road Media, uma agência especializada em videogames que comandou projetos em televisão, revistas e eventos. Em 2008, fundou a Cloud Castle Interactive e financiou o desenvolvimento de projetos de jogos pequenos. Em 2011, fundou a EPIC TALES, uma desenvolvedora de storybooks interativos para iOS, e a Gambitious, uma plataforma de crowdfunding global dedicada à indústria de videogames.
Melinda Montaño – Kongregate
Melinda entrou na indústria de games em 2011, após trabalhar com consultoria de meio ambiente. Começou no time de suporte ao consumidor e logo passou a ser Desenvolvedora de Negócios no Humble Bundle. Atualmente, é Business Development Manager na Kongregate, uma plataforma dedicada os jogadores e desenvolvedores de jogos feitos em Flash.
Piotr Iwanicki – Superhot
Piotr Iwanicki é o Designer e Diretor Criativo do game independente SUPERHOT, da SUPERHOT Team, da Polônia, shooter inovador aclamado pela crítica especializada. Em suas próprias palavras “quisemos reinventar o first-person-shooter”.
Steve Escalante – Versus Evil
Experiente executivo da indústria de games, Steve soma mais de 14 anos atuando em estratégias de produto, planejamento, execução e entrega de soluções inovadoras que gerem desenvolvimento de negócios e crescimento. Atualmente, é Gerente Geral na Versus Evil, que tem o foco de fazer com que desenvolvedores independentes alcancem sucesso com suas criações.
Martín Meléndez – One Simple Idea
Co-Fundador e Chief Commercial and Business Development Officer da Cosmogonia (desenvolvendo BitUp para PlayStation 4 e PC), e External Business Development Manager da 1 Simple Idea (desenvolvedores do jogo mobile Mucho Taco). Martín tem colaborado em alguns dos maiores projetos de desenvolvimento de alto nível da região de Guadalajara, incluindo El Chavo (Chaves), jogo para Nintendo Wii. Ele possui bacharelado em Animação e Artes Digitais pelo Tecnológico de Monterrey.
Anton Fok e Julian Osterwalder – Vungle
Ambos na Vungle, Anton Fok é Chefe de Vendas para América Latina e Canadá, enquanto Julian Osterwalder trabalha com Expansão Internacional na América Latina, na empresa que fornece propaganda em vídeo para apps. A Vungle produz vídeos em HD de 15 segundos para serem exibidos dentro dos aplicativos de seus parceiros.
Mark Leaver – Playable City
Mark é um consultor independente em desenvolvimento estratégico de negócios, especialmente relacionado a mercados internacionais. Atualmente, é o Diretor de Desenvolvimento do Playable City, no Reino Unido, buscando expandir o alcance global do programa. Playable City busca modificar o ambiente urbano, criando uma cidade mais interativa, fazendo uso da infraestrutura da mesma para criar conexões, sejam elas de pessoa para pessoa ou entre pessoas e o espaço onde vivem, como num grande jogo.
Matthew Handrahan – GamesIndustry.biz
Matthew é um respeitado jornalista de Londres, Inglaterra, com profundo conhecimento em negócios na indústria de games. Em 2011, entrou para o time da GamesIndustry.biz, onde hoje é o Editor para a Europa. Antes disso, passou mais de cinco anos na premiada publicação britânica gamesTM.
DELEGAÇÃO DE EMPRESAS FRANCESAS PRESENTES NO BIG Business Forum
Ankama (http://www.ankama.com/fr)
Ankama é uma empresa com 400 funcionários sediada na França e com estúdios de desenvolvimento em Tóquio e Montreal, com foco em criação de conteúdo, de videogames a animações (séries de TV e filmes), a jogos de tabuleiro e publicação de quadrinhos.
Persistant Studios (http://www.popcornfx.com/)
Persistant Studios é uma empresa francesa fundada em 2005. Com filiais em Paris, Bordeaux, Montreal e Los Angeles, o estúdio desenvolveu o PopcornFX, um software mediador que permite criar efeitos de partículas 3D em tempo real.
BiP Media (http://www.popcornfx.com/)
Criada 16 anos atrás, a BiP Media começou criando jogos para PC e consoles da Nintendo e da Sony. Entretanto, a empresa encontrou uma nova área de atuação em E-Learning e Applied Games. No momento, a BiP Media está envolvida com o mais importante Projeto Europeu de ITC (Information and Communication Technologies), com diferentes programas locais de gamificação (eTourism) e iniciativas de e-learning.
G4F (http://gameaudiofactory.com/)
Fundada em 2008 por Vincent Percevault, a G4F, anteriormente conhecida como Game Audio Factory, é uma líder europeia em audios para jogos, além de oferecer diversos services, como produção e pós-produção, localização, pulblicação de música, agência de talento e efeitos sonoros. A G4F é também parceira da maioria das desenvolvedoras independentes europeias através de consultoria e programação de áudio, sound design, SFX production, dublagem, localização, tradução,trailers, quality assurance, e muito mais.
Digixart (http://www.digixart.com/)
Digixart é o jovem estúdio por trás do jogo de sucesso Lost in Harmony. A empresa foi fundada pelo ex-Ubisoft Yoan Fanise, ex-diretor de conteúdo de Valiant Hearts. A empresa se dedica a criar experiências de entretenimento para grandes audiências. Lost in Harmony, além de seu gameplay musical, fala sobre o sério tema de câncer infantil, e foi escrito com ajuda dos especialistas do Princess Margaret, um dos maiores centros de pesquisa sobre câncer do mundo.
Playdigious (http://playdigious.com/)
Sediada próxima de Paris, a Playdigious licencia, localiza, melhora, publica e distribui jogos para iOS e Android em nível global. A empresa foi criada pelos fundados da DotEmu. A Playdigious está procurando por jogos mobile hardcore e mid-hardcore interessados em serem publicados mundialmente. A empresa também procura por parceiros de distribuição locais.
Motion Twin (https://motion-twin.com/en/)
Motion Twin é um estúdio independente fundado em 2001 e seadiado em Bordeaux, França. A empresa já criou mais de 150 jogos e possui mais de 35 milhões de usuários registrados. O estúdio também já publicou 5 jogos mobile, recebendo destaque da Apple e do Google. Atualmente em produção está um jogo roguelike de tower-defense para PC.
Plug In Digital (http://www.plug-in-digital.com/)
A Plug in Digital dedica-se a distribuir videogames em plataformas digitais. A empresa oferece soluções de distribuição mundial e trade marketing para garantir suporte aos títulos durante todo o seu ciclo de vida.
Intellysurf (http://www.youriding.com/en)
Desde 2007, a Intellysurf produz o YouRiding, uma série de jogos de ação e esporte feitos por praticantes para praticantes. A empresa tem como missão criar jogos realistas para ajudar o jogador a sentir a adrenalina real dos esportes radicais em qualquer lugar.
Rubika (http://rubika-edu.com/)
Desde sua fundação em 1987 pela Câmara de Comércio Grand Hainaut, as escolas da RUBIKA estiveram em posição de destaque através de sua pedagogia inédita e inovadora, que lida com a condução de projetos e trabalho em equipe. Essa pedagogia levou Supinfocom Rubika, Supinfogame Rubika e ISD Rubika a se tornarem alguns dos padrões mundiais para animação, videogame e design industrial. A RUBIKA está disponível na França, Índia e Canadá.
ISART DIGITAL (http://www.isartdigital.com/fr/)
ISART DIGITAL é uma escola internacional de videogame e efeitos visuais 3D localizada em Montreal, Paris e Tóquio. Ela é conhecida por projetos estudantis que já venceram mais de 70 prêmios (Siggraph, Unity Awards, VES Awards, Pixar Disney, Imagina Games Awards, Arte TV, e muitos outros). Alguns desses projetos estão sendo comercializados no momento (Kyub, Running Gods, Crazy Magnets, e outros). Muitos dos formandos da ISART trabalham nos maiores studios do mundo, como: Ubisoft, Eidos, Gameloft, Dontnod, Sony, Bandai Namco, etc.
Clan of the Cloud (http://www.clanofthecloud.com/)
Clan of the Cloud é uma empresa especialista em serviços de backend para desenvolvedores de jogos. Ela oferece todas as funcionalidades necessárias (gerenciamento de usuário e armazenamento, moeda virtual, gerenciamento de leaderbord, etc.) e muito mais. A Clan of the Cloud também desenvolve do zero quaisquer funcionalidades requisitadas pelo cliente e trabalha em todas as plataformas imagináveis, incluindo PC, browser, consoles e smart devices.
Atelier 801 (http://atelier801.com/index)
Atelier 801 é um estúdio independente fundado em 2011 por Jean-Baptiste Le Marchand e Mélanie Christin, graças ao sucesso de seu primeiro MMO de navegador Transformice. O jogo agora conta com mais de 70 milhões de usuários registrados e é incrivelmente popular em regiões como Brasil, América Latina, Turquia e Polônia. A Atelier 801 atualmente emprega 10 profissionais, que trabalham em Transformice e outros projetos.
Playsoft (http://playsoftgames.com/?lang=en)
A Playsoft é uma desenvolvedora e publicadora de jogos mobile. Com empresas como EA, Square Enix, Bandai Namco, Scopely, e outras, no portfólio, o estúdio cria projetos por demanda. Sua equipe de mais de 60 profissionais está na França e Polônia.
3DDUO (http://www.3dduo.com/)
A 3DDUO (3D Original Universes Developer) é um estúdio de desenvolvimento de jogos com 8 anos de vida, sediado em Lille (perto de Paris), na França. A 3DDUO produz jogos para todas as audiências (serious games, advergames, casual games, social games e educativos). Durante a Monaco Anime Game International Conferences (MAGIC 2016), a 3DDUO venceu o primeiro lugar da competição de games com o projeto Epic Loon (http://epicloon.tumblr.com/)
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