Embora pareça que LoL é o game que mais premia no eSport, pelo tamanho do barulho que faz, é Dota 2 o jogo que mais premia. Distribuiu US$ 99 milhões, em 735 campeonatos. O jogo da Valve premiou três vezes mais do que o da Riot. É o que mostra pesquisa feita pela comunidade e-Sports Earnings. O terceiro lugar é ocupado pelo CS:GO (Counter Strike Global Offensive), também da Valve.
Esta pesquisa retrata os investimentos em eSports se baseia em dados disponibilizados na Internet. As fontes são publishers, organizações de campeonatos entre outras.
LoL e Dota 2 têm muito em comum, uma vez que LoL foi inspirado em DotA. Ambos são MOBA “Multiplayer Online Battle Arena”, games multiplayers online. Ambos misturam defesa da torre com elementos de RPG. Complicado?
Vamos explicar então…Este tipo de jogo é sempre disputado em duas equipes, uma contra a outra. O jogador controla uma unidade em uma batalha contra vários outros jogadores. Geralmente, as partidas acontecem sempre no mesmo mapa, disputado por 2 times.
O objetivo é simples: destruir a base da equipe rival, sendo assim, é preciso evoluir seu herói, melhorar seus equipamentos e derrubar as defesas do outro time, em ondas consecutivas de ataques que exigem raciocínio rápido e estratégias de equipe.
“Defense of the Ancients”, ou “DotA”, veio primeiro e LoL popularizou o gênero. Em julho de 2012, LoL foi o jogo para computador mais jogado na América do Norte e Europa em número de horas jogadas. Desde então vem fazendo campeonatos e muito barulho pelo mundo! Esse ano um dos mais importantes torneios, o IMS Invitational, está acontecendo neste momento no Rio de Janeiro. Pela primeira vez um campeonato global é feito no Brasil, onde o jogo chegou em 2012.
Recentemente a Riot, empresa que criou o LoL, foi adquirida pela superpoderosa Tencent, maior e mais utilizado portal de serviços de internet da China.
Veja aqui a tabela completa com os 100 games que mais premiaram esportsearnings.com/games.
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