Neste ano, empresas brasileiras participaram da XDS pela primeira vez, através da Abragames e do Projeto BGD, em parceria com a Apex-Brasil. Foi realizada uma divulgação internacional, concentrada nos Estados Unidos e Canadá, pela HomeRun PR, em parceria com a FD Comunicação, com um resultado final de artigos em veículos especializados, com um media value de US$ 350 mil.
O material de divulgação foi produzido em inglês e em francês, para distribuição também em Québec. Chris Wren, membro do conselho da XDS, e produtor na Electronic Arts, forneceu uma citação exclusiva sobre a participação brasileira no evento.
A XDS, External Development Summit, não é um evento de games como qualquer outro. Ele acontece todo ano em setembro em Vancouver, no Canadá, e é dedicado especificamente para empresas, publicadoras, desenvolvedores de jogos, e profissionais da indústria.
Cases brasileiros em destaque
Destacamos dois cases de sucesso: o da Kokku, de Pernambuco, que trabalhou externamente para a Guerrilla Games na arte 3D de diversas criaturas e robôs para o game Horizon Zero Dawn, considerado por experts um dos jogos mais visualmente lindos da história; e o da Lumentech, do Sergipe, contratada pelo estúdio canadense LDC Studios para desenvolver o jogo mobile de sucesso Hempire. Segundo as duas empresas, o incentivo e apoio da Abragames e do Projeto BGD em eventos internacionais foram fundamentais para a obtenção dos jobs.
Os principais artigos foram publicados no Develop Online, com 303 mil visitantes mensais, veículo com foco em desenvolvimento e indústria; e no Gamasutra, com 3.4 milhões de visitantes mensais.
Gamasutra |
Gaming Cypher |
Develop Online |
Christ Centered Games |
Game Refraction |
Drops de Jogos |
The GG |
N4G |
The Zombie Chimp |
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A Abragames é uma associação de desenvolvedores para desenvolvedores. Os principais objetivos da Abragames são organizar, coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o BIG Festival
O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do Brasil e único na América Latina, visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e se estabelece como hub de negócios na América Latina para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. Ao todo, na soma de ambas as premiações, o BIG Festival recebeu inscrições de 768 jogos, de 54 países diferentes. A programação inclui atividades exclusivas para profissionais da área e outras abertas ao público, que incluem o BIG Business Forum, o fórum de negócios do festival.
Sobre nós
FD Comunicação é a agência de marketing e PR para a indústria de game. Com sede em São Paulo e 20 anos de história, nós divulgamos mais de 1000 jogos nacionais e estrangeiros, criados por desenvolvedores indies e pelas maiores publishers do mundo.
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Twitter | LinkedIn
[recent_posts category=”blog”]