Fernanda Domingues - Curso de eSports FIA

A Fundação Instituto de Administração (FIA Business School) acaba de abrir inscrição para a 2ª Turma do curso eSports: A Nova Arena de Negócios. Desenvolvimento de Projetos em eSports. As aulas serão à noite, sempre às terças-feira, a partir de 23 de Abril. A duração é de três meses e acontece na FIA da Avenida Paulista.

O curso está sendo lançado em parceria com a Homo Ludens, e tem a coordenação dos professores Ivelise Fortim e Luiz Ojima Sakuda. Ele visa capacitar o aluno para desenvolver projetos de eSports que atendem as necessidades dos patrocinadores, marcas, organizadores, mídia, times, atletas e outros stakeholders.

“É dirigido a profissionais com experiência em gerência e/ou inserção em projetos relacionados a eSports, indústria criativa, eventos ou mídia esportivos, que desejam desenvolver negócios ou aprofundar os conhecimentos sobre marketing e comunicação na área”, explica Sakuda.

Serão abordados a história do e-Sport, seu uso como marketing, como acontecem a comunicação, público-alvo, patrocínio, principais times brasileiros, formação das equipes, aspectos legais e psicológicos, entre outros assuntos ligados ao tema.

Aulas do Curso de eSport da FIA Trazem Profissionais do Mercado

As aulas serão ministradas por profissionais-chaves da indústria de eSports brasileira, que começou a se formar há quase uma década. No dia 23 de Abril, após a aula de introdução dada pelos coordenadores, Fernanda Domingues, CEO da FD Comunicação, fala sobre sua experiência no esporte eletrônico, traçando um overview desde a chegada da Riot no Brasil, em 2012, passando pela formação dos times atuais, os campeonatos e patrocinadores. Ela aborda a importância de comunicar as ações através da mídia, influenciadores e dos próprios pro players e streamers.

 ESports e Economia Criativa

Este curso faz parte da vertente de Economia Criativa – área da economia de bens e serviços que tem na inovação sua matéria-prima – e tornou-se um componente relevante das economias pós-modernas.

De acordo com pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgada em 2016, mesmo durante a crise econômica, entre 2013 e 2015, o setor continuou crescendo. No período, 851 mil profissionais trabalhavam com indústria criativa no Brasil. Esses profissionais ganhavam em média, mais de duas vezes e meia a remuneração média dos empregados formais brasileiros.

A estimativa é que o setor gerava mais de R$ 155 bilhões para a economia do país na época, concentrando mais em São Paulo e Rio de Janeiro.

O eSport tem 21,2 milhões de expectadores no Brasil, segundo a última pesquisa da NewZoo. Já a 1ª Pesquisa Game Latam, feita pelo Seeds Market Research e FD Comunicação, constatou um potencial de consumo maior nesse nicho. Dentro do universo gamer, os fãs assíduos de eSports gastaram 73% mais que o restante da amostra, e 52% pretendem aumentar o investimento no próximo trimestre.

Para mais informações e se inscrever clique aqui.


Sobre nós

Somos uma agência de comunicação diferente, que há 21 anos se dedica a um único mercado: games. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos  suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de eSports, influenciadores e jornalistas.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Twitter | LinkedIn


Pokémon GO Atinge 1 Bilhão de Downloads

1 Bilhão de Downloads: Pokémon GO Atinge Marca Histórica

| Blog, Games | No Comments

Para quem pergunta “quem ainda joga Pokémon GO?”, está aí a resposta. O game mobile de exploração e captura de monstrinhos, produzido pela Niantic, atingiu um marco incrível onde poucos…

O que é Streaming?

Streaming: O Assunto mais Discutido na Internet em Março de 2019

| Blog, Games | No Comments

Afinal, o que é streaming? Desde que o Grande Irmão Google anunciou sua entrada pra o mundo do streaming não se fala em outra coisa na Internet. O Stadia, serviço…

INTZ Tetracampeã CBLoL 2019

INTZ e-Sports Club é Tetracampeã do CBLoL 2019!

| Blog, eSports | No Comments

Para muitos fãs de eSport, o impensável aconteceu no último sábado: o Flamengo eSports, dono da melhor campanha da história do CBLoL, e favorito ao título, foi derrotado na grande…

Bart Vira Pro Player e Introduz “Os Simpsons” no eSport

| Blog, eSports | No Comments

Olha que bacana: os redatores de “Os Simpsons” consultaram a Riot Games, publisher de League of Legends, para pegar dicas e  escrever o episódio “E My Sports”. Exibido no fim…