Cerca de 54,1% dos gamers brasileiros – aqueles que têm o hábito de jogar algum game eletrônico – já ouviram falar sobre eSports. Destes, 47,2% costumam jogar games competitivos. Apesar de 39,8% afirmar que não jogam, 13% afirmaram que gostariam de começar.
Os dados são da Pesquisa Game Brasil 2018, produzida pela Sioux Group, ESPM e Blend New Research. Na última segunda-feira, falamos sobre o perfil de comportamento e consumo dos gamers brasileiros. Hoje, vamos falar um pouco sobre o perfil do fã de esporte eletrônico no Brasil.
Existe muita gente também que, embora não costume jogar eSports, gosta de assistir. 37% dos que conhecem a modalidade afirmaram acompanhar campeonatos. Entre os que não acompanham, 56,5% deles gostaria de começar a assistir. E o principal canal por onde os fãs consomem as competições é – sem surpresa – o digital. 65,8% dos espectadores preferem o YouTube e 20,6% a Twitch.
No entanto, a TV Paga começa a apresentar um crescimento perceptível, ocupando um espaço significativo entre os fãs: 46,2% dos jogadores acompanham as partidas pela televisão, mais do que pela Twitch. E é interessante observar também que a televisão, que tem penetração muito maior entre o público mais velho, permite que pessoas que não costumam jogar nenhum game tenha acesso às competições de eSports – o que pode se tornar um ponto de interesse com os filhos.
Principais modalidades
Futebol é a paixão nacional também nos gramados digitais. As modalidades mais conhecidas do país são FIFA, que vem em primeiro com 85,3% dos votos. Em seguida, Street Fighter V (49,1%), PES (48,2%), Poker Stars (47,2%), Counter Strike (46,4%), Cartola FC (45,7%), League of Legends (44,3%) e Clash Royale (41,2%)
FIFA é também o campeão de audiência. Mais de 60% dos entrevistados dizem acompanhar as partidas. Considerando o peso cultural do futebol no Brasil, não é surpresa observar que mesmo nos videogames o esporte permanece tão popular.
Por Greg Candalez
Leia também:
Horizon Chase Turbo chega hoje às lojas e ao Steam
Entre os gamers, celulares são a plataforma mais popular do Brasil
Riot Games ganha prêmio Emmy inédito por abertura do Mundial
Sobre nós
Somos uma agência de comunicação diferente, que há 21 anos se dedica a um único mercado: games. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de eSports, influenciadores e jornalistas.