Com mais de 2.3 bilhões de jogadores no mundo todo, os jogos eletrônicos hoje já movimentam mais dinheiro do que o cinema e a música – juntos. De acordo com a NewZoo, os games foram responsáveis por US$ 116 bilhões no ano passado; a consultoria estima US$ 137.9 bilhões em 2018. O Cinema, por sua vez, movimentou pouco mais de US$ 39 bilhões; a Música, US$ 17 bilhões.
Os jogos mobile, aqueles para celulares e tablets, já são mais da metade da indústria global de jogos; no Brasil, 84,3% dos jogadores preferem os smartphones. Segundo a Anatel, são mais de 240 milhões de linhas ativas no País – ou seja, mais de um aparelho por habitante.
Com números tão impressionantes, não dá para negar que os jogos eletrônicos já são um fenômeno cultural bem consolidado. Hoje em dia, todo mundo joga algum jogo. Mas quem são os gamers espalhados pelo mundo?
O Blog FD preparou um comparativo entre o jogador americano e o jogador brasileiro. Confira abaixo.
Perfil Internacional
A ESA (Entertainment Software Association) órgão público norte-americano responsável pela indústria dos jogos, publicou recentemente seu relatório anual com dados do mercado.
Nos Estados Unidos, 64% dos domicílios possuem algum aparelho onde podem jogar algum tipo de jogo; e 60% dos americanos – 150 milhões de pessoas – jogam videogames diariamente. A título de comparação, no Brasil 75,5% dos brasileiros afirmaram jogar algum tipo de jogo eletrônico.
Outras tendências que acontecem no Brasil e se repetem no mundo é: a idade média dos jogadores mais ávidos, 32 anos de idade para os homens, e 34 para as mulheres. Existem mais adultos jogando videogame do que adolescentes e crianças. 72% dos gamers nos EUA têm mais de 18 anos; no Brasil, a cifra é semelhante, cerca de 70%.
Com relação às plataformas, nos EUA 42% dos jogadores preferem o PC, mas 36% deles jogam em smartphones, a mesma proporção dos consoles tradicionais de mesa.
Os tipos e gêneros dos jogos também são bastante variados. Nos EUA, 56% dos gamers preferem jogos multiplayer, e jogam, em média, 7 horas por semana com outras pessoas, e 6 horas sozinhos. E 55% dos jogadores afirmaram que os jogos os ajudam a se conectar com familiares e amigos. Jogos de Tiro (35%), Ação (28%), e Casuais (27%) são os preferidos dos americanos.
Por Greg Candalez
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