“Pensando a Convergência” é o tema do SBGames de 2009. O VIII Simpósio Brasileiro de Entretenimento Digital, que começou ontem na PUCC na zona Sul do Rio de Janeiro, reuniu um público recorde de mil participantes: personalidade da Indústria Internacional, professores das faculdades de games e design de todo o Brasil e estudantes. Até sábado eles discutem as novidades da Indústria de Games. O evento conta com o apoio da Abragames – a associação brasileira dos desenvolvedores.
Como disse Glenn Entis, sócio da VanEdge Capital, que lotou o ginásio da Universidade, game design não é apenas videogame, está em todos os lugares.
Glenn foi o palestrante mais esperado do primeiro dia do evento, por causa do seu currículo. Ele atuou 12 anos na indústria de entretenimento, trabalho que lhe rendeu um Oscar da Academia Americana de Arte e Ciência de Cinema.
Glenn influenciou os estudantes que desejam trabalhar com design de games a pensar num mercado mais amplo, que não está restrito à indústria de jogos: “Design de games é uma forma poderosa de entender e projetar a experiência humana. Entender as pessoas, motivá-las e colocá-las diante de uma experiência desafiadora”.
Dante Anderson, vice-presidente da KUMA Games, falou sobre Convergência de Mídia: Games, TV e Redes Sociais. Para Dante, o futuro dos games é a convergência e as redes sociais poderiam ser mais exploradas para a área de jogos, uma tendência que vem dos Estados Unidos.
SBGames 2009: Palestrantes
Hoje as estrelas serão Jason Della Rocca, expert da indústria de games, que dirigiu a Associação Internacional de Desenvolvedores de Games (IGDA), por oito anos. Ele fala sobre “A paisagem em transformação da Indústria de Games Global”, pela manhã. Bruno Matzdorf e Michael Foster, da Sony Computer Entertainment America, abordam o tema “Navegando no mapa de desenvolvimento para plataformas Playstation”, no fim da tarde.
Paralelamente às apresentações, os professores das faculdades de game brasileiras realizam debates e outras atividades. Entre eles, estão o professor Roger Tavares, do Senac/SP, criador da GameCultura, e o professor Delmar Galisi, da Universidade Anhembi Morumbi.
Outra atração é a Mostra de Artes, no Solar Grandjean de Montigny, que retrata a relação entre videogame e arte, como a criação de personagens, narrativa , música digital e mundos virtuais.
Imagem: Reprodução (100grana)
Por Fernanda Domingues, do Rio de Janeiro
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