Afinal, o que é streaming? Desde que o Grande Irmão Google anunciou sua entrada pra o mundo do streaming não se fala em outra coisa na Internet. O Stadia, serviço de streaming de games do Google, anunciado em 19 de março, deve ser lançado nos Estados Unidos, Canadá e Europa no fim de 2019. O Brasil está fora da primeira fase.
O serviço recebeu elogios e críticas. A última veio do chefe do escritório de marketing da Microsoft para Xbox, Mike Nichols. Em uma entrevista para o Telegraph, ele disse que falta conteúdo para o Google. Lembrei do ditado “quem tem telhado de vidro não deve jogar pedras no telhado do vizinho”.
Pois é. Vale lembrar que a Microsoft entrou para o streaming em maio do ano passado, com o lançamento da Mixer, sua plataforma de transmissões interativas ao vivo. Aqui no Brasil foi feito um barulhão com show de estreia com o maior influenciador BR, o comediante Whindersson Nunes. “A chegada da Mixer no Brasil é marcada pela inserção de grandes nomes do YouTube na plataforma como, por exemplo, BRKsEDU e Coisa de Nerd. Neste momento inova e traz o mais expressivo influenciador do País para um espetáculo inédito, com muita interação e convidados especiais. Quem é fã de humor não poderá perder! O roteiro está espetacular, a interatividade com o público surpreenderá a todos e as participações surpresas pararão a internet”, disse Luiz Felipe, CEO e fundador da Digital Stars, empresa responsável pela operação da Mixer no Brasil, em maio de 2018.
Um mês depois BRKsEDU voltou a fazer lives no YouTube Gaming, plataforma do Google. Por falar nele, o YouTube há muito tempo oferece espaço para streaming de jogos, mas não há remuneração como na produção dos vídeos. Um concorrente que fez o caminho inverso foi o Facebook.
Facebook entrou para o streaming em 2018
O Facebook Gaming, a plataforma dedicada ao streaming de jogos, chegou em junho do ano passado, e recentemente abriu espaço para postagem de vídeos dos produtores de conteúdo que estão por lá. O Zangado foi um dos influenciadores que optou pela plataforma. Faz streaming no Facebook Gaming aos domingos, às 14 hs, e de segunda a quinta, às 21:30. E continua com o canal de vídeos no YouTube.
Todas estas empresas citadas até agora não desbancaram a líder Twitch, a empresa sinônimo de streaming no Brasil e no mundo, que hoje pertence à Amazon. No Brasil, ela reinou absoluta até 2018, depois que a Azubu encerrou as atividades por aqui. Lembram da Azubu? A empresa russa que em 2015 fez um barulhão na Brasil Game Show (BGS) com os streamers BRKsEDU, Colono, Hayashii, FunkyBlackCat, Patife, ziGueira, Adolfz e MiticoJovem.
Deixando os gigantes ocidentais de lado, o sucesso do streaming fez empresas asiáticas começarem a operação no Brasil, concentrando em streamers de audiência menor. A StreamCraft e a NimoTV já têm escritórios em São Paulo. Esta última focando em jogos mobile. Ressaltando aqui que no caso dos streamers de games eles é que produzem o conteúdo ao vivo. Escolhem um jogo, e enquanto jogam conversam com os fãs, que não pagam nada para assistir ou participar.
Streaming de filmes e séries da Netflix funciona diferente
O serviço de streaming para música, filmes e séries é diferente. As empresas colocam conteúdo na Nuvem para que assinantes vejam sem ter de baixar nada. Embora ofereça conteúdo gamer, o Stadia vai se encaixar neste modelo de negócios. Terá conteúdo e mensalidade.
Assim como a Twitch está para os games, o Spotify tornou-se sinônimo de streaming para música, e a Netflix para filmes e séries, terreno em que a Amazon Prime está entrando com preço promocional de R$ 7,90 por seis meses, e com produções próprias, entre elas a série American Gods, baseada na obra do famosíssimo Neil Gaiman, um dos meus escritores favoritos. (Curiosidade eu não gosto dessa obra em especial e recomendo muito Os Filhos de Anansi. Com preço entre R$ 30 a R$ 40 reais por mês, entraram para o hall recentemente HBO GO, oferecendo Game of Thrones; e Globo Play com os canais de filmes da TV a cabo (Telecine Pipoca, Premium, Action, Touch, Fun e Cult). A Fox tem o Fox+, que em algumas operadoras de banda larga vem incluso nos pacotes.
Concorrentes da Netflix disputam 150mi de audiência de streaming
Há 3 meses, a Netflix disse que seu maior concorrente era Fortnite, pois ela disputava o tempo dos expectadores com o jogo mais falado na época. Em pouco tempo, a história deu uma reviravolta! Estamos em abril e Apex Legends desbancou Fortnite e a Disney acaba de anunciar seu serviço de streaming, o Disney+, para 12 de Novembro, nos EUA. Além do conteúdo riquíssimo que produz regularmente, a empresa vai fazer uma guerra de preços e cobrar US$ 6,99 por mês, enquanto a Netflix tem pacotes entre US$ 9,00 e US$ 13,00/mês.
Na minha opinião, embora o preço seja importante, o conteúdo é que vai pesar a favor da Disney. Dona da Marvel, Pixar e Fox ela já nasce com um conteúdo de altíssima qualidade, como Toy Stories, Simpsons e Star Wars, por exemplo. Uma série de vídeos que a gente não cansa de ver.
Disney+, o streaming da Disney, vai funcionar nos consoles
Além disso, a Disney+ será lançada em todos os consoles atuais, incluindo o Switch, da Nintendo, que tem uma base fortíssima instalada nos EUA e vem crescendo a cada dia que passa. Em janeiro o Switch atingiu 32 milhões de unidades vendidas globalmente.
Segundo a empresa, o serviço nascerá com mais de 7.500 episódios de séries e 400 filmes, além de produções originais: 10 filmes e 25 séries.
A briga deve ficar nesse último quesito, já que a Netflix é forte nas séries. Eu por exemplo, estou aguardando ansiosa a The Witcher, sem data de lançamento ainda. Quem sabe agora eles adiantem né? Fundada em 1997, a Netflix tem quase 150 milhões de assinantes globalmente.
Apple TV+ mais uma opção de streaming para 100 países
Em 25 de março, a gigante Apple anunciou o Apple TV+, que chaga no fim deste ano, em 100 países, sem confirmação para o Brasil por enquanto. Vai oferecer conteúdo em vídeo que poderá ser acessado nos dispositivos Apple e nas TVs, por uma mensalidade não definida.
Para nós consumidores resta esperar pra ver tudo isso acontecer e escolher o serviço que vai nos atender melhor. Lembrando que as TVs a cabo, que por aqui custam uma fortuna, terão de rever seu modelo de negócios se quiserem sobreviver. A Globo é a empresa com mais canais na TV paga: 61, o que equivale a 30,7% do total, segundo a Ancine.
De acordo com o estudo do Reputation Institute, que pesquisou 2.200 empresas nos Estados Unidos, Netflix é a empresa top da lista. Ela tem a melhor reputação.
- Netflix
- Hershey
- Whirlpool
- Rolex
- McCormick & Company
- Barnes and Noble
- Hasbro
- Costco Wholesale
- Nintendo
- The LEGO Group
Por Fernanda Domingues
Sobre nós
Somos uma agência de comunicação diferente, que há 22 anos se dedica a um único mercado: games. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de eSports, influenciadores e jornalistas.
[recent_posts title_labels=”true” category=”blog”]