Ao completar 15 anos, World of Warcraft (WoW) ganha uma versão clássica, e quase bate o recorde de horas assistidas deste ano na Twitch!!! Na segunda-feira passada, 26 de agosto, a Blizzard Entertainment lançou o World of Warcraft Classic. Esse sucesso deve refletir no faturamento da empresa, que no início do ano já havia anunciado mudanças, lembram? O lançamento do WoW Classic aponta para um resultado financeiro considerável, segundo reportagem de jornais econômicos estrangeiros. Além de causar muito buzz, tem um modelo de negócios lucrativo, uma vez que o jogo custa US$ 15 por mês. Se WoW Classic trouxer 2 milhões de jogadores por trimestre a empresa terá um aumento significativo no seu faturamento.
Vocês se lembram que no início do ano, ao anunciar o maior lucro da história,US$ 7,5 bilhões, e demitir 800 funcionários, a Activision Blizzard disse que entrava em um processo de mudança? Parece que ele está começando bem! Muito bom ver o mercado de games tradicional se reinventando para enfrentar a febre dos battle royale.
Fato é que a Twitch e alguns streamers fizeram com que WoW Classic se tornasse o segundo game mais assistido este ano na plataforma. A Blizzard deu aos jogadores a oportunidade de reviver o WoW como era quando o jogo foi lançado e angariou 32,7 milhões de horas assistidas de segunda a sexta-feira da última semana de agosto. Segundo relatou o The Esports Observer (TEO), que acompanha a audiência da plataforma. Os números são menores apenas que o Dota 2, que teve 34 milhões de horas assistidas no mesmo período graças ao The International. Torneio que este ano premiou os participantes com mais de US$ 33 milhões.
Antes de WoW Classic Apex Legends era o Mais Assistido
Antes de agosto, o único título que conseguiu produzir mais de 30 milhões de horas assistidas em uma única semana foi o jogo de battle royale da EA, Apex Legends no lançamento com o Ninja, lembra? Sim, agora Apex está em baixa e o Ninja está na Mixer jogando Fortnite. Na estréia, WoW Classic atingiu mais de 1 milhão de espectadores simultâneos na plataforma Twitch TV, de acordo com o site TwitchMetrics. A audiência veio graças visibilidade aos streamers gigantes que já jogavam WoW, entre eles, Zack “Asmongold” [sem sobrenome conhecido] e Chance “Sodapoppin” Morris e também numerosos streamers de alto perfil que estão migrando para WoW em busca de seus tesouros. Para quem quer jogar WoW Classic a Blizzard Entertainment preparou um manual em Português para quem quer começar a jogar o game.
Veja aqui a Cronologia do Jogo que Originou WoW
Warcraft: Orcs & Humans – A origem do WoW
- Jogo de estratégia em tempo real
- Lançado em novembro de 1994 | Jogo para PC/Mac
- 1-2 jogadores
Por muitas eras, o titã decaído Sargeras tramou para aniquilar toda a vida de Azeroth. Para tanto, Sargeras possuiu o feiticeiro humano Medivh e o forçou a entrar em contato com Gul’dan, um bruxo orc do mundo de Draenor. Lá, os servos demoníacos da Legião Ardente trabalhavam para corromper os orcs, outrora criaturas pacíficas, e transformá-los em um exército sanguinário conhecido como Horda. Este exército amaldiçoado invadiu Azeroth pelo Portal Negro — uma passagem interdimensional criada por Medivh e Gul’dan — e enfrentaram os exércitos humanos em Ventobravo. Ajudados pela meio-orc Garona, campeões humanos como Anduin Lothar lutaram bravamente para proteger o reino. Porém, no fim, a poderosa Horda despedaçou as defesas de Ventobravo. Em meio a queda trágica da cidade, Garona traiu seus aliados e assassinou o Rei Llane Wrynn, selando a derrota da nação.
Warcraft II: Tides of Darkness
- Lançado em dezembro de 1995 | Jogo para PC/Mac Platforms: PC, Mac
- Jogo de estratégia em tempo real
- Jogadores: 1-8
Warcraft III: Reign of Chaos
- Lançado em julho 2002 | Jogo para PC/Mac Platforms: PC, Mac
- Jogo de estratégia em tempo real com elementos de RPG
- Ganhou uma expansão em 2003 com Warcraft III: The Frozen Throne
World of Warcraft
- Lançado em novembro de 2004 | Jogo para PC/Mac Platforms: PC, Mac
- Jogo online do gênero MMORPG
- O jogo se passa no mundo fantástico de Azeroth, introduzido no primeiro jogo da série, Warcraft: Orcs & Humans, lançado em 1994
- Janeiro de 2008 – 10 milhões de assinantes
- Novembro de 2014 – Expansão Warlords of Draenor vendeu mais de 3.3 milhões em 24 horas
- Agosto de 2019 – Reúne 12 milhões de jogadores
Lançado WoW Classic que reúne mais de 1 milhão de simultâneos na Twitch no dia de estreia e termina a semana como segundo jogo com o maior tempo assistido na Twitch durante o ano de 2019, com 32,7 milhões de horas assistidas na semana de lançamento!
Por Fernanda Domingues
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