Conheça os Maiores Times de Futebol nos Esports no Brasil

  • Home
  • blog
  • Conheça os Maiores Times de Futebol nos Esports no Brasil

Os maiores times de futebol do Brasil aproveitaram a oportunidade de entrar nos Esports. Afinal, o esporte eletrônico é considerado o maior fenômeno da indústria dos games nos últimos anos. Somente no Brasil, o Esport, como é conhecido, atrai mais de 20 milhões de fãs, e movimenta mais de US$ 1 bilhão pelo mundo, segundo pesquisa da consultoria NewZoo.

Com todo esse dinheiro cresce, também, o interesse de marcas e empresas de esporte tradicional, que buscam ampliar sua base de torcedores, diversificar seus investimentos, e atingir um público cada vez mais jovem, engajado com tecnologia, mas que não assiste televisão tradicional. Pensando nisso, preparamos uma lista completa e atualizada com os maiores times de futebol brasileiros de futebol que investem nos Esports no país. E eles estão colhendo muitos frutos nesse mercado.

Além da popularidade de jogos tradicionais como League of Legends e Counter Strike, a principal tendência do momento são os Esports mobile, e o game da vez é o Free Fire. Confira a lista a seguir dos maiores times de futebol nos Esports.

Flamengo

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo, canta o hino do maior time de futebol do Brasil, com mais de 38 milhões de torcedores. O gigante rubro-negro do Rio de Janeiro decidiu entrar para o mundo dos esportes eletrônicos em junho de 2017. À época, o clube anunciou a formação da equipe oficial Flamengo e-Sports, para disputar o Circuito Desafiante de League of Legends.

Com um elenco estelar, incluindo grandes nomes como Felipe “brTT”, e os atletas sul-coreanos Jin-cheol “Jisu” e Byeong-hoon “Shrimp”, essa mesma equipe não somente venceu o Circuitão, como subiu para o CBLoL em 2019, com a melhor campanha da história do torneio, e sagrou-se Campeã Brasileira no 2º split de 2019.

O Flamengo e-Sports atualmente é gerido pela Simplicity Esports and Gaming Co, empresa que tem Jed Kaplan como sócio majoritário. A Simplicity Esports and Gaming Company é uma organização de Esports norte-americana que opera lojas físicas de Esports, que dão a jogadores novatos e profissionais a oportunidade de competirem em ambientes sociais. Jed Kaplan também é o proprietário do Memphis Grizzles, time profissional de basquete que compete na NBA (National Basketball Association) nos Estados Unidos.

Corinthians

Aqui tem um bando de loucos, grita uma das torcidas mais apaixonadas do futebol mundial. O grito de guerra da Fiel deu origem a um dos principais times de Free Fire do Brasil – e do mundo! – da atualidade. A equipe Bando de Loucos chamou a atenção do time do coração, que resolveu investir na modalidade. Agora a Bando de Loucos é uma equipe oficial do Corinthians Paulista.

Com poucos meses de vida, eles se consagraram como Campeões Mundiais de Free Fire em 2019, no Rio de Janeiro. Conquistaram também a terceira temporada da Free Fire Pro League; atualmente, disputam a Liga Brasileira de Free Fire. Na verdade, o Corinthians entrou no eSport em novembro de 2017 numa parceria com a equipe Red Canids. A Red Canids Corinthians durou apenas cinco meses, disputando campeonatos de League of Legends e Rainbow 6.

Santos F.C

Caiu na Vila, o Peixe fuzila, canta a torcida. O Peixe da Vila Belmiro, do estado de São Paulo, atualmente possui a equipe Santos HotForex e-Sports. No último sábado, eles se sagraram campeões do Circuito Desafiante de League of Legends 2020. A equipe teve o melhor desempenho da fase de pontos do torneio. Com a vitória, o Santos garante uma vaga no segundo split do CBLoL Agora a elite do LoL possui duas equipes de grandes clubes de futebol. Mais um case de sucesso para os esportes tradicionais.

O Santos também possui uma lineup de Free Fire, que foi campeã da série C da Liga Brasileira de Free Fire em 2019. O Santos possui uma longa história no esporte eletrônico no Brasil. Eles foram os pioneiros em 2015, numa parceria com a Dexterity; a Santos Dexterity competiu no League of Legends e Rainbow Six.

Cruzeiro

Um dos mais tradicionais clubes do país, o Cruzeiro de Minas Gerais também investe pesado nos Esports. Atualmente, a equipe conta com duas lineups de Free Fire – uma mobile e outra de emulador – disputando a série A da Liga Brasileira de FF. Além disso, o Cruzeiro possui e-atletas de PES e FIFA, disputando torneios de futebol virtual, e atletas de Fortnite.

Atlético Paranaense

O rubro-negro do Paraná também está presente nos esportes eletrônicos. Em 2017, o Atlético Paranaense anunciou uma parceria com a equipe Furacão e-Sports, tradicional equipe dos gramados eletrônicos que disputa torneios de FIFA desde 2011. Além disso, o Furacão e-Sports está montando uma equipe fixa de Free Fire, e possui uma peneira aberta para novos jogadores.

Vasco da Gama

Rivais do Flamengo, o Cruzmaltino do Rio de Janeiro também está nos esportes eletrônicos. Recentemente, na última semana de abril, o gerente de novos negócios do clube, Afonso Tresdê, anunciou a novidade em uma live pelo Twitter. O Vasco terá, ainda neste ano, uma equipe dedicada a Free Fire. Além do battle royale da Garena, o Vasco terá outras equipes, mas ainda não anunciou em quais modalidades.

Botafogo

botafogoO Botafogo, time de futebol centenário do Rio de Janeiro, anunciou em Outubro de 2020, sua entrada para os eSports. O time começa a sua jornada com uma equipe profissional de Pro Evolution Soccer (PES) 2021. Os novos contratados disputarão o Campeonato Brasileiro de Futebol Digital PES 11×11. Mas o time já avisa que a estratégia é expandir para outras modalidades em breve. O clube já está de olho em Free Fire, Valorant e Rainbow Six Siege.

Times de Futebol nos eSports

Ainda existem muitas equipes de esporte tradicionais que não investem em Esport no Brasil. Alguns são muito conservadores e não reconhecem a competição de jogos eletrônicos como esporte genuíno; outros, não sabem por onde começar ou como chegar até as equipes de Esport já estabelecida. Na maioria dos casos, os grandes clubes precisam apenas de bons managers e uma boa consultoria de Esport que pode conectá-los uns aos outros. Oportunidade é o que não falta no Brasil.

Para as últimas notícias sobre o mundo dos games e Esports no Brasil e na América Latina, continuem acompanhando o Blog FD.

Por Greg Candalez
Imagens: Divulgação

Sobre nós

Somos uma assessoria de imprensa diferente, que há 23 anos se dedica a um único mercado: Games e Esports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos  suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de Esports, influenciadores e jornalistas. Leia mais notícias como essa em nosso blog.

Sobre nós

A FD Comunicação é uma agência de comunicação diferente, que há 26 anos dedica-se a um único mercado: vídeo games e eSports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro.

Somos uma consultoria que oferece conteúdo, marketing, campanhas com influenciadores, mídias sociais, gerenciamento de comunidade, assessoria de imprensa e eventos na América Latina. Nosso portifólio é composto pelas maiores publishers de games do mundo. Leia mais notícias como essa em nosso blog

Influenciadores +jornalistas +conteúdo +eventos

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

compre na amazon

Tags :