Há quase 10 anos, a receita do mercado global de games já ultrapassou as indústrias do cinema e fonográfica. Isso não é novidade para ninguém que acompanha os mercados de entretenimento. Tem ocorrido um erro constante de leigos e empresas usarem esses números do mercado de games dizendo que eles são dos Esports. Precisamos tomar cuidado com isso gente porque a diferença é fenomenal. Mas afinal, qual o faturamento do mercado de Games e Esports? Vejam: Em 2019 a previsão da Newzoo, o instituto de pesquisas que acompanha o mercado de games há mais tempo e por isso é a referência do nosso mercado, é que a receita global dos Esports passe de US$ 1 bilhão pela primeira vez.
Já o mercado global de Games, que compreende os Esports, deve ter uma receita de US$ 148,8 bilhões, segundo a Newzoo. A Newzoo não divulgou dados da América Latina ou Brasil, então vou usar outra pesquisa para usar números locais.
Quanto Fatura o Mercado de Games e Esports no Brasil
Em setembro, a PriceWaterHouse&Coopers divulgou números que levantou do mercado brasileiro de games, que direcionam para uma receita próxima de US$ 1 bilhão em 2019. O estudo diz que o gasto com o segmento de games no Brasil deve aumentar em média 11% ao ano nos próximos anos, o que o elevaria para US$ 991,23 em 2019, chegando a U$ 1,5 bilhão em 2023.
Segundo a PWC, aqui o setor é impulsionado por fatores como jogos em aplicativos mobile e um público altamente engajado; micro transações (odiadas pelos jogadores diga-se de passagem) em jogos de PC e consoles; o crescimento dos Esports; e novos desenvolvedores de jogos VR.
Quanto Fatura o Mercado de Consoles
Em novembro, a Newzoo publicou suas mais recentes estimativas do mercado de jogos globais, prevendo que o mercado global de jogos em 2019 atinja US $ 148,8 bilhões. Embora este seja um crescimento saudável de + 7,2% em relação a 2018, é um pouco menor do que nossa previsão anterior de US $ 152,1 bilhões. Para chegar a este resultado, a Newzoo analisou os resultados financeiros do primeiro semestre de mais de 100 empresas públicas.
Um dos principais fatores que contribuem para essa revisão é a desaceleração nos gastos para o segmento de jogos de console. Estimamos que o segmento de mercado de jogos para console chegue a US $ 45,3 bilhões este ano (+ 7,3% ano a ano) – abaixo da nossa estimativa anterior de US $ 47,9 bilhões. Também fizemos pequenos ajustes pra baixo nas receitas de PC e jogos para dispositivos móveis. Agora, estimamos que o mercado de jogos para PC crescerá para US$ 35,3 bilhões (+ 2,8% ano a ano), enquanto o mercado de jogos para dispositivos móveis crescerá para US$ 68,2 bilhões (+ 9,7% ano a ano).
“A boa notícia é que todos os principais segmentos do mercado continuam a crescer – uma façanha impressionante, dado o ano recorde de 2018. Em 2022, o mercado crescerá ainda mais para US$ 189,6 bilhões, com os jogos para dispositivos móveis e consoles representando 80% da receita”, explica Tom Wijman, analista sênior da Newzoo. E acrescenta “Olhando para o futuro, acreditamos firmemente que o mercado de jogos está em ótima saúde e no caminho para o crescimento contínuo. A principal conclusão para o primeiro semestre de 2019 é que o mercado está retornando ao seu estado normal após um 2018 excepcionalmente forte”.
Um levantamento mais detalhado dos números revisados de crescimento por região, país e plataforma, bem como o impacto a longo prazo em 2022, está incluído na última atualização trimestral da assinatura do Global Games Market Report. Eu super aconselho empresas de todos os setores que estejam interessadas em dados locais a entrar em contato com a Newzoo, pelo site deles.
Por Fernanda Domingues
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