FIFA: A História do Jogo de Futebol da EA

  • Home
  • blog
  • FIFA: A História do Jogo de Futebol da EA

Quem gosta de futebol e videogames, gosta da série FIFA, da EA Sports, e da sua história. Quem gosta de games, mas não curte esportes da vida real, gosta de FIFA. E quem gosta de esportes, mas não se liga muito em games, joga FIFA. Resumo da história: todo mundo gosta de FIFA, da EA.

O fato é que a EA Sports faz jogos de esportes como ninguém ― que o digam as séries NHL, NFL, UFC, NBA ―, pois capta a essência de cada modalidade com muita competência. Mas com FIFA parece haver um capricho extra, afinal, estamos falando do esporte mais apaixonante do mundo.

EA FIFA: Uma História de Amor dos Anos 90História FIFA EA - Anos 90

Quando a série FIFA foi lançada, no início dos anos 1990, já existiam alguns games de futebol no mercado, como Kick Off, Tehkan World Cup, Sensible Soccer e Match Day. Mas FIFA trazia um diferencial único: era o primeiro game que tinha a licença oficial da própria FIFA, a entidade que rege o futebol mundial da vida real.

Em 1993, a Electronic Arts usava o selo EA Sports para apresentar ao mundo o seu mais novo jogo da história: FIFA International Soccer, para Mega Dorive. Exatamente dois anos após o lançamento do primeiro FIFA, em 1995, nasceu seu grande concorrente, o J-League Winning Eleven, da Konami, que no Ocidente virou Pro Evolution Soccer. E, justiça seja feita, na segunda metade dos anos 1990 o rival PES ganhava em jogabilidade. Mas o jogo virou.

O engine (motor gráfico) do FIFA evoluiu muito ao longo dos anos. E foi na edição de 1996 que pela primeira vez os nomes verdadeiros de jogadores eram usados, com os avatares em 2D movimentando-se por um campo redesenhado com profundidade 3D. A mudança agradou aos fãs, especialmente quando, em 1997, os modelos em polígono foram aperfeiçoados, já mirando a Copa do Mundo de 1998.

Aliás, a edição especial FIFA: Road to World Cup 98 trazia gráficos impressionantes para a época, com uma jogabilidade refinada. Os fãs estavam extasiados por poder jogar com as seleções nacionais tão ricamente reproduzidas.

O Renascimento e a Concorrência Dura

A briga com o PES ficou acirrada por muitos anos. Ora um estava ligeiramente melhor, ora o outro se destacava. Mas o divisor de águas mesmo só viria com FIFA 14, que era turbinado pelo engine Ignite. Com foco na então nova geração de consoles da época ― PlayStation 4 e Xbox One ―, a melhoria gráfica impressionou tanto quanto a ambientação, com mudança de tempo (chuva, neve, calor) sensacional.

Duas outras funcionalidades conquistaram de vez o coração dos “fifeiros”: Human Intelligence (que trazia um comportamento mais “humano” à inteligência artificial) e True Player Motion (que deixava a animação dos jogadores mais realista). A partir daquele momento, a série FIFA ganhou dianteira na concorrência e, apesar de esperados altos e baixos ao longo dos anos, nunca mais perdeu a liderança.

E aí Chegou o FIFA 22

História FIFA EA - 22Veio a pandemia do Covid, o mundo mudou. E o FIFA também. A edição FIFA 22, lançada em 1º de outubro de 2021, chegou para PlayStation 4/5, Xbox Series One/X/S, Nintendo Switch e PC. O jogo mudou tanto que não escapou das críticas logo no seu lançamento.

O fato é que as jogadas ficaram mais realistas, com movimentos um pouquinho mais lentos. Os goleiros, em especial, foram os que receberam as maiores mudanças, ganhando movimentação mais realista. Mas será que os fãs querem tanto realismo assim? Às vezes um game é só um game, não precisa parecer um filme de Hollywood. 

Porém, apesar das críticas, FIFA 22 conquista os “fifeiros” mais antigos pelas mudanças no modo carreira, o favorito de quem acompanha a série há décadas: o modo carreira. Agora você pode criar seu próprio clube, uma feature que os fãs de PES já possuem há anos.

A Série é Tão Boa Que Gerou Filhotes

O fato é que a série FIFA é um verdadeiro marco histórico no universo dos games. Nem todas as mudanças foram bem recebidas, mas a coroa do rei dos jogos de futebol não está ameaçada. A prova disso é que o sucesso do FIFA gerou filhotes da própria EA ao longo das décadas, como FIFA 64 (de 1997, específico para a Nintendo), FA Premier League Stars (de 2001, baseado na Premier League, foi lançado em alguns países como game separado), FIFA Soccer World Championship (de 2000, exclusivo do PlayStation 2 no Japão), UEFA Champions League (lançados como jogos separados entre 2005 e 2007), FIFA Total Football (lançado no Japão, em 2004), FIFA Superstars (game voltado para o Facebook) e FIFA World (MMO free to play distribuído pela própria EA, que durou até 2015).

Timeline da História das Mudanças de FIFA, da EA

Começando em 1995, a História de FIFA, da EA conquistou fãs mundialmente desde o começo. Pois futebol é uma paixão que atravessa nações e toca o coração de torcedor da população. Assim como os gamers e apaixonados por jogos eletrônicos. Vamos dar uma olhada breve em cada um dos jogos da série e suas melhorias e mudanças:

  • FIFA 95 ―Ainda tinha o título FIFA Soccer 95. Introduziu as ligas de clubes do Brasil, Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra, França, Holanda e Estados Unidos. A liga brasileira só tinha clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo, além do Internacional-RS.
  • FIFA 96 ― Usando a tecnologia Virtual Stadium, foi o primeiro título a ter gráficos 3D em tempo real.
  • FIFA 97 ― Foi o primeiro jogo a ter um atleta brasileiro na capa: Bebeto.
  • FIFA 98 ― Sob o título FIFA: Road to World Cup 98, foi o primeiro game da série em que o impedimento foi implementado de maneira decente. Foi ainda o último título lançado em consoles de 16-bit.
  • FIFA 99 ― Trazia o holandês Dennis Bergkamp na capa e tinha Fatboy Slim fazendo a música de abertura do jogo.
  • FIFA 2000 ― Com Raí na capa brasileira, era possível jogar com um time de masters, inclusive com atletas já aposentados.
  • FIFA 2001 ― Batizado FIFA Football 2001, o game trazia pela primeira vez o licenciamento oficial dos distintivos dos clubes. A edição para PC foi a primeira a permitir uma partida online.
  • FIFA 2002 ― Essa edição estreou a barra de poder dos chutes. Foi também a última edição a ter a Seleção do Japão oficial, que depois se tornou exclusividade da Konami. Isso só mudaria em 2017.
  • FIFA 2003 ― Os gráficos mudaram completamente, com novos movimentos e novos uniformes. Foi também a estreia do EA Trax, o menu de músicas do jogo.
  • FIFA 2004 ― Não teve quase nenhuma mudança em relação ao ano anterior. A única exceção foi a inclusão de divisões inferiores nos torneios e a participação de times argentinos e mexicanos.
  • FIFA 2005 ― Foi a primeira edição do jogo a ter a técnica First Touch, que aprimorava os toques de primeira para passes curtos. Também foi a estreia da Liga Mexicana.
  • FIFA 06 ― Os títulos do game a partir daqui passaram a mostrar o ano de forma reduzida, diferenciando-se do rival PES. Através do Fan Shop, era possível desbloquear o time lendário Classic XI.
  • FIFA 07 ― Com Ronaldinho de novo na capa, a edição 2017 trazia pouquíssimas mudanças em relação ao ano anterior. Foi a última edição lançada para o primeiro Xbox.
  • FIFA 08 ― Foi a estreia do modo Pro, em que você controla um único jogador e faz carreira com ele. Foi o primeiro título da série a estar disponível para o Wii.
  • FIFA 09 ― Foi a primeira vez em que era possível controlar a comemoração dos gols de cada jogador. 
  • FIFA 10 ― O delicioso modo Manager ganhou o suporte de um assistente, que ajuda com a administração da equipe. Foi também a estreia da Liga Russa.
  • FIFA 11 ― Com Kaká na capa, o jogo marcou a reformulação total do modo Manager, que virou Carreira. Foi também a primeira vez em que era possível jogar com o goleiro.
  • FIFA 12 ― A estreia do Player Impact Engine prometia mais realismo nos confrontos entre jogadores, mas acabou rendendo muitos memes por causa de resultados engraçados de trombadas de atletas durante as partidas.
  • FIFA 13 ― Foi o primeiro título acessível via acessórios de consoles, como Kinect e PS Move. Esse foi o único título de toda a série a ser lançado para Wii U.
  • FIFA 14 ― Foi a estreia do motor gráfico Ignite, que permitia mudanças de tempo (inclusive neve) entre as partidas.
  • FIFA 15 ― Por causa de problemas contratuais com a CBF, o jogo não trazia os clubes brasileiros licenciados.
  • FIFA 16 ― Aqui tivemos a estreia de atletas mulheres nas seleções nacionais. Os times brasileiros voltaram, mas com jogadores genéricos e nomes engraçadíssimos (como Ronarid e Naldarinho). Neste ano, foi lançado o primeiro FIFA Mobile.
  • FIFA 17 ― Mais uma mudança de motor gráfico do game, que agora era feito pelo poderoso Frostbite. Foi também a estreia do modo História, chamado “The Journey”.
  • FIFA 18 ― Estreia do Icons, do Ultimate Team, e da terceira divisão da Liga Alemã. O jogo passou a ter uma feature nova: as substituições rápidas, para tornar as partidas ainda mais dinâmicas.
  • FIFA 19 ― Enfim, estrearam a Champions League e a Supercopa da UEFA, tão pedidos pelos fãs. É o encerramento da história do modo “The Journey”.
  • FIFA 20 ― Estreia do modo Volta, que revivia o futebol de rua do FIFA. Novas mecânicas deixaram as cobranças de pênalti e de falta mais precisas, porém, exigindo muito mais treinamento para acertar o gol.
  • FIFA 21 ― É tão igual ao FIFA 20 que deveria ser vendido como um update, não como um jogo novo.
  • FIFA 22 ― Lançado em outubro de 2021, permite pela primeira vez que você crie seu próprio clube para jogar em uma das ligas disponíveis. Curiosidade: no modo Ultimate Team do FIFA 22 você pode jogar com uma das três versões baby de Pelé, Cruyff e Puskás.
Por Fernando Souza Filho, jornalista e jogador de FIFA
Imagens: Divulgação

Sobre nós

Somos uma assessoria de imprensa diferente, que há 24 anos se dedica a um único mercado: Games e Esports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos  suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de Esports, influenciadores e jornalistas. Leia mais notícias como essa em nosso blog.

compre na amazon

Sobre nós

A FD Comunicação é uma agência de comunicação diferente, que há 26 anos dedica-se a um único mercado: vídeo games e eSports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro.

Somos uma consultoria que oferece conteúdo, marketing, campanhas com influenciadores, mídias sociais, gerenciamento de comunidade, assessoria de imprensa e eventos na América Latina. Nosso portifólio é composto pelas maiores publishers de games do mundo. Leia mais notícias como essa em nosso blog

Influenciadores +jornalistas +conteúdo +eventos

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

compre na amazon

Tags :