Com o crescimento da modalidade, novas marcas e empresas buscam se envolver com o esporte eletrônico. O investimento de empresas no mercado de eSports cresceu exponencialmente. Em 2017, as marcas sozinhas eram responsáveis por US$ 16.2 milhões – num total de US$ 24 milhões. Os dados são da NewZoo e Esports BAR.
Em 2018, os investimentos subiram para US$ 21.2 milhões, do total de US$ 31 milhões. Isso representou um crescimento de 28.6%. Para 2021, a Newzoo projeta valores que chegarão quase ao dobro do que são hoje: empresas responsáveis por US$ 40.2 milhões do total de receitas de US$ 55.6 milhões.
Na América Latina, 28% das receitas são originárias de anúncios. E a média gasta por usuário é de US$ 2. Apesar de ser ainda muito baixa, a evolução do setor prova que há muito espaço para se crescer ainda.
Vivo e Keyd, case de sucesso
Em outubro de 2017, a empresa de telefonia Vivo e a equipe Keyd Stars renovaram o contrato de patrocínio por mais dois anos, o que gerou um rebrand da equipe, batizada de Vivo Keyd. O acordo englobou quatro equipes, incluindo os jogadores de Clash Royale e a equipe feminina de CS:GO.
O patrocínio é um dos pilares da Vivo para este ano, juntamente com a criação da plataforma Vivo Games4U, onde o influenciador Zangado cria conteúdos exclusivos.
Outras marcas não-endêmicas, como o aplicativo de relacionamentos Tinder, a marca de bebidas energéticas Monster, e os desodorantes Old Spice já estabeleceram forte presença junto aos eSports.
Por Greg Candalez
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