Por que o Magazine Luiza Comprou o KaBuM!?

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Por Fernanda Domingues

Por que o Magazine Luiza Comprou o KabuM!?  O Magazine Luiza, top 5 de varejo no Brasil, continua de olho nos 81 milhões de gamers brasileiros. A empresa acaba de anunciar nesta quinta-feira (15) a compra do Kabum!, e-commerce de tecnologia e games, numa transação avaliada por especialistas em R$3,5 bilhões. Lembrando que o Kabum! também tem seu próprio time de esports, tricampeão brasileiro de LoL (League of Legends), o jogo que consagrou a Riot Games.

Segundo o Magazine Luiza, a intenção é reforçar a sua posição nestes dois setores junto ao consumidor brasileiro. A aquisição é, até hoje, a maior feita pela rede varejista que, em um ano e meio, já adquiriu 21 empresas. 

“Com a compra do KaBuM!, nos consolidamos como um dos líderes do e-commerce formal brasileiro e reforçamos nossa atuação em um dos mercados que mais crescem no mundo – o de produtos para geeks e gamers”, diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. 

Em 2020, com novos hábitos de consumo estimulados pela pandemia, as vendas do KaBuM! cresceram 128% em relação ao ano anterior. Com 2 milhões de clientes ativos, o e-commerce oferece mais de 20 mil itens de tecnologia de ponta para profissionais e para o universo gamer. A partir de agora, essa plataforma passa a ser incorporada ao ecossistema do Magalu e vai operar em cooperação com o Jovem Nerd e o Canaltech,  negócios fechados recentemente.

Por que o Magazine Luiza Comprou o KabuM! E o Canaltech? 

Em 6 de agosto do ano passado, uma quinta-feira também, o Magazine Luiza anunciou a compra do Canaltech. Na época, o portal tinha uma audiência de 24 milhões de visitantes únicos em seu site, 2,5 milhões de inscritos no canal do YouTube, além de 792 mil seguidores em suas redes sociais. Juntos, os canais digitais de Magalu, Netshoes, Zattini, Estante Virtual, Época e Canaltech, somavam 210 milhões de visitas mensais e 80 milhões de visitantes únicos mensais.

“A união de e-commerce, conteúdo e publicidade é um negócio em expansão em todo o mundo. Queremos fazer parte dele e, assim, oferecer novos serviços aos nossos vendedores”, disse Frederico Trajano, CEO do Magalu.

Por que o Magazine Luiza Comprou o KabuM! E o Jovem Nerd? 

Pouco depois, em abril de 2021, anunciou a aquisição do Jovem Nerd, maior plataforma multimídia voltada para o público nerd e geek do país. Fundado em 2002 por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, o Jovem Nerd produz conteúdo sobre cinema, séries, games, história e ciência e inclui programas como NerdCast, NerdOffice, NerdBunker, NerdPlayer e Nerdologia. 

Com a compra, o Magazine Luiza ganhou mais de 5,5 milhões de inscritos. No YouTube, os programas do Jovem Nerd já superaram a marca de 1 bilhão de visualizações no serviço. Além disso, o site também está presente nas principais redes sociais, com mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram e cerca de 3 milhões no Twitter. Em 2019, o NerdCast foi o primeiro podcast do Brasil e o terceiro do mundo a ultrapassar a marca de 1 bilhão de downloads.

Adicionalmente, o conteúdo da plataforma está sendo integrado ao aplicativo do Magazine Luiza, com o objetivo de ampliar o seu alcance e de aumentar o tempo de uso do app da marca de varejo pelos clientes.

Nos dois casos, Canaltech e Jovem Nerd, o valor das transações não foi divulgado. Já na aquisição da KabuM!, o valor total da operação será pago em três etapas. A primeira parcela, à vista, é de R$1 bilhão. A segunda etapa envolve a transferência de 75 milhões de ações ordinárias do Magalu, ao longo de um ano e meio. A terceira etapa de pagamento – de até 50 milhões de ações – ocorrerá em janeiro de 2024 e será condicionada ao cumprimento de metas da plataforma adquirida.

Para viabilizar toda essa operação, a rede varejista realizará um follow-on que deve emitir 150 milhões de novas ações. Com isso, segundo estimativas do mercado, o valor total de compra do KaBuM! deve girar em torno de R$3,5 bilhões.

Por que o Magazine Luiza Investe em Games?

Dados do Mercado de Games

De acordo o relatório “Global Games Market”, 2021, da Newzoo, o mercado global de games vai movimentar US$175,8 bilhões este ano, com 2,9 bilhões de jogadores por todo o mundo.

Para o Brasil, a Newzoo projeta um mercado de 94,7 milhões de jogadores que deve movimentar US$2,3 bilhões em receita. O Brasil representa 30% do mercado latino-americano e é o 13º maior mercado de games globalmente, com 81,2 milhões de jogadores que geraram US$1,6 bi em receita em 2020.

Criada em 2003, na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, o KaBuM! tem um modelo de negócio que combina crescimento acelerado e alta rentabilidade. Nos últimos 12 meses, teve receita bruta de R$3,4 bilhões e um lucro de R$312 milhões de reais.

“A aquisição do KaBum!, maior plataforma de games do país, por cerca de R$ 3,5 bilhões é a mais nova peça do quebra-cabeça montado de maneira minuciosa e estratégica pelo Magazine Luiza (MGLU3). Desde o começo de 2020, já foram 20 aquisições. O KaBum! é a 21ª dessa lista que ainda vai crescer por mais tempo”

Se você quer saber mais sobre os motivos que estão levando o Magalu a comprar tudo recomendo o artigo de Marcelo Sakate, editor da Exame. 

Por Fernanda Domingues

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