Livros Indispensáveis de Game Design para ler em 2020

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Você sabe o que é um game designer e o que ele faz? No artigo de hoje vamos conversar sobre livros indispensáveis e atemporais de Game Design para ler em 2020. O mercado de games é amplo e segue em expansão mesmo em tempos de crise, a profissão de game designer tem se destacado nas universidades de todo o país e os jovens tem se interessado cada vez mais em partir para ação e trabalhar com o que gostam: Jogos.

Afinal, desde que o videogame foi inventado tudo o que está relacionado com o ato de jogar é prazeroso, novas histórias são criadas a cada ano, engines são aprimoradas e até novos gêneros de jogos surgem – como o Shmup Breaker – pra explodir a cabeça dos players e desafiá-los diariamente.

O que é um Game Designer?

Na minha visão, como Game Designer pela Anhembi Morumbi, o Game Designer é justamente a cabeça do projeto. É o profissional responsável pela comunicação entre todas as partes de um projeto, é quem sabe onde o projeto vai chegar e mantém todo mundo em sintonia – a galera da animação, da programação, do level design, do sound design e assim em diante – mantendo sempre em mente a realização do projeto com a maior fluidez possível.

Conversar com as equipes de produção parece uma tarefa fácil, mas a verdade é que o Game Designer tem tudo para enlouquecer (rs), ele é responsável pela criação de um documento chamado GDD (Game Design Document ou Documento de Game Design). Esse documento tem literalmente todas as informações sobre o jogo que será desenvolvido e sua função principal é colocar a equipe em sintonia sobre a produção do jogo, unificando assim o entendimento sobre a direção artística, gameplay, narrativa, personagens, história, interface, som… Enfim, são muitas opções possíveis de se trabalhar dentro de um GDD, o mais importante é o profissional saiba adaptá-lo de acordo com o jogo que será criado.

De início, o GDD soa como um inimigo chato e dispensável, mas ele é o segredo na hora de agilizar o lançamento do jogo e saber construir um GDD de qualidade é uma característica super valorizada dentre as empresas de games do exterior. No Brasil, as empresas ainda estão engatinhando em relação ao profissional de Game Design, mas muito mudou nos últimos anos e  elas têm aprendido a valoriza-lo em suas equipes.

O que você deve entender, desde já, é que sua jornada no Game Design vai te tornar um profissional capacitado pra trabalhar em diversas áreas porque você, justamente por ser a cabeça do projeto, precisa entender os conceitos por trás de todas as áreas de produção de um game. É, é isso mesmo, você vai precisar aprender a programar, ter conhecimentos intermediários nas engines mais utilizadas pelo mercado – como a Unity e a Unreal Engine – e até mesmo aprender a criar personagens e animá-los em softwares como o Autodesk Maya e o ZBrush. Mas calma, você não precisa ser um expert, toda essa experiência serve para te ajudar a entender a equipe melhor e não criar planos mirabolantes que sejam impossíveis de executar.

Agora vamos ao que interessa, os livros de Game Design que continuam importantes em 2020 e que você deve ler para evoluir na sua carreira.

Leituras Indispensáveis para ser um Game Designer de Sucesso

Durante o período em que frequentei a faculdade tive contato com professores maravilhosos que me indicaram ótimas leituras sobre o tema. Abaixo, vamos falar sobre alguns livros indispensáveis de Game Design para ler ainda em 2020, se você deseja seguir o sonho de criar jogos de qualidade e evoluir dentro do mercado. Antes de prosseguir, preciso te informar que é indispensável para o Game Designer dominar o Inglês, os melhores conteúdos raramente são encontrados em Português. (Prometo que em breve faremos um artigo sobre como estudar Inglês por conta própria!).

A Arte de Game Design (The Art of Game Design) por Jesse Schell

Jesse Schell é um Game Designer americano, escritor e CEO da Schell Games que já trabalhou em diversos projetos da Disney. Erroneamente, muitas pessoas confundem Game Design (Design de Games) com Game Development (desenvolvimento de games), esse livro é uma leitura obrigatória para quem quer compreender o que é, de fato, o Game Design. Ele não ensina a programar, desenhar ou qualquer outra habilidade técnica; ele mostra como ver a produção pelos olhos do usuário.

Você pode conferir The Art of Game Design: A Book of Lenses na Amazon.

Manual de Produção de Jogos Digitais por Heather Maxwell Chandler

Heather Maxwell Chandler trabalha com produção de jogos desde 1996 e já foi parte da equipe de empresas renomadas como Ubisoft, Activision e Electronic Arts. Atualmente presta serviços de consultoria para desenvolvedores, publicadores e fornecedores de jogos digitais em sua empresa chamada Media Sunshine, Inc. No livro, são apresentados tópicos importantíssimos para o Game Designer – e que apanhamos muito pra aprender – como a pré-produção, produção, testes e pós-produção de um jogo. O Manual de Produção de Jogos Digitais se destaca por trazer informações sobre a parte legal de um projeto, como licenças e contratos.

Você pode conferir  Manual de Produção de Jogos Digitais, em Português, na Amazon.


Game Feel: A Game Designer’s Guide to Virtual Sensation by Steve Swink

Sabe aquela matéria da faculdade que te deixa confuso e te faz questionar se você realmente entende do assunto que tem estudado nos últimos 3 anos? Então, foi exatamente a matéria que me apresentou o livro “Game Feel: A Game Designer’s Guide to Virtual Sensation”. A professora vivia pegando no nosso pé e mesmo que nos esforçássemos bastante, os jogos que produzíamos nunca estavam bons o suficiente pra ela – não preciso nem dizer que pedir o feedback dela se tornou o maior medo da classe, né? Mas isso mudou graças a esse livro. O livro explora o “sentir” como parte da linguagem do Game Design e cobre tópicos que, quando manipulados, podem melhorar a sensação do jogador durante o jogo.

Você pode conferir Game Feel: A Game Designer’s Guide to Virtual Sensation, na Amazon.

Level UP: Um guia para o Design de Grandes Jogos by Scott Rogers

Scott Rogers é um nome renomado na indústria de games, atuou como game designer e diretor criativo em mais de 50 jogos AAA para Disney, Sony, Capcom, Namco e THQ. Em seu livro “Level UP: um Guia para o Design de Grandes Jogos”, Rogers ensina como criar o que os jogadores querem, como dar vida a personagens cativantes, como criar o level design de forma que conte uma história e desafie os jogadores, além do design de tudo que engloba o jogo, desde os controles até os combates, estruturar corretamente sua documentação e apresentar o jogo final como um profissional.

Você pode conferir Level UP: Um guia para o Design de Grandes Jogos, em Português, na Amazon.

Values at Play: Valores em Jogos Digitais por Mary Flanagan e Helen Nissenbaum

Values at Play me ensinou a refletir no meu papel como designer de jogos durante o período em que estive na faculdade. Você já pensou qual o tipo de mensagem que deseja transmitir com seus jogos? Na minha visão, o ser humano é influenciado por estímulos externos a todo momento, e os games são uma ótima opção na hora de inspirar os outros a praticarem o bem. Leitura indispensável para quem vê os jogos como uma ferramenta para atingir grandes massas e transformar o mundo em um lugar mais quentinho e acolhedor.

Você pode conferir Values at Play: Valores em Jogos Digitais, em Português, na Amazon.

Vídeo Games: História, Linguagem e Expressão Gráfica por Alan Richard da Luz

Para finalizar, mas não menos importante na nossa lista de livros indispensáveis de Game Design para se ler ainda em 2020, deixo aqui uma leitura criada por um dos meus professores preferidos durante o período na faculdade de Game Design. O Alan ensinou a classe a refletir, argumentar, ver outros pontos de vista, além da história dos jogos e sua evolução. No livro “Vídeo Games: História, Linguagem e Expressão Gráfica” ele nos conta como o videogame desenvolveu linguagem e expressão gráfica próprias durante sua história, além de outros aspectos importantes sobre seu desenvolvimento, consolidação e relação com outras mídias.

Você pode conferir Vídeo Games: História, Linguagem e Expressão Gráfica, em Português, na Amazon.

Espero que tenha gostado e, caso você já tenha formação na área e esteja em busca de uma vaga maneira, dá uma passada na nossa área de vagas em Games e Esports, vira e mexe tem vaga de game design por lá! 🙂

Por Juliana Rousseau
Imagens: Reprodução

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