Daqui dois meses, a FD Comunicação vai fazer 20 anos, e muitos ainda nos vêem como uma empresa que trabalha só as mídias de games. Não é bem assim. A FD Comunicação é uma agência de Assessoria de Imprensa (PR) & Marketing, focada em empresas de games (clientes), mas trabalhamos todas as mídias. Economia, Negócios, Publicidade e Marketing… contanto que o cliente tenha conteúdo relevante para isso.
Semana passada sugerimos ao Meio & Mensagem uma reportagem sobre o patrocínio da Fanta Guaraná ao time de LoL da Team One. T1 agora é a equipe que ganhou o Campeonato Brasileiro de League of Legends, o game mais aclamado do mundo. Recentemente demos o suporte necessário para a Revista Exame fazer uma reportagem sobre o mercado de games nacional. Nós somos assessores de imprensa da Abragames, a associação brasileira dos desenvolvedores de games.
Muito além da assessoria de imprensa
Agora, se você vai lançar um jogo para a Geração do Milênio, o melhor canal são influenciadores, streamers e os portais de games. Mas se seu jogo for esportivo podemos falar com essas mídias também. Outro ponto que quero levantar é sobre nossos serviços. Eles hoje vão muito além de assessoria de imprensa.
Eu diria que 25 por cento do que fazemos aqui é assessoria. Ela tem sido a porta de entrada de muitos clientes, como Pokémon GO. Fizemos o lançamento do jogo no Brasil, há pouco mais de um ano, e agora estamos localizando todo o conteúdo do blog e das mídias sociais de Pokémon GO. Nosso know -how em games não e só em relação aos termos, mas nós temos num caçador de Pokémon aqui, essa foi a nossa vantagem competitiva. Vocês acham que eu deveria dar um celular novo pra ele?
Network é fundamental
Bem, era isso, eu queria contar que nós começamos a empresa oferecendo serviços de assessoria de imprensa, em uma época que este era um serviço premium, só empresas de grande porte, como a Apple, que foi atendida por mim, tinham condições de pagar por ele. Hoje esse serviço se popularizou e o país está lotado de agências que oferecem divulgação para a mídia. Os jornalistas recebem mais de 200 emails com releases, por dia. O release é a forma de enviar conteúdo, mas aqui nós sempre priorizamos o network.
Nós somos jornalistas e jornalistas gostam de falar, contar histórias, eu dividia a mesa do bar com o Tarso de Castro, e até que eu estiver por aqui o trabalho da FD sempre terá esse diferencial. Não sabe quem foi Tarso de Castro? Que tal tomarmos um café e eu te conto?
Sobre nós
Somos uma agência de comunicação diferente, que há 21 anos se dedica a um único mercado: games. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de eSports, influenciadores e jornalistas.