A 4ª edição da Comic Con Experience (CCXP 2017) acabou neste domingo, em São Paulo. O evento tornou-se o maior do mundo em público. Na segunda edição já havia batido os 130 mil visitantes da Comic Con que acontece desde 1970 em San Diego, nos Estados Unidos. A expectativa da organização para 2017 era receber 220 mil pessoas.
A primeira Comic Con em São Paulo aconteceu em 2014 e atraiu 97 mil pessoas. Em 2015, o público cresceu 46% e ficou em 142 mil visitantes. Em 2016, um novo salto de 40% levou público da conferência para 196 mil pessoas.
Outros números do evento também impressionam. Estiveram presentes este ano 140 marcas e sete estúdios. No total foram 120 estandes.
Em 2014, a feira ocupou 39 mil m². Em 2015, foram 55 mil m² , um crescimento de 41%. Já em 2016 e em 2017, a área dedicada à conferência chegou a 115 mil m², aumento de 194%. O time também precisou acompanhar esse crescimento pulando de 400 trabalhadores na organização, em 2014, para 1.200 pessoas hoje.
Entre as atrações muitos artistas de Hollywood, com destaque para Wil Smith. A grande homenageada foi Fernanda Montenegro, a nossa diva.
O evento teve poucas atrações de games. Entre elas a arena com o campeonato de eSports promovido pelo The Enemy, um dos portais do grupo que organiza a Comic Com Experience. Os resultados da competição podem ser conferidos aqui http://www.fdcomunicacao.com.br/team-one-champion.
O Team One, campeão brasileiro de League of Legends 2017, sagrou-se campeão novamente. Participaram do torneio os novos times de eSports do Corinthians e do Flamengo, os dois maiores times de futebol do Brasil.
Sobre o público da Comic Con Experience
Segundo pesquisa divulgada este ano pelos organizadores, a maioria dos visitantes é homem da classe C, com idade entre 19 e 25 anos. Um dado interessante apenas metade dos visitantes moram na cidade de São Paulo.
O estudo mostrou que 60% dos visitantes são classe C, 25% são das classes A-B e 15% são da classe D.
Quando observada a idade do público, a maioria (39%) tem entre 19 e 25 anos. Na divisão por sexos, os homens ganham, mas quase empatam: são 57% do público da feira.
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