Conheça a História da Saga Kingdom Hearts

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Nesse artigo iremos falar sobre a história da Saga Kingdom Hearts. Kingdom Hearts, ou “Corações do Reino” em uma tradução direta e livre, é uma série jogos de RPG com diversos elementos Hack’n’Slash e de ação, criada por Shinji Hashimoto e Tetsuya Nomura, desenvolvido e publicado pela Square Enix em colaboração com os estúdios Disney. Teve seu primeiro título lançado originalmente para PS2 em 2002 e veio com a proposta de mesclar os universos dos filmes Disney com Final Fantasy. A série reúne milhões de fãs ao redor do mundo, sendo uma das mais reverenciadas do mundo dos games. A princípio pode lhe soar como um jogo infantil e simples, dada a sua temática e estética que herdaram diversos elementos dos filmes Disney, mas não se engane, a trama da saga é extremamente complexa, rica e bem trabalhada, sendo suficiente para confundir novos jogadores que caem “de paraquedas” em algum título da série. Para adquirir os jogos da franquia clique aqui.

Mas afinal, o que é o Kingdom Hearts?

Kingdom Hearts, que dá nome à série, é visto como fonte de poder e sabedoria imensurável, sendo o “coração de todos os mundos” e, portanto, desperta a cobiça e a fome por poder no coração de muitos. Também é interpretado como a “primeira luz”, que separou o mundo da escuridão em que foi criado. Da luz veio a vida, e a vida continha corações originários de Kingdom Hearts, e a ele retornarão após a morte.

Guerras se sucederam na tentativa de acessar seus segredos, uma em especifico ficou conhecida como a Guerra das Keyblades, em eventos que antecedem em muito tempo os da série. A história conta que os Mestres Keyblade lutaram entre si e em meio a Luz e Trevas para criar a X-Blade, uma Keyblade lendária com poder capaz de destrancar Kingdom Hearts. Os Mestres foram dizimados por sua própria cobiça e ganancia, e no lugar aonde ocorreu a batalha, jaz as milhares de Keyblades daqueles que um dia lutaram ali. O local ficou conhecido com Keyblade Graveyard, ou Cemitério de Keyblades.

Armas em Forma de Chave

Keyblades são armas misteriosas e maior destaque da série Kingdom Hearts. Essas armas desempenham um papel importante na batalha entre a escuridão e a luz, e são empunhados por muitos dos principais personagens da série, particularmente seu protagonista principal, Sora.

A habilidade principal da Keyblade é o poder de abrir ou fechar qualquer fechadura ou porta, seja para um objeto físico, para o coração de uma pessoa ou mundo, ou para um portão ou caminho entre mundos. Para objetos como baús de tesouro, isso requer apenas toca-los, enquanto para fechaduras mágicas, a Keyblade geralmente funciona emitindo um feixe de luz brilhante e fino de sua ponta, ou sendo empurrado diretamente para o buraco da fechadura ou peito da pessoa. Eles também podem ser usados para viajar para outros mundos. Os portadores da Keyblade podem invocar portais de luz, que lhes permitem viajar para diferentes mundos.

Em combate, Keyblades são empunhados da mesma forma que espadas, com o estilo específico variando com o portador. Apesar da aparente fragilidade ou falta de uma lámina, Keyblades são capazes de servir como excelentes armas contundentes, mas também apresentam corte sobrenaturalmente preciso aparentemente direcionado pela intenção do portador. Keyblades são especialmente eficazes contra criaturas ligadas a corações ou escuridão, incluindo os Heartless, Nobodies, Unversed e Dream Eaters.

Keyblades são conduítes naturais para magia, mesmo os portadores de Keyblade sem treinamento formal são capazes de realizar magia com poder capaz de rivalizar com o de magos especialistas. Portadores qualificados podem imbuir sua Keyblade com magia para uma variedade de efeitos, incluindo permitir que o portador inflija maior dano ou causar dano elementar aos inimigos. As Keyblades também podem ser usadas para canalizar os poderes da luz ou da escuridão.

Um portador Keyblade treinado também pode mudar sua Keyblade, mudando seu tamanho e forma. Isso pode ser usado para aumentar seu uso como arma, ou para transformar a Keyblade em um veículo, conhecida como “Keyblade Glider”. Pode-se anexar um Keychain ou Engrenagem ao Keyblade para transformá-lo em uma forma particular, afetando tanto seu design quanto habilidades. Equipar um Keychain também altera o efeito gerado quando o Keyblade é convocado, este efeito é geralmente baseado no simbolismo do Keychain.

As chaves parecem ser uma manifestação dos corações e desejos de seus portadores e podem agir sobre esses desejos mesmo quando o usuário está incapacitado, a grande distância ou mesmo em outro mundo. Além disso, a Keyblade pode aparecer para seu portador em um momento de necessidade, mesmo que não seja conscientemente convocado.

Jogos da Série

Kingdom Hearts

Kingdom Hearts (2002)

Kingdom Hearts (2002)

Lançado originalmente em 2002 para PS2, sendo posteriormente incluso na coletânea Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX para PS3 e em Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 ReMIX para PS4 e Xbox One.

Como personagem principal temos Sora, um garoto, que durante os eventos de Kingdom Hearts (PS2), tinha 14 anos. A história se inicia no momento em que Sora é separado de seus amigos Riku e Kairi, quando sua ilha chamada de Destiny Islands é consumida pelas trevas. Neste momento de provação, Sora recebe uma espada em formato de chave, uma arma denominada Keyblade, e a usa para combater as criaturas vindas das trevas, chamadas Heartless.

Durante a batalha, Sora desmaia e acorda em um mundo chamado Traverse Town, aonde encontra Pato Donald e Pateta – Isso mesmo, você não leu errado -, que foram enviados em busca do portador da Keyblade, por ordem de seu rei, que estava desaparecido. – Você consegue adivinhar quem é o rei? Não poderia ser ninguém menos que Mickey Mouse! – Sora, Donald e Pateta partem juntos em uma jornada para livrar os mundos Disney da dominação dos Heartless, achar o Rei e impedir que o Kingdom Hearts seja aberto.

Kingdom Hearts é um RPG de ação com jogabilidade hack’n’slash. Possui uma série de recursos com outros JRPG’s, como equipamentos e customização de acessórios, magias, HP, MP, EXP. Sora ataca com uma Keyblade que pode ser alterada com outras Keyblades uma vez encontradas. Equipar habilidades usa AP, o que significa que o jogador deve escolher certas habilidades em vez de todas elas.

Os mundos visitados neste game são baseados em:

  • Alice no País das Maravilhas
  • Hércules
  • Aladdin
  • O Mundo Estranho de Jack
  • Pinocchio
  • A Pequena Sereia
  • Peter-Pan
  • Ursinho Pooh

Além de mundos característicos da série, como Traverse Town e Destiny Islands.

Kingdom Hearts: Chain of Memories e Re: Chain of Memories

Kingdom Hearts: Chain of Memories

Kingdom Hearts: Chain of Memories (2004)

Lançado originalmente para Game Boy Advance em 2004, recebeu um remake para PS2 em 2008, sendo posteriormente incluso na coletânea Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX para PS3 e em Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 ReMIX para PS4 e Xbox One. O game se passa após os eventos de Kingdom Hearts e serve como link direto aos eventos de Kingdom Hearts II. A gameplay do jogo foi totalmente mudada, com a adição de um sistema de cartas que correspondem às ações do jogador durante a batalha.

A história deste game se inicia quando Sora, Donald e Pateta avistam Pluto, que parecia querer que os personagens o sigam. Ele os leva a Castle Oblivion, um misterioso castelo e neste momento são surpreendidos por uma pessoa desconhecida em uma capa preta, que lhes entrega uma carta contendo o mundo de Traverse Town, aonde se iniciará sua aventura e busca por respostas. – No jogo, o jogador deve avançar através dos andares do castelo, utilizando as cartas de mundo obtidas, aonde cada carta de mundo modificará o andar conforme seu conteúdo. –

Este é o título aonde o jogador é apresentado à misteriosa e infame Organização XIII, e serve de introdução para alguns de seus membros que farão aparições no decorrer da série. Seus reais objetivos ainda seguem misteriosos neste momento, sendo desenvolvidos nos games seguintes.

Kingdom Hearts Chain of Memories apresenta um sistema de batalha totalmente novo, bem como sua jogabilidade. O sistema de batalha agora gira em torno das memórias de Sora, representadas como cartas e usa-las é a única maneira de atacar. Cartas de mapa são usados para criar salas em cada andar do castelo, o que aparece em cada sala depende da carta usado para gera-la. Para obter uma carta de mapa você deve derrotar Heartless. Algumas cartas de mapa só podem ser obtidas depois de avançar na história e em cada um dos mundos diferentes.

Os mundos visitados neste game são os mesmos do primeiro, uma vez que os personagens lutam para recuperar as memórias de seus corações e a de seus amigos, visitando-os através das cartas de mundo e usando-as nos andares de Castle Oblivion.

Kingdom Hearts II

Kingdom Hearts II (2005)

Kingdom Hearts II (2005)

Lançado originalmente em 2005 para PS2, sendo posteriormente incluso na coletânea Kingdom Hearts HD 2.5 ReMIX para PS3 e em Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 ReMIX para PS4 e Xbox One. Kingdom Hearts II se inicia um ano após os acontecimentos de Chain of Memories e exatamente após o game 358/2 Days, que foi lançado posteriormente, e é aqui que a linha do tempo começa a ficar complicada. No início do jogo somos apresentados a um novo personagem chamado Roxas e o controlamos nos momentos iniciais.

Roxas aparentemente é um garoto comum que vive sua vida em Twilight Town, cercado de seus amigos Hayner, Pence e Olette, porém quando é confrontado por uma estranha criatura disforme, uma Keyblade surge em sua mão. Sem entender o que estava acontecendo, Roxas eventualmente chega a uma mansão abandonada e se encontra com uma garota chamada Naminé, que explica o que era aquela criatura chamada de Nobody. São o que resta de uma pessoa quando ela é transformada em um Heartless, ela se torna ninguém, um Nobody. Também é revelado a Roxas, que ele também era, de certa forma, um Nobody e a realidade em que vivia, não passava de uma simulação.

Neste momento, Roxas é surpreendido por outra presença na mansão, uma figura envolta em uma capa vermelha, chamado DiZ e toma conhecimento da existência de Sora, Donald e Pateta, que estavam adormecidos no porão da mansão, em uma espécie de máquina para restaurarem suas memórias, perdidas em Chain of Memories. Ao se aproximar da máquina, Roxas se funde a Sora e este desperta do sono com suas memorias restauradas, mas sem se lembrar de nenhum dos eventos acontecidos em Castle Oblivion.

A partir deste game, a história de Kingdom Hearts se torna um gigante quebra-cabeça, o qual se faz necessário que o jogador ao menos conheça a história dos outros games da franquia, incluindo spin-offs, para entender completamente o que está se passando.

Após sua aparição no game anterior, a Organização XIII é responsável por antagonizar os eventos neste jogo, tendo suas reais intenções reveladas no decorrer do mesmo e cabe a novamente a Sora, Donald e Pateta, livrar os mundos Disney do tormento.

Em Kingdom Hearts II os mundos visitados são inspirados nos seguintes universos Disney:

  • Malévola
  • Mulan
  • A Bela e a Fera
  • Hércules
  • A Pequena Sereia
  • Piratas do Caribe
  • Aladdin
  • O Mundo Estranho de Jack
  • O Rei Leão
  • Tron
  • Ursinho Pooh

Além dos mundos característicos da série, criados para enriquecer a narrativa.

Kingdom Hearts: Coded e Re: Coded

Kingdom Hearts: Coded e Re: Coded

Kingdom Hearts Re: Coded (2010)

Lançado originalmente de 2008 a 2010 em forma de episódios para o celular Docomo Prime Series-P-01A da Panasonic, posteriormente foi relançado mundialmente sob o nome de Kingdom Hearts Re: Coded para Nintendo DS. A versão Re: Coded é a que integra a coletânea Kingdom Hearts HD 2.5 ReMIX para PS3 e em Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 ReMIX para PS4 e Xbox One, aonde é apresentado na forma de mais de três horas de cutscenes totalmente dubladas e de alta definição. A maioria dos personagens que ficaram em silêncio no jogo original agora têm novos diálogos de áudio. Cutscenes foram adicionados para que os jogadores possam entender melhor a série Kingdom Hearts, incluindo uma que se conecta à história de Kingdom Hearts χ. É o quarto jogo lançado da série Kingdom Hearts, que acontece pouco antes do epílogo de Kingdom Hearts II e possui uma profunda conexão com Kingdom Hearts Birth by Sleep.

Enquanto organiza os registros em seu diário de suas viagens com Sora e seus amigos, a curiosidade de Jiminy sobre a frase “Agradecer a Naminé” o faz encontrar uma mensagem que ele não escreveu: “Devemos voltar para libertá-los de seu tormento”. Para investigar esta mensagem, Rei Mickey digitaliza o conteúdo do diário e vai para o mundo simulado investigar, despertando Data-Sora na versão virtual de Destiny Islands para explorar o conteúdo do diário e descobrir a identidade dos quais a mensagem se refere.

Ao acordar, Data-Sora encontra inúmeros “bugs”, que tomam a forma de blocos vermelhos e pretos, cobrindo todo o mundo virtual. Ao eliminar todos os Heartless e destruir os bugs, Sora atravessa para outros mundos infectados com bugs para devolvê-los ao normal, seguindo uma figura encapuzada sob ordens do Rei Mickey.

Neste jogo, Data-Sora revisita mundos característicos dos games anteriores dentro do Data-World, enquanto foto do mundo simulado, é mostrado através de cutscenes o Castelo Disney e as Destiny Islands. O gameplay do jogo busca condensar os elementos de ação dos games anteriores em uma interface amigável mobile em visão isométrica. A grande novidade se dá pela interação com os “bugs” espalhados pelo cenário, sendo necessário adquirir habilidades especificar para avançar em determinadas partes bloqueadas por blocos de bugs.

Kingdom Hearts 358/2 Days

Kingdom Hearts 358/2 Days (2009)

Kingdom Hearts 358/2 Days (2009)

Lançado originalmente em 2009 exclusivamente para Nintendo DS, foi refeito como um filme HD para a coletânea Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX para PS3 e em Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 ReMIX para PS4 e Xbox One, embora alguns conteúdos, como cutscenes nos mundos da Disney, tiveram que ser resumidos em curtos textos para que a duração fosse inferior a três horas.

Kingdom Hearts 358/2 Days, lido como “Kingdom Hearts Three-Five-Eight Days over Two”, é o quinto jogo da série Kingdom Hearts e conta a história de Roxas antes dos eventos de Kingdom Hearts II.  No dia em que Sora se transforma em um Heartless em Kingdom Hearts, Roxas surge como seu Nobody, e é encontrado em Twilight Town por Xemnas, o líder da Organização XIII, que o nomeia seu décimo terceiro membro.

Todos os dias ele é enviado em missões para outros mundos, sozinho ou acompanhado por seus companheiros, para destruir Heartless com a Keyblade e libertar corações cativos, com os quais a Organização pode cumprir seu objetivo de convocar Kingdom Hearts e se tornarem seres completos.

Roxas é colocado sob os cuidados de Axel, com quem ele faz amizade e passa seu tempo livre no final de cada dia, sentado no topo da torre do relógio em Twilight Town, jogando conversa fora e tomando sorvete de sal marinho juntos.

Logo após a entrada de Roxas, a Organização vê a chegada de um misterioso décimo quarto membro, Xion. Sua aparência muda de pessoa para pessoa, dependendo da relação com ela. Mais tarde, quando Axel e vários outros membros são designados para Castle Oblivion (preparando o palco para Kingdom Hearts Chain of Memories), Roxas é designado para missões com Xion. Os dois começam a se relacionar, e Xion começa a se abrir para Roxas, revelando sua semelhança com a amiga de Sora, Kairi, e sua habilidade de empunhar o Keyblade.

A jogabilidade de Kingdom Hearts 358/2 Days é semelhante ao estilo de Action-RPG dos jogos anteriores da série, e se passa em um ambiente 3D. Como o título do jogo implica, o jogo é definido ao longo de 358 dias, embora o jogo muitas vezes avança rapidamente através de semanas ao mesmo tempo. Roxas recebe uma série de missões, como derrotar Heartless ou investigar algum mundo. Se o jogador superar a expectativa para a missão, como derrotar mais Heartless do que o habitual, o jogador receberá mais recompensas.

Neste jogo, Roxas visita mundos inspirados em:

  • Aladdin
  • A Bela e a Fera
  • Hércules
  • O Mundo Estranho de Jack
  • Alice no País das Maravilhas
  • Peter Pan

Além de revisitar mundos clássicos da série.

Kingdom Hearts Birth by Sleep

Kingdom Hearts Birth by Sleep (2010)

Kingdom Hearts Birth by Sleep (2010)

Lançado originalmente em 2010 para PSP, sendo posteriormente incluso na coletânea Kingdom Hearts HD 2.5 ReMIX para PS3 e em Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 ReMIX para PS4 e Xbox One. Kingdom Hearts Birth by Sleep é o sexto jogo da série Kingdom Hearts. O nome do jogo é compartilhado com o vídeo secreto no final de Kingdom Hearts II Final Mix, “Birth by Sleep”, que retrata uma versão estilizada de uma cena do jogo. Kingdom Hearts Birth by Sleep foi desenvolvido pela mesma equipe que criou Kingdom Hearts Re: Chain of Memories.

O jogo serve como um prequel para o primeiro jogo, acontecendo dez anos antes. A história se concentra principalmente em Terra, Aqua e Ventus, três jovens portadores da Keyblade de antes da geração de Sora, embora o jogo também dê foco às origens de Sora e Xehanort, aprofundando-se nos mistérios do passado sombrio de Xehanort e memórias esquecidas, bem como como Sora e Riku vieram a se tornar portadores da Keyblade.

Kingdom Hearts Birth by Sleep começa em Land of Departuure, onde três portadores da Keyblade e amigos próximos – Terra, Aqua e Ventus (também conhecido como Ven) – treinam para se tornarem mestres da Keyblade sob a tutela de Mestre Eraqus. Para alcançar este posto, os Aprendizes da Keyblade devem fazer o exame Mark of Mastery quando chegarem à maioridade. Terra e Aqua fazem este teste juntos, mas enquanto Aqua passa no teste, Terra é considerado incapaz de se tornar um Mestre Keyblade devido à abundante escuridão em seu coração. Outro Mestre Keyblade, Xehanort se aproveita do coração fragilizado de Terra e o encoraja a abraçar a escuridão e busca por poder para que se torne um Mestre Keyblade, suas intenções são reveladas no decorrer da narrativa.

Criaturas misteriosas chamadas Unversed começam a assolar outros mundos, enquanto isso, Mestre Xehanort desaparece sem deixar vestigios. Terra é enviado para destruir os Unversed e encontrar o Mestre Xehanort, enquanto isso, Ven é instigado a seguir Terra pelo misterioso aprendiz de Xehanort Vanitas, contra a vontade de Eraqus. Aqua é enviada por Eraqus para encontrar Terra e impedi-lo de cair na escuridão, bem como para trazer Ventus de volta à Land of Departure.

E então as três histórias paralelas se iniciam, e o jogador pode escolher qual trilhar primeiro, tendo que jogar o game novamente para acompanhar a história dos demais personagens. Depois de terminar a história de um personagem, o jogador deve iniciar um novo Arquivo de Savegame para obter acesso ao Episódios Extras, deixando o jogador com quatro Arquivos de Savegame na versão original ou cinco na versão Final Mix. Isso também vale para o cenário de Aqua, o Episódio Final e Episódio Secreto.

A jogabilidade de cada história difere com base nas personalidades e habilidades de cada personagem, como poder físico, velocidade e magia. Eles são, para cada personagem:

  • Terra: ataques físicos fortes, velocidade lenta, magia fraca
  • Ventus: ataques físicos médios, velocidade forte, magia média
  • Aqua: ataques físicos fracos, velocidade média, magia forte

Uma vez que todos os três cenários são concluídos e todos os Xehanort Reports são coletados, o Episódio Final é desbloqueado. Na versão Final Mix, o Episódio Secreto é liberado após o Episódio Final.

A história de cada personagem dura geralmente em torno de dez horas em média, portanto, a quantidade total de horas ultrapassa as trinta horas para uma jogatina focada em terminar a história, sem contar com as diversas atividades extras que podem ser realizadas, aumentando muito mais as horas de jogo.

Kingdom Hearts Birth by Sleep apresenta várias novas habilidades, como Comandos de Deck, Shotlocks e Command Styles. Cada um é acionado através do menu de batalha. Comandos de Deck são as habilidades padrão, equipadas através do menu com um certo tempo de recarga, semelhante ao sistema de deck de Kingdom Hearts Re: Chain of Memories. Shotlocks são ataques únicos que envolvem precisão para desencadear um ataque poderoso contra um inimigo. Command Styles são habilidades ainda mais mortais que são únicas para Terra, Ventus e Aqua, assim como o Shotlock.

Os mundos visitados neste game são inspirados em:

  • Cinderella
  • Lilo & Stitch
  • Branca de Neve
  • Bela Adormecida
  • Peter Pan
  • Hercules
  • Ursinho Pooh

Além dos mundos característicos da série e criados especificamente para desenvolvimento da história.

Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance

Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (2012)

Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (2012)

Lançado originalmente em 2012 para Nintendo 3DS, sendo posteriormente remasterizado em HD e incluso na coletânea Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue para PS4 e Xbox One. Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance é o sétimo jogo da série Kingdom Hearts, sendo uma sequência direta de Kingdom Hearts II, Kingdom Hearts Coded, e o epílogo de Kingdom Hearts Birth by Sleep.

O jogo é focado em Sora e Riku, onde ambos são personagens jogáveis, realizando seu exame Mark of Mastery. Eles visitam novos mundos adormecidos, a fim de melhorar suas habilidades com a Keyblade. Muitas revelações importantes da história também ocorrem que ajudam a explicar certos aspectos de Kingdom Hearts III.

Em Radiant Garden, Braig entra na sala de computadores de Hollow Bastion e encontra Even e Ienzo deitados inconscientes no chão com manchas de escuridão emanando deles. O único presente na sala é Terra-Xehanort, a quem Braig questiona. Terra-Xehanort responde invocando a Keyblade de Mestre Xehanort e apunhala Braig em seu peito, extraindo seu coração. Enquanto Braig perde a consciência, Terra-Xehanort declara que agora é “Ansem”.

Mais de dez anos depois, Yen Sid coloca Sora e Riku em um exame de Mark of Mastery para que eles se tornem mestres keyblade completos e se preparem para o retorno de Mestre Xehanort. Como parte deste teste, os dois são enviados para vários mundos que foram livrados da ameaça Heartless após a derrota de Ansem, Seeker of Darkness, mas entraram em um estado de “sono profundo” que os desconecta dos outros mundos.

Esses mundos são atormentados por Dream Eaters — criaturas nascidas da escuridão que buscam os buracos das fechaduras dos mundos adormecidos. A tarefa de Sora e Riku é despertar os mundos adormecidos desbloqueando as sete Fechaduras que encontram lá e depois retornar ao Reino da Luz, onde serão considerados Mestres Keyblade e adquirir o poder necessario para realizar um Awakening, a capacidade de libertar corações do sono. Os dois viajam pelos mundos adormecidos independentemente um do outro depois de serem separados no início do exame, e recrutam Dream Eaters benevolentes para ajudá-los a encontrar as Fechaduras e lutar contra os Dream Eaters malévolos que tentam destruir os mundos.

O jogo usa um Deck de Comando semelhante ao de Kingdom Hearts Birth by Sleep. Aonde as habilidades de Sora e Riku são usadas através do menu no meio da batalha, que só mostra dois (ou três no remaster) e pressionando X, mas lembre-se que eles precisam de tempo para recarregar. Ao contrário do que acontece em Birth by Sleep, os comandos não precisam subir de nível e são totalmente nivelados quando são obtidos.

Sora e Riku colecionam e criam Dream Eaters, que atuam como membros da equipe. Cada um deles tem habilidades e ataques únicos, que diferem de Espírito para Espírito. Até três podem estar em sua Party ao mesmo tempo, com dois em jogo de cada vez. O jogador pode interagir com os Dream Eaters através de vários mini-games touchscreen para torná-los mais fortes e desbloquear habilidades para Sora e Riku. Além disso, Sora e Riku podem se conectar com seus Dream Eaters para executar ataques poderosos quando seus Medidores de Link estiverem cheios. O jogador também pode inserir seus Dream Eaters no mini-jogo flick rush baseado em cartas. Existem 51 espécies de Dream Eaters, usando Dream Pieces que são dropadas por inimigos.

Neste jogo são visitados mundos baseados em:

  • Os Tres Mosqueteiros
  • O Corcunda de Notre-Dame
  • Pinocchio
  • Fantasia (Um antigo filme do Mickey)
  • Tron

Além dos mundos característicos da série, como Destiny Islands, Disney Castle, Traverse Town, Castle Oblivion, entre outros.

Kingdom Hearts: χ

Kingdom Hearts: χ (2013)

Kingdom Hearts: χ (2013)

Lançado originalmente em 2013 como um jogo para Browsers no PC, sendo posteriormente lançado um filme original em HD, chamado Kingdom Hearts χ Back Cover e incluso na coletânea Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue para PS4 e Xbox One. O filme retrata os eventos do jogo, apresentando um background necessário para o futuro da saga.

Kingdom Hearts χ abre em formato de livro pop-up, mostrando Kairi e sua avó em Radiant Garden. A avó de Kairi conta a Kairi sua história favorita de luz e escuridão.

“Far away there is a World of fairy tales.
It is a World filled with light.
The light gave birth to many lesser worlds, and then embraced them.
The source of light is Kingdom Hearts, and the key that protects it is the χ-blade.
So long as it endured, it was believed that the World’s light would shine eternal.

However, bright light casts shadows that beget darkness.
Darkness brings anxiety and fear, awakening desire.
Formerly hidden in the depths of the heart, darkness turns to chaos and begins to spread across the World.
To halt the advancing darkness, those who desire light forge Keyblades in the image of the χ-blade and set out on an adventure across the World.”

—Message from the KINGDOM

O Jogador tem a opção de escolher qual das cinco Facções, chamadas de Unions, deseja participar: Anguis, Leopardos, Unicornis, Ursus e Vulpes. Uma vez escolhida, a escuridão os cerca e o Jogador convoca uma Keyblade. Depois de ser envolto em luz, o jogador aparece em Daybreak Town e é imediatamente atacado por um imenso Darkside. O jogador é facilmente superado, mas é salvo por seu Foreteller, lider da Union escolhida, que força o Darkside de volta às trevas e o segue para destruí-lo.

O jogador é então apresentado a Chirithy, que explica que ele havia sido escolhido para se tornar um Portador Keyblade para se defender da escuridão que está rapidamente cobrindo os mundos e coletar Lux, e que foi incumbido por seu Foreteller para agir como um ajudante durante seu treinamento. Chirithy indica que a Keyblade do jogador está incompleta e ainda requer o poder de Cartas. Quando o Jogador vai pegar uma carta próxima, um Moogle rapidamente a pega. O Moogle diz ao Jogador que eles têm muitas cartas a oferecer, mas por um preço.

Os jogadores são capazes de criar seus próprios personagens e as batalhas consistem em uma mecânica estratégica de luta com cartas com grande ênfase na coleta das cartas e itens. As cartas e materiais também podem ser sintetizados para evoluir as habilidades da Keyblade.

Todos os controles, incluindo mover-se ao redor do campo e lutar, usam o mouse. Embora o jogo possa ser experimentado em singleplayer, multiplayer cooperativo é um elemento enfatizado e necessario para derrotar os chefes, que aparecem várias vezes ao longo do dia. No final de cada semana, a quantidade total de Lux para cada Union é calculada, e a equipe que mais reuniu o recurso participa de uma missão onde os jogadores podem obter recompensas especiais.

Kingdom Hearts 0.2 Birth by Sleep – A Fragmentary Passage –

Lançado em 2017 como parte da coletânea Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue para PS4 e Xbox One. A história deste jogo é um epílogo de Kingdom Hearts Birth by Sleep e um prólogo para Kingdom Hearts III. Está ligado a Kingdom Hearts χ e narra a jornada de Aqua através das trevas em Realm of Darkness. A história então retoma logo após o final secreto de Kingdom Hearts: Birth by Sleep Final Mix.

Nomura sentiu que precisava criar essa história, mas não queria desacelerar Kingdom Hearts III com muitas histórias secundarias. Consequentemente, ele o separou e incluiu na última coleção antes do grande lançamento de Kingdom Hearts III, preparando os jogadores para a experiencia completa. Os desenvolvedores projetaram o jogo para durar várias horas, ou aproximadamente o tempo para se completar um mundo em outros jogos da franquia.

Fragmentos de mundos encontrados anteriormente em Birth by Sleep compõem a narrativa do jogo, enquanto Aqua explora Dark World.

Kingdom Hearts III

Lançado em 2019 após uma série de adiamentos, Kingdom Hearts III foi o primeiro da série a ser lançado simultaneamente para PS4 e Xbox One, prometendo entregar um desfecho à altura para o antagonismo de Xehanort e sua batalha com Sora, encerrando assim a Saga Dark Seeker, como é chamada.

Ambientado após os eventos de Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, Sora retorna acompanhado por Donald, Pateta, Rei Mickey e Riku em sua busca pelos sete guardiões da luz enquanto tentam frustrar o plano de Xehanort, que deseja trazer uma segunda Guerra Keyblade e acessar o Kingdom Hearts. Sua jornada os faz cruzar caminhos com personagens e visitar mundos baseados em diferentes propriedades intelectuais da Disney e Pixar. Sora perdeu muito de sua própria força como resultado do embate anterior com Xehanort. Apoiado por Donald e Pateta, Sora continua suas viagens a fim de recuperar seu poder de “Waking”, a capacidade de restaurar corações perdidos. Enquanto isso, Riku e o Rei Mickey atravessam o reino das trevas à procura de Aqua, e Kairi e Lea treinam para usar suas Keyblades na batalha.

A jogabilidade de Kingdom Hearts III é semelhante aos seus antecessores, com uma evolução semelhante ao que foi visto de Kingdom Hearts a Kingdom Hearts II, e diretamente ligado à jogabilidade de Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance.

Tetsuya Nomura observou que novos elementos de jogabilidade são o “esqueleto” do jogo, dizendo: “Ao criar um jogo de Kingdom Hearts, começamos com um novo sistema de jogabilidade que eu acredito que seria um divertido, e uma vez que temos uma ideia de que tipo de jogabilidade ou sistema queremos implementar, nós elaboramos a história em torno dele, em torno do conceito básico de que tipo de diversão vamos ter com este novo capítulo.” Além disso, a equipe de desenvolvimento “sempre quer tentar algo novo”, tomando mecânicas previamente introduzidas e fazendo pequenos ajustes para que fossem personalizados em Kingdom Hearts III.

Formchange é uma nova mecânica que permite que Sora mude suas habilidades e a forma de sua Keyblade, podendo a transformar em vários itens, como um arco duplo ou uma carruagem para atacar inimigos. Cada Keyblade tem pelo menos duas transformações, com a segunda ativação se Sora conectar combos suficientes. Sora agora pode alternar entre três Keychains durante o jogo, pressionando os botões direcionais esquerdo ou direito enquanto o cursor no Comando de Ataque. Isso significa que o jogador pode usar até três Formchanges diferentes em combate, além do Modo Rage. Os Keychains agora podem subir de nível para se tornarem mais fortes através do upgrade deles na Forja Keyblade.

Os mundos em Kingdom Hearts III são mais abertos e sem telas de loading. No mundo de Piratas do Caribe, Sora tem seu próprio navio e o jogador pode navegar pelos mares, lutar contra navios inimigos e explorar várias ilhas. O Free Running permite que Sora ande pelas paredes e ao usar o Shotlock, Sora pode dar um impulso no ar. Outra mudança se mostra muito presente nos diálogos, que anteriormente eram representados em sua maioria por texto, sendo totalmente falados neste game.

O mundos visitados neste games são em sua maioria estreantes na saga, contendo universos e propriedades intelectuais da Disney e Pixar, sendo eles:

  • Toy Story
  • Rapunzel (Enrolados)
  • Monstros SA
  • Frozen
  • Big Hero 6

Além de classicos já explorados em outros games da saga:

  • Hércules
  • Piratas do Caribe
  • Ursinho Pooh

Tendo participações de personagens de vários outros universos, que não necessariamente possuem um mundo dentro do jogo, como é o caso do ratinho Remy, o mini-Chef de Ratatouille, que é o chef de um restaurante em Twilight Town, financiado por Tio Patinhas. Neste restaurante é possível que Remy cozinhe para Sora, garantindo bônus em atributos conforme a receita escolhida, sendo necessário reunir os ingredientes para tal.

Apesar deste ser um desfecho para a chamada Saga Dark Seeker, antagonizada por Xehanort até então, o game deixa abertura para uma continuação, tendo sido revelado que outros títulos da série já estão em desenvolvimento.compre jogos na amazon

Por Huan Francischinelli
Imagens/Videos: Divulgação/Reprodução

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