Esta semana eu escrevi sobre a audiência monstro do Mundial de Free Fire, da Garena, que em determinado momento superou 2 milhões no YouTube. Hoje eu aproveito para lembrar que em outubro, o Flamengo Sports, assim como o Corinthians neste fim de semana, também bateu um recorde de audiência numa final. O Flamengo Sports foi a segunda equipe mais comentada do cenário mundial dos esportes eletrônicos em outubro. O clube brasileiro perdeu apenas para a Fnatic, organização européia. O buzz aconteceu porque o Flamengo Sports representou o Brasil no Mundial de LoL 2019. Embora tenha sido eliminado ainda na fase inicial da disputa, participar valeu a pena pela divulgação da equipe. Outro fato interessante é que o pico de audiência da estreia do Flamengo no mundial foi muito alto, quase atingiu 1 milhão de espectadores.
O clube já havia batido um recorde de audiência aqui no Brasil. Segundo a Riot Games, a transmissão da final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) teve um recorde de 316 mil visualizações no streaming e ainda rendeu ao SporTV 2 a liderança entre os canais de esporte na TV por assinatura entre 14h30 e 18h45 da tarde de sábado, 7 de setembro, quando o Flamengo consagrou-se campeão do torneio.
Conheça a Equipe que Superou o Flamengo Sports em Views
Fundada em 2004, em Londres, a Fnatic é uma das organizações mais tradicionais dos esportes eletrônicos. A equipe de League of Legends da Fnatic ganhou o primeiro League of Legends World Championship da história em 2011, e também detém o recorde de mais títulos da League of Legends Championship Series, totalizando cinco dos sete disputados até o momento.
Conheça o Clube que Levou a Gestora do Flamengo Sports
Além de levar o título de Campeã Mundial de LoL 2019, a G2, franquia europeia que é a atual campeã mundial do LoL foi escolhida pela Go4it Capital que teve de decidir entre um dos dois times: G2 ou Flamengo Sports. A Go4it está deixando a gestão da equipe brasileira, que neste ano se tornou campeã do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) e alcançou a maior audiência numa transmissão por streaming do Mundial da modalidade de esports.
Segundo a Go4it, sua saída acontece porque a Riot Games, desenvolvedora do LoL, proíbe que uma mesma empresa seja licenciadora ou dona de dois times que disputam o torneio, a escolha foi pelo projeto internacional, que hoje já está avaliado em mais de US$ 100 milhões, segundo a revista Forbes.
Por Fernanda Domingues
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