Marcas Não Endêmicas Aderiram aos Esports em 2019

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As marcas aderiram aos Esports em 2019. Então veja aqui qual o perfil do torcedor e se a sua empresa está de olho nesse público. Segundo a pesquisa de eSports da Newzoo, mais da metade (54%) dos fãs de esportes eletrônicos são jovens, com idade entre 21 e 35 anos, e 72% do grupo são homens. O estudo mostrou ainda que mais de dois terços dos entusiastas de Esports trabalham em período integral (versus 53% da população on-line total) e 43% têm alta renda familiar (versus 30% da população on-line geral).

Esses dados mostram que os torcedores de Esports são um grupo-alvo atraente para muitas empresas, incluindo algumas das maiores e mais conhecidas marcas do mundo. Esta é uma das principais razões pelas quais tantas marcas não endêmicas estão começando a investir no crescente setor de Esports.

No Brasil, os investimentos estão começando a surgir. 2019 foi um ano decisivo e fomos bem. Os dados BR podem ser encontrados na Pesquisa Game Latam feita pelo Seeds Market Research e FD Comunicação. Segundo o estudo, do final de 2018, no universo gamer dois terços da população possui fonte de renda própria. Neste universo, os fãs de Esports são os que mais investem em games, hardwares e periféricos.

Entre os entusiastas de Esports, 73% gastaram mais que o restante da amostra. O espectador de Esports tende a ser mais jovem, homem e de alta renda. Os organizadores do estudo vêem a oportunidade de expandir o público de Esports na América Latina, pois 48% dos gamers ainda não assistem competições profissionais e entre os que assistem, 41% assistem só o fazem vez por mês ou menos.

A pesquisa ouviu 2.000 gamers de todas as classes sociais, com enfoque nas classes A, B e C e idade acima de 16 anos. Do total, 43% são jovens entre 16 e 24 anos, 33% têm 25 a 34 anos 24% acima de 35 anos de idade.

Veja as Marcas Não Endêmicas que Investem no Esport no Brasil

Aqui no Brasil, marcas não endêmicas começaram a investir há dois anos quando a Coca-Cola, através do produto Fanta Guaraná patrocinou a Team oNe na final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL).

A FD Comunicação fez a divulgação desse fato histórico. Segue um pedaço do texto de divulgação para vocês relembrarem:

“Neste sábado, quando subirem ao palco para disputar a Grande Final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) 2017, os e-atletas da Team One terão mais um logo em sua camisa: Fanta Guaraná. É que Fanta, a segunda maior marca da Coca-Cola Brasil, acaba de fechar um patrocínio com a equipe goiana e torna-se patrocinadora do eSport brasileiro. #TomaíUmaNovidade.

“Estamos conectados com as novas plataformas e com os principais passion points dos teens. Gamification está no DNA de Fanta, além de projetos com influenciadores e canais especializados em e-esportes. Esta é a primeira vez que investimos no patrocínio de um time, e é mais uma novidade que oferecemos para o fãs do esporte e da marca, fazendo a ligação com a nossa última novidade: o lançamento de Fanta Guaraná,” explica Diego de Oliveira, gerente sênior de Comunicação Integrada da Coca-Cola Brasil”.

Mas o grande boom veio mesmo em 2019. Vou colocar aqui as marcas que lembro de cabeça e prometer um levantamento completo para vocês para postar em breve, com uma tabelinha similar à da Newzoo publicada aqui.

Marcas não endêmicas que estão patrocinando campeonatos e organizações de eSports no Brasil: Mercedes-Benz, Cola-Cola, OMO, Gillette, Netshoes, Lupo, Havan, Kalunga, Martercard, Banco do Brasil.

Por Fernanda Domingues

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