Atualmente existem mais de 1 bilhão de mulheres gamers, consideradas entusiastas, no mundo. Apesar de muita gente ainda se surpreender com a popularidade dos jogos entre as mulheres, na última década o videogame se transformou em um tipo de entretenimento que inclui não apenas jogar, mas também assistir e aproveitar as novidades dos equipamentos. Isto, por sua vez, abriu espaço para uma maior diversidade em homens e mulheres se relacionam com os jogos.
A NewZoo identificou e categorizou 8 tipos diferentes de personas – que categoriza comportamentos e formas de consumir jogos. Embora a proporção de entusiastas entre homens e mulheres seja praticamente a mesma, a pesquisa apontou que a persona mais comum entre as mulheres é a chamada Time Filler. Ou seja, a pessoa que joga apenas quando tem tempo sobrando e prefere jogos mobile. Quase um terço das mulheres se encaixa nesta categoria. Confira:
A segunda mais comum entre as meninas é o Cloud Gamer, com 17%; esta é a pessoa que gosta de jogar games de alta qualidade, mas tem preferência por jogos gratuitos, compram títulos apenas quando o desconto é grande, e só gastam com hardware quando for estritamente necessário.
E, por último, o terceiro perfil mais popular entre as mulheres é o chamado Popcorn Gamer, com 14%. Este é o tipo de gamer que, apesar de gostar de jogar, prefere muito mais assistir conteúdos de jogos, como vídeos e streamings.
O Zangado tem um vídeo da Saga Metroid que fala sobre uma das primeiras protagonistas femininas do mundo dos games, dá uma conferida!
Sobre nós
Somos uma assessoria de imprensa diferente, que há 22 anos se dedica a um único mercado: Games e Esports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de Esports, influenciadores e jornalistas. Leia mais notícias como essa em nosso blog.