O Crescimento Desenfreado do Mercado de Games Mobile da América Latina

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O mercado de games mobile da América Latina deve gerar US$ 3,5 bilhões em gastos de consumidores em 2021, um aumento de 13% dos US$ 3,1 bi do ano passado. É isso que o recente relatório da Newzoo, feito em parceria com a Google, mostra. Ele também projeta que o mercado alcançará  US$ 5,1 bi até o final de 2024.

O mercado de games mobile é o segmento com crescimento mais rápido da América Latina atualmente, com projeção de crescer 121% entre 2019 e 2024. Até o fim de 2021, ele já representará 48% da receita do mercado de games na região, com 58% da população online (273,4 milhões de pessoas) jogando games mobile. O Brasil é o maior tanto em jogadores quanto em receita, com 88,4 mi de jogadores gerando mais de US$ 1 bi este ano, e é seguido pelo México (que vai gerar quase US$ 900 mi), Argentina e Colômbia.

Mercado Mobile Fazendo Games mais Acessíveis para Latino-Americanos

Ao tentar explicar o crescimento anormal do mercado de games mobile latino-americano, uma palavra é chave: acessibilidade. Infelizmente, a América Latina ainda é muito subdesenvolvida quando comparada com a Europa e os Estados Unidos, e com os preços de PC e consoles sendo alguns dos mais caros do mundo devido a impostos de importação, muitas pessoas veem games mobile como a única forma delas jogarem. Isso, é claro, devido à necessidade de smartphones para tudo hoje em dia, junto ao fato de que um celular mais simples é muito mais barato e acessível aos consumidores com baixa renda, tornando-os muito mais comuns. Até o final de 2021, haverá 351,9 mi usuários de smartphones na América Latina, com uma projeção de alcançar 400 mi em 2023.

Além disso, a penetração de internet está crescendo mais do que nunca no Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile, levando a uma democratização do acesso à internet. A implementação de 5G também está começando, e deverá estar acessível para a maior parte da região durante os próximos 5 anos. Até o fim deste ano, quase 20 mi de smartphones já serão compatíveis com 5G, o que deve quintuplicar até o fim de 2023. Tudo isso contribui para o desenvolvimento dos games mobile, já que esses jogos geralmente necessitam de internet, além de também melhorar os downloads e os jogos multiplayer. Os maiores mercados da América Latina como Brasil, México e Argentina deverão ver melhorias claras nos esports competitivos mobile.

Dados do Mercado de Games Mobile da América Latina Mostram Oportunidades em Potencial

Após entender o porquê de latino-americanos serem atraídos aos games mobile, alguém poderia pensar que eles não estariam dispostos a gastar muito nos jogos. Entretanto, não é bem assim que as coisas são. Mobile é o segmento de games em que os latino-americanos mais gastam, e quase metade dos jogadores o fazem. A proporção de pagadores por jogadores também segue aumentando. Em termos de países, os mexicanos gastam proporcionalmente mais que os brasileiros, mesmo que o total gasto no Brasil seja maior.

Quanto às lojas de aplicativos, a mais usada na região é o Google Play, representando mais de 68% da receita de lojas de aplicativos em 2021, enquanto a loja do iOS representa apenas 29,9% e outras só 1,5%. A razão disso já é bastante óbvia: dispositivos Android, que geralmente possuem o Google Play como sua principal loja, incluem muito mais opções em termos de hardware, como aparelhos mais simples e baratos que são mais acessíveis. Além disso, até ao falar de dispositivos Android com especificações semelhantes às de iPhones, os primeiros ainda são mais baratos.

Já sobre os tipos de games, 35% dos jogadores jogaram um game de estratégia nos últimos 6 meses, seguidos por 32% que jogaram shooters e 30% que jogaram games de corrida. O top 5 de gêneros mais lucrativos em junho de 2021 foi formado por Battle Royale, estratégia, quebra-cabeças, shooters e aventura. Já quanto a temas, 47% dos jogadores preferem ficção científica enquanto 43% preferem fantasia. O Brasil gosta de jogos contemporâneos mais do que a média do resto da América Latina, enquanto mexicanos são os que mais gostam de ficção científica. 30% dos jogadores consideram que a mecânica mais importante dos jogos é exploração e mundos abertos, enquanto 29% acreditam que seja uma narrativa forte.

Na questão de lives, os games mobile também encontraram seu lugar. Embora o Brasil seja um país continental com muitas características diferentes entre sua população, os seus jogadores possuem hábitos similares de assistir lives, com a NimoTV e a Booyah sendo as plataformas líderes para lives de games mobile, focando principalmente em Garena Free Fire e Mobile Legends. Entretanto, essas plataformas não são tão populares no resto da América Latina, com falantes de espanhol preferindo Youtube e Twitch. Eles também assistem mais streamers da Espanha, representando uma oportunidade para o desenvolvimento de lives de games mobile focadas na América Latina, já que a população da região costuma preferir aqueles que entendem sua cultura. Não é nenhuma surpresa que a visualização de lives em português e espanhol é a que mais cresce na Twitch. 

Mudando o assunto para a demografia, o jogador mobile médio não é tão diferente do gamer comum, sendo mais provável que seja homem, entre 21 e 35 anos, com uma renda alta. Entretanto, a divisão entre jogadores e jogadoras é muito mais próxima do que em outros segmentos, sendo quase igualmente divididos. No Brasil, essa mudança de paradigma é ainda mais forte, já que as mulheres jogadoras de mobile são, na verdade, a maioria.

A América Latina também se importa mais com jogos mobile competitivos e midcore (um tipo mais complexo que o casual, mas não tanto quanto hardcore e competitivo), enquanto países mais desenvolvidos geralmente preferem jogos casuais nos seus celulares. Isso, novamente, tem a ver com a acessibilidade, já que nesses lugares os jogos competitivos são mais jogados em PCs caros, aos quais o latino-americano médio não tem acesso.

A cena de esports mobile na América Latina também está crescendo, e deverá gerar US$ 47,5 mi este ano, 16% mais que o ano passado, com uma audiência de 43,8 mi. Com títulos como Garena Free Fire, Arena of Valor and Mobile Legends sendo populares para jogar, assistir, e competir, qualquer um pode perceber o quão forte o mercado de games mobile da América Latina está se tornando, e ele não mostra nenhum sinal de que vai desacelerar.

Por Lucas Savicki
Fontes: Newzoo

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