Pokémon GO Alavancou Receita de Jogos Gratuitos em 2019

  • Home
  • blog
  • Pokémon GO Alavancou Receita de Jogos Gratuitos em 2019

Jogos gratuitos, especialmente os de smartphones, foram os títulos mais rentáveis no mundo dos jogos em 2019. Dos 10 jogos mais lucrativos, 6 foram mobile. E um dos principais títulos responsáveis por isto foi o game da Niantic, um dos mais populares da década. Pokémon GO alavancou a receita dos jogos gratuitos em 2019: foi responsável, sozinho, por um aumento de 12% na receita de jogos de realidade aumentada. Segundo pesquisa Superdata pesquisa divulgada em janeiro de 2020.

A receita de títulos free-to-play atingiu US$ 87.1 bilhões em 2019, um aumento de 6% com relação a 2018. Lançado em 2016, Pokémon GO teve um lucro de US$ 1.4 bilhão em 2019; isto também representa 81% de toda a receita de todo o gênero de realidade aumentada.

Considerando apenas os jogos gratuitos mobile, Pokémon GO foi o terceiro game mais lucrativo do ano, atrás apenas de Honor of Kings (Tencent), com receita de US$ 1.6 bilhão, e Candy Crush Saga (KING), com US$ 1.5 bilhão.

O sucesso dos Jogos mobile Triple A

Um dado interessante é que a tendência de portar famosas franquias AAA para smartphones também se provou uma estratégia bem-sucedida para a receita dos jogos gratuitos em 2019. Jogos como Call of Duty Mobile e Mario Kart: World Tour foram lançados para mobile em 2019. COD Mobile lucrou US$ 116.8 milhões em apenas três meses.

Um forte ponto positivo destes títulos é que eles replicam de forma fiel o gameplay das versões de console na tela do celular, em vez de serem apenas títulos simples que apenas levam as marcas famosas. Isto mostra que os gamers estão dispostos a gastarem um bom dinheiro com bons jogos de celular de gêneros diversos, como tiro, corrida e estratégia.

Pokémon GO Alavancou a Receita de Jogos Gratuitos

Pokémon GO é possivelmente o maior exemplo de franquias Triple A transformadas em jogos mobile. Poucos títulos tiveram tanto impacto e tanta importância na indústria na última década. E não é por pouco, não: o game tem mais de 1 bilhão de downloads globalmente, e teve uma receita de US$ 1.4 bilhão apenas em 2019, três anos após seu lançamento, o que influenciou bastante a receita de jogos gratuitos em 2019. A quantidade de jogadores só aumenta, assim como as receitas anuais.

Além disso, Pokémon GO foi responsável por 81% de toda a receita de jogos de realidade aumentada – aquelas que utilizam a interface do jogo e a câmera do celular para interagirem com o mundo real de várias formas. A receita total foi de US$ 2.2 bilhões em 2019, comparada a US$ 1.9 bilhão em 2018.

Outros jogos de realidade aumentada lançados em 2019 foram Harry Potter: Wizards Unite, também da Niantic, e Minecraft Earth, considerado o principal rival de Pokémon GO no gênero. Apesar de Wizards Unite não ter tido o mesmo sucesso de Pokémon GO em seu primeiro mês, a popularidade do game continua crescendo. E, no caso de Minecraft Earth, o game começou a ser lançado apenas em dezembro.

Fenômeno Fortnite

O battle royale da Epic Games, Fortnite, foi o jogo mais lucrativo do ano, com uma receita de US$ 1.8 bilhão. Este valor considera apenas a versão free to play de PC, não a mobile, pois é no PC de onde vem a maior parte da receita do game. Ainda assim, o game superou outros títulos free-to-play, devido em grande parte a atualizações constantes e estratégias de monetização através de battle passes.

Além disso, Fortnite teve um enorme sucesso aumentando sua ARPU (Average Revenue Per User). Embora Fortnite tenha menos jogadores que League of Legends, os jogadores de Fortnite no PC são duas vezes mais propensos a gastarem dinheiro com conteúdo in-game do que os jogadores de League of Legends.

E Apex Legends?

Um dos maiores fenômenos dos jogos nos últimos anos não ficou de fora dos destaques de 2019. Apex Legends revolucionou o mercado de jogos free-to-play com uma inédita campanha de marketing. Apex Legends foi revelado e lançado em 4 de fevereiro, e o marketing se concentrou em alguns dos streamers mais famosos do mundo, como shroud, Ninja e DrDisrespect.

Graças a isso, Apex Legends se tornou o game mais assistido da Twitch, com 116 milhões de horas durante o mês de lançamento, superando juggernauts como League of Legends e Fortnite. A audiência se transformou em jogadores, e Apex teve os primeiros 50 milhões de downloads mais rápido do que qualquer outro título na história – e também gerou uma receita de US$ 91.6 milhões no primeiro mês.

Realidade Virtual Continua Crescendo

Em 2018, jogos de Realidade Virtual (VR) tiveram uma receita de US$ 300 milhões. Em 2019, este valor subiu para US$ 500 milhões, um aumento de 41% no período. Isto se deve, em grande parte, ao lançamento do aparelho Oculus Quest.

Oculus Quests chegou com uma seleção interessante de títulos, como Beat Saber e Superhot VR, e os consumidores gastaram um total de US$ 171 milhões em jogos VR durante o ano. Os jogos VR apenas de PC foram responsáveis por apenas US$ 86 milhões, mas este número deve crescer exponencialmente em 2020 assim que o título super antecipado Half-Life: Alyx for lançado para PC em março.

Por Gregore Candalez

Sobre nós

Somos uma assessoria de imprensa diferente, que há 22 anos se dedica a um único mercado: Games e Esports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos  suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de Esports, influenciadores e jornalistas. Leia mais notícias como essa em nosso blog.

Sobre nós

A FD Comunicação é uma agência de comunicação diferente, que há 26 anos dedica-se a um único mercado: vídeo games e eSports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro.

Somos uma consultoria que oferece conteúdo, marketing, campanhas com influenciadores, mídias sociais, gerenciamento de comunidade, assessoria de imprensa e eventos na América Latina. Nosso portifólio é composto pelas maiores publishers de games do mundo. Leia mais notícias como essa em nosso blog

Influenciadores +jornalistas +conteúdo +eventos

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

compre na amazon

Tags :