O Youtube divulgou uma pesquisa de perfil do público brasileiro recentemente. Constatou que 96% dos jovens que acessam a plataforma têm entre 18 e 34 anos, ou seja, os millennials estão “quase” todos lá.
O Brasil tem o segundo maior público do Youtube no mundo, são 98 milhões, ou seja, “quase” metade da nossa população está lá.
Eu acho fantástico que isso aconteça e, embora eu seja da época em que ler o Estadão era nosso programa de domingo, concordo que os anunciantes que querem falar com os jovens devem usar os vídeos.
Millennials têm pressa
Essa geração é sem duvida nenhuma visual e menos propensa a ler do que a anterior. Os millennials têm pressa e querem saber de tudo rapidinho para logo ir pesquisar outra coisa. O mundo agora é líquido, nada é para sempre, tudo tem de acontecer de imediato. Os millennials não querem fazer história, ele querem viver o momento.
Detectado esse movimento, os grandes anunciantes resolvem correr para as agências de publicidade. Acostumados a pagar uma fortuna pelo tempo na televisão, descobriram que anunciar na Internet é baratinho. Pelo que parece se empenharam em gastar a mesma verba da TV no Youtube, para a tristeza dos ouvintes. Contratam um gala desejado por todas – e por todos – e cada vez que você entra para ver seu influenciador preferido, ou sua série, lá está ele, te oferecendo comida.
Que coisa chata!
Será que não seria melhor usar conteúdo interessante para atrair o cliente? Quem sabe um vídeo com uma historinha animada que remeta a comida? Ou a criação de uma série brasileira patrocinada pelo anunciante do delivery de comida?
Escrever esse texto me fez lembrar do início da Internet, há 20 anos. Para não ficar pra trás, a Editora Abril, maior publicadora de revistas impressas do país, resolveu fazer uma parceria com o UOL, a empresa inovadora da época, e publicar as revistas no portal. Só que eles usaram o mesmo formato das revistas. Pensavam que bastava colocar o conteúdo na Internet. Reportagens de revistas são gigantes com textos rebuscados, com muitos detalhes…não deu certo.
O publicitário brasileiro é conhecido mundialmente pela sua criatividade. Tenho certeza que vai encontrar o melhor caminho, que usar esse refrãozinho chato de rádio em um formato de comercial de TV. Isso aqui é Internet. Outro formato, outro conceito, outro público.
A pesquisa do Youtube mostrou ainda que a plataforma já ultrapassou a TV a cabo em audiência junto ao público que tem mais de 34 anos.
Sobre nós
Somos uma agência de comunicação diferente, que há 21 anos se dedica a um único mercado: games. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de eSports, influenciadores e jornalistas.