No fim de semana do feriado, de 2 a 4 de novembro, cinco profissionais que atuam no mercado internacional de games serão keynotes do SBGames 2012, maior e mais importante evento da América Latina na área de desenvolvimento de games e entretenimento digital, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (ABRAGAMES).
Eles irão falar sobre suas experiências no mercado internacional de games e sobre as tecnologias que envolveram o mundo dos jogos eletrônicos nas últimas décadas a pesquisadores, estudantes, empresários e membros do Governo que estarão no evento.
Confira os perfis dos palestrantes, assim como datas e horários de suas apresentações:
Jeferson Valadares – BioWare
Keynote: Rebobinando – Minha experiência na indústria internacional de games
Sexta-feira (2), das 10h às 11h – Auditório Planalto
Graduado e Mestre em Ciência da Computação, ambos em Jogos e Inteligência Artificial, Jeferson ingressou na indústria em 2000, já com 10 anos de experiência na liderança de estúdios para jogos mobile e Facebook. Em sua carreira, Jeferson criou vários títulos que foram sucesso de crítica, assim como títulos para marcas como EA Sports FIFA, Harry Potter, Need for Speed e vários títulos para a Hasbro, como Game of Life e Battleship. Na Electronic Arts, Jeferson começou como Diretor Criativo para a EA Mobile e, depois, Diretor de Estúdio para a Playfish para jogos móveis e de Facebook. Antes disso, ele dirigiu o maior estúdio da Digital Chocolate, na Finlândia, onde foi responsável por sucessos de mobile games como Tower Bloxx, Crazy Penguin Catapult e Rollercoaster Rush.
David McAllister – NVIDIA
Keynote: Ray Tracing nos games – Quando e por quê?
Sexta-feira (2), das 18h às 19h – Auditório Planalto
David McAllister trabalha para a NVIDIA como arquiteto em computação gráfica desde 2000. Formado em ciência da computaçao na Universidade de Utah, em 1995, David trabalhou na Evans & Sutherland de 1989 a 1996. Em 1997, passou o verão na Hewlett-Packard trabalhando no supercomputador gráfico PixelFlow. Ele recebeu um Ph.D em ciência da computação na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, em 2002, onde pesquisou sobre renderização de imagens, medida de reflexão e representação e hardware gráfico. Atualmente, David reside em Salt Lake City, Utah. Sua posição atual é gerente da NVIDIA OptiX. OptiX é uma engine de ray tracing que eleva as aplicações a um novo nível de realismo interativo através de um grande aumento na velocidade do processo de ray tracing nas GPUs NVIDIA, usando a arquitetura de computação em GPU NVIDIA CUDA.
Shams Jorjani – Paradox
Keynote: Publishers e Indies
Sábado (3), das 12h às 13h – Auditório Planalto
Shams Jorjani começou em 2007 na Suécia como organizador do prêmio Swedish Game Awards. Juntou-se à equipe de publicação na Paradox Interactive em 2009. Como business developer na Paradox Interactive, Shams é responsável por fazer com que projetos já existentes encontrem espaço no mercado e fazendo com que os títulos subsequentes da Paradox sigam o mantra da empresa: “Criando jogos que nós gostaríamos de jogar”. Antes de entrar na empresa, Shams trabalhou em diversos títulos Triple A cancelados na Avalanche Studios. Shams quase se graduou no Royal Institute of Technology com diploma e engenharia – para a tristeza de seus pais.
Flavio Escribano – ARSGAMES
Keynote: Arte e criatividade para superar desafios de game design
Domingo (4), das 12h às 13h – Auditório Planalto
Flavo Escribano é pesquisador ligado à Universidad Complutense de Madrid (Espanha) no campo de Estudos de Games e Game Art. Ele é fundador e presidente da ARSGAMES (www.arsgames.net), um grupo de pesquisa coletiva cujo foco é na pesquisa em Game Art e estudos de games. Atualmente é professor em turmas de mestrado, seminários e workshops (Universidade Europeia de Madri, Universidade Aberta de Catalunya, Universidad Complutense de Madrid…) Ele pesquisa níveis de atenção em vídeo-games, educação e treinamento, inclusão social e arte.
Flavio colabora com várias instituições e laboratórios de pesquisa: Comissão Europeia (IPTS-JRC), AMAZE e DIGAREC (Berlim), Instituto Cervantes (Espanha), MediaLab-Prado (Madri), Intermediae-Matadero (Madri), Zemos98 (Sevilha). Atualmente também colabora na área de jogos eletrônicos do portal de jogos do Ministério da Educação da Espanha (http://videojuegos.leer.es)
Flavio foi também parceiro e fundador da empresa américo-espanhola PXSP, dedicada a Consultoria, QA e Serviços de Teste, desenvolvimento de software e games e terceirização de TI.
Chris Crawford
Keynote: Os bons velhos tempos não foram tão bons (teleconferência)
Domingo (4), das 15h às 16h – Auditório Planalto
É difícil para os designers de games apreciarem hoje em dia quanto progresso fizemos com computadores e jogos. Nesta palestra, vou levá-los quarenta anos no passado, lá para o início de tudo, e mostrá-los como eram as coisas nos anos 70 e 80. No processo, vocês vão aprender muito sobre como os jogos de hoje chegaram onde estão e vão ficar impressionados com o tanto que velhos game designers conseguiram com computadores tão fracos.
Sobre o SBGames
O SBGames é promovido há 11 anos pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e pela Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (ABRAGAMES), é o maior e mais importante evento da América Latina na área de desenvolvimento de games e entretenimento digital e reúne anualmente reunindo pesquisadores, estudantes e empresários que tem os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento.
O evento tem patrocínio do Banco do Brasil, SEBRAE, Atrativa e Wooga, além das agências de fomento CAPES, CNPq e FAP-DF.
Serviço:
SBGames 2012 De 2 a 4 de novembro | |
Horários com entrada franca: Sexta-feira (2/11): 13h às 20h Sábado (3/11): 13h às 19h Domingo (4/11): 9h às 15h
| Horários com ingresso para o simpósio: Sexta-feira (2/11): 9h às 21h Sábado (3/11): 9h às 21h Domingo (4/11): 9h às 17h |
Local: Centro de Convenções Ulysses GuimarãesBrasília – DF |
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