Ser um Gamer te Ajuda no Mercado de Trabalho?

  • Home
  • blog
  • Ser um Gamer te Ajuda no Mercado de Trabalho?

Ser um gamer te ajuda no mercado de trabalho? Hoje eu vou trazer aqui um perfil profissional diferente dos que já escrevi. Gamer há 30 anos – ele começou bem cedo viu, porque ainda não chegou aos 40 -, Roberto Tadeu Rodrigues, um paulistano de 36 anos, construiu uma carreira sólida durante 19 anos, na Tefónica, empresa que os jovens conhecem como Vivo. Em Novembro de 2019, ele conseguiu uma promoção para ocupar uma posição na Espanha, e seu conhecimento do mundo dos games pesou na escolha.

Atualmente ele mora em Madri, onde é Gerente Global de Serviços Digitais – Cloud Gaming e Mobile Gaming da Telefónica, cuidando inclusive das alianças com empresas no Brasil.

Parênteses para explicar que o conhecimento sobre games e o fato de jogar videogames ajudaram, mas ser um gamer não foi o único requisito da vaga. Roberto domina bem outro universo: o da tecnologia, e o que me surpreende mais é a forma com que ele sabe explicar assuntos complexos de TI e Telecom com a maior facilidade, para leigos.

Eu sei disso porque acompanho seu canal Hightower Branco, no Youtube. Lá ele é o Betão (apelido justificado pelos mais de dois metros de altura que tem) e simplifica tudo o que os leigos precisam saber sobre TI, conexões, 5G, além de jogar clássicos como Final Fight, da Capcom.

O Youtube é um hobby. O seu trabalho no dia-a-dia é estabelecer e gerenciar parcerias estratégicas entre Telefónica e os principais players de mercado para os serviços de Gaming (Mobile, Cloud, Carrier Billing, Virtual Goods, entre outros).  Uma curiosidade. Como a vaga era para uma posição relacionada a games, ou seja, entretenimento, ele arriscou e fez um cv completamente diferente, que vocês podem checar nas imagens a seguir…

Roberto é formado em Administração de Empresas pela Unip e tem MBA em Economia e Gestão Empresarial pela FGV. Além disso é fluente em Inglês e Espanhol. E agora o momento mais esperado…

Games e Sports: Veja as Dicas Para Trabalhar na Área

  1. Ampliar seu foco abrirá o leque de opções: Atualmente a indústria de games proporciona muitos caminho e oportunidades de carreira em diversos meios, porém eu percebo que principalmente os mais jovens, focam muito apenas no quesito gamer digital influencer, o que não é ruim, mas não é a única opção e que hoje em dia está saturada o que dificulta muito o crescimento. A indústria de games te oferece posições para desenvolver jogos, trabalhar o marketing e a comunicação destes produtos, relações públicas, gerenciamento de projetos, enfim. Entenda todas as oportunidades e veja qual mais te agrada.
  1. Estude: Não apenas para indústria de games, mas como um todo é sempre importante atualizar-se e não precisa ser uma graduação em uma super instituição, pois existem excelentes treinamentos mais acessíveis e muito bons para quem não tem condições de pagar algo mais caro. O portifólio de cursos da indústria gamer cresce dia a pós dia, Designer Gráfico, E-Sports, Gerenciamento de Negócios voltados a Games etc.
  1. Deixe claro ao mercado que você quer trabalhar com games e encare isso como tal: Muitas pessoas que conheço com potencial tem vergonha de usar games como exemplos em reuniões de negócios, momentos de criatividade etc. Mostre o que você sabe e use os games no seu dia-a-dia, pois afinal este é um mercado de entretenimento que globalmente já supera o mercado cinematográfico e o fonográfico.

No meu exemplo pessoal, para vir assumir essa posição aqui no mercado Europeu eu criei um CV Gamer baseado em toda minha experiencia como jogador, influencer, redator etc tudo com foco em games e não no meu trabalho tradicional e deu certo! Hoje moro em Madrid trabalhando na empresa que admiro e sou responsável em elaborar os futuros produtos e serviços de games com Microsoft, Sony, EA, Nvidia, entre outros gigantes da indústria!

 Curtiu? Quer saber mais sobre esse mercado que não para de crescer? Nós temos outros artigos contando a trajetória de profissionais diversas áreas que migraram para o mercado de games, vem conferir! 🙂

Por Fernanda Domingues

Sobre nós

Somos uma assessoria de imprensa diferente, que há 23 anos se dedica a um único mercado: Games e Esports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos  suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de Esports, influenciadores e jornalistas. Leia mais notícias como essa em nosso blog.

Sobre nós

A FD Comunicação é uma agência de comunicação diferente, que há 26 anos dedica-se a um único mercado: vídeo games e eSports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro.

Somos uma consultoria que oferece conteúdo, marketing, campanhas com influenciadores, mídias sociais, gerenciamento de comunidade, assessoria de imprensa e eventos na América Latina. Nosso portifólio é composto pelas maiores publishers de games do mundo. Leia mais notícias como essa em nosso blog

Influenciadores +jornalistas +conteúdo +eventos

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

compre na amazon

Tags :