Trabalhar com Games dá Futuro?

Trabalhar com Games dá futuro? Eu costumo contar a trajetória dos profissionais de games aqui, mas nunca tinha escrito a minha. Pois bem, nesta semana em que minha empresa, a FD Comunicação, completa 23 anos, preparei a minha biografia. Ficou um pouco longa, mas são duas décadas né? Espero que gostem.

Eu sou jornalista formada pela PUC de Campinas nos anos 80. Antes de abrir minha agência de assessoria de imprensa trabalhei nos dois jornais de Jundiaí, minha cidade Natal, na Revista Afinal, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Veja São Paulo, e escrevi para Melhores & Maiores da Exame. Um dia fui sondada pelo melhor chefe do mundo, Tomas Fischer, para trabalhar com ele na assessoria de imprensa da Apple. O salário era o dobro, a carga horária a metade, nunca trabalhava nos fins de semana, e ele era um gentleman. A Apple, ah tá, pra mim era uma empresa de Tecnologia – até eu descobrir que estava na empresa mais inovadora do século!

Tive o privilégio de divulgar o primeiro time da Apple no Brasil e experimentar primeiro todos os gadgets que a Apple desenvolvida. Aprendi a usar um computador. Sim antes usava máquina de escrever igual essa aí da foto. Rs. Ela era verde.

Mas vamos ao que interessa. Como comecei a trabalhar com games? Um ano depois da minha experiência em assessoria de imprensa resolvi me mudar para Ilhabela – ia todo fim de semana e tinha muitos amigos lá e uma casa alugada. A vida seria melhor – achava eu, na minha poesia. Eu não podia deixar o Tomas na mão e tinha uma jornalista de tecnologia que era apaixonada pela Apple. O sonho dela era trabalhar para a Apple. Realizei o sonho dela e, um ano depois, quando voltei da Ilhabela, ela me colocou no que viria a ser o meu sonho: os games. Ela me apresentou para um dos principais distribuidores de games do país, o João de Sá, da MSD. Graças a ela eu voltei da praia empregada. Aquela época era tudo informal. O João era sensacional. Outro gentleman. A frase que ele mais gostava de dizer era. “se você não conseguir espaço na mídia para esse jogo, ninguém conseguiria”.

A MSD importava de tudo títulos infantis, educativos, de turismo…e claro jogos. Me lembro dos games da Atari, Ubisoft, Activision, Epic Games, Capcom. Bandai Namco, SEGA…Os games vinham em caixas enormes, com um berço para apoiar o CD e o Manual. Eram todos de PC. O tempo foi passando e as primeiras publishers começaram a se instalar no Brasil. EA, Ubisoft são as que me recordo agora. Mas depois da MSD eu continuei a trabalhando para distribuidoras. Infogrames foi uma delas. A nossa feira era a Fenasoft. Não tinha BGS (Brasil Game Show).

Pulando para 2012, para não cansar vocês, agora estamos na era dos games online, os MMOs e um MOBA. Mais uma vez eu tive a honra de ajudar a instalar uma empresa aqui no Brasil. Desta vez foi a Riot. O LoL (League of Legends) era um mistério para mim. Um jogo online disputado por muitos jogadores. Para se ter uma ideia da magnitude do lançamento a festa foi para 1.000 pessoas. Eu organizei a parte dos 200 VIPs. Os outros convidados eram jogadores e cosplays. Foi na Barra Funda, em São Paulo.

Além do LoL, tínhamos muitos MMOs e os games da Valve como o Counter Strike. Embora seja de 2000, CS (sem GO rs) passou a ser viável para os brasileiros quando o pagamento começou a ser em reais, o que aconteceu em 2013. O Boa Compra, empresa que convenceu a Valve a aceitar reais no Steam, foi meu cliente por 12 anos. Então eu fiz a divulgação da chegada dos títulos da Steam por aqui, em reais. Fizemos assessoria de imprensa e campanha publicitária nos portais e com alguns influenciadores pioneiros do Youtube.

Anos depois, voltei aos eSports divulgando a TeamOne, time de Goiás que venceu o CBLoL em 2018. Mais recentemente atendi a Vivo Keyd, no processo de profissionalização da organização que nasceu como KeydStars. E há dois anos dou aula no curso e-Sports a Nova Arena de Negócios, na FIA. O Boa Compra só me trouxe alegrias. Foi através dele que trabalhei para a Valve e que conheci o Zangado. Convidamos o influenciador de Cuiabá para o estande do Boa Compra na BGS. Lotou! Um ano depois convidamos o Zangado de novo para a primeira CCXP (Comic Com Experience).

O Boa Compra que organizou os torneios de games online, eu que divulguei e o Zangado que atraiu público para nosso estande. Nesse dia, o Zangado me contratou. Queria conhecer os fãs do Brasil inteiro. E lá fomos nós… mas não ficamos só no Brasil. Estivemos na E3 e na Blizzard da Califórnia.

Hoje tenho todas as BGS de São Paulo e a última do Rio na minha bagagem. Sete E3, uma GDC, várias viagens aos Estados Unidos onde conheci a sede da Sony PlayStation (olha eu e o Kratos aí); a Blizzard acompanhando o Zangado; e mais recentemente a Bethesda, meu cliente atual.

Atualmente trabalho direto para as publishers. Através de uma parceria com a Team One (que não é o time) tive a honra de ajudar a instalar no Brasil Capcom, Bandai Namco e fazer grandes festas de lançamento para publishers que não estão no Brasil, como a do jogo Alien:Isolation da SEGA, onde reproduzimos a experiência da E3 aqui em São Paulo. Outra festa memorável foi a do lançamento do The Witcher 3, da CD Projekt RED, no ano em que o jogo do Geraldão foi eleito o Jogo do Ano pelo Game Awards. Em 2019, fiz o lançamento dos games da Quantic Dream para PC. Mais um sonho realizado. A Quantic é uma empresa francesa que faz games futuristas. Olha a minha foto aí no museu de cera de Paris ao lado da Kara, protagonista de Detroit: Become Human.

Também divulguei vários eventos. Entre eles o Anime Friends que me dá muitas saudades. Como o seu público era apaixonado por cosplay e o evento era simples, mas o astral delicioso. E os dez anos do SANA, em Fortaleza. Que evento lindo! O BIG Festival por cinco anos. Sempre um prazer ajudar a indústria nacional. E eu e minha equipe divulgamos o primeiro evento de Pokémon GO na América Latina, para Niantic, outro cliente atual. Por falar em games mobile, a Oasis Games é um cliente antigo da época do Boa Compra, e para eles estamos trabalhando na divulgação do Bleach.

E por fim, mas não menos importante que equipe magnífica eu tenho! Alguns deles começaram a trabalhar comigo quando entraram na faculdade e ainda estão aqui. Os mais jovens sempre se esforçando para dar o máximo de si. Me surpreende como essa geração aprende tudo rápido pela Internet. Ai falando assim eu pareço velha né? Mas o importante é que não me sinto. Nesses 23 anos nem vi o tempo passar.

Vou finalizar com uma história engraçada, que mostra esse meu lado. Em 2018, fui a BGS no dia que ela é fechada para a imprensa, e pedi para promoter da Activision para tirar uma foto com o personagem de Skylanders que vocês veem aí na foto.  Ela me respondeu que só podia quem tinha instagram porque tinha de postar a foto. Aí eu tirei meu celular e mostrei para ela os meus 500 seguidores (hoje são quase 2 mil). Rs. O resultado vocês vêem aí na foto – e no post do meu insta @fdcomunicacao.

Moral da minha história: se um dia você realizar o sonho de alguém, talvez você esteja dando o primeiro passo para realizar o seu próprio sonho. Obrigada Ana Paula Telles por me apresentar aos games e encher a minha vida de alegrias durante 23 anos. Espero que vocês tenham gostado! São 23 anos de trabalho, mais de 1.000 títulos divulgados e muita disposição para continuar… Problemas? Claro. Foram muitos, mas nenhum deles conseguiu superar a história que contei aqui.


Sobre Fernanda Domingues

Fernanda Domingues é uma profissional de comunicação dedicada à indústria de games há 23 anos, que acompanha e trabalha com eSports desde que ele chegou ao Brasil, em 2012. Participou da instalação da Apple, Riot Games, Capcom, Bandai Namco e Steam no Brasil. Fernanda Domingues dirige a FD Comunicação empresa de PR, mídias sociais e consultoria exclusiva para a área de games e eSports.

A assessoria de imprensa FD Comunicação foi responsável pelo lançamento de mais de 1000 jogos para publishers globais de games e desenvolvedores indies. Atualmente cuida da comunicação da Bethesda, Niantic (Pokémon:GO e Harry Potter), Quantic Dream e Oasis Games. É empresária do influenciador Zangado há 5 anos. Zangado é top 5 nos games e tem mais de 4 milhões de seguidores no Youtube e quase 8 milhões em suas redes sociais.

Oferece conteúdo gamer com o Zangado para o aplicativo Games4U da Vivo há 3 anos. Nos eSports assessorou Riot Games, TeamOne e VivoKeyd. Jornalista de formação, Fernanda Domingues e sua equipe produzem textos em Português e Inglês para o blog da FD Comunicação, relevante fonte de informação sobre o business de games e eSports do Brasil e do Mundo. O conteúdo do blog aborda novas tendências, fusões e aquisições, novos serviços, pesquisas e números do mercado. Para conhecer acesse em www.fdcomunicacao.com.br. Publicou a 1ª Pesquisa Game Latam em parceria com o Seeds Market Research.


Sobre nós

Somos uma assessoria de imprensa diferente, que há 23 anos se dedica a um único mercado: Games e Esports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos  suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de Esports, influenciadores e jornalistas. Leia mais notícias como essa em nosso blog.

Sobre nós

A FD Comunicação é uma agência de comunicação diferente, que há 26 anos dedica-se a um único mercado: vídeo games e eSports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro.

Somos uma consultoria que oferece conteúdo, marketing, campanhas com influenciadores, mídias sociais, gerenciamento de comunidade, assessoria de imprensa e eventos na América Latina. Nosso portifólio é composto pelas maiores publishers de games do mundo. Leia mais notícias como essa em nosso blog

Influenciadores +jornalistas +conteúdo +eventos

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

compre na amazon

Tags :