Terminou nesta semana o Brazil’s Independent Games (BIG) Festival, maior evento de jogos independentes da América Latina – e um dos três maiores do mundo. Durante os 9 dias de evento, os visitantes que passaram pelo Centro Cultural em São Paulo puderam conhecer os 54 melhores jogos indie de 53 países diferentes. Eles disputaram os prêmios da competição principal, dividida em 14 categorias, como Melhor Jogo e Voto Popular.
Quem levou para casa o troféu de Melhor Jogo foi Frostpunk, da 11bit Studios, da Polônia. O Melhor Jogo Brasileiro foi o No Heroes Here, da Mad Mimic Interactive, que aliás também venceu o Voto Popular, escolhido pelos visitantes durante o festival. O game já é sucesso internacional de crítica e público.
Os vencedores de Melhor Jogo e Melhor Jogo Brasileiro ganharam um prêmio de R$ 10 mil cada. Mais R$ 10 mil foram entregues ao Melhor Jogo da América Latina. O Melhor Jogo VR e Melhor Jogo Educacional recebem R$ 5 mil. E o vencedor do Voto Popular também recebe R$ 5 mil.
Confira abaixo a lista completa dos jogos indicados e os vencedores, marcados em negrito.
Melhor Jogo
- Frostpunk(11 bit Studios), Polônia [VENCEDOR]
- Galaxy Of Pen And Paper(Behold Studios), Brasil
- UNSIGHTED(Studio Pixel Punk), Brasil
- Dead Cells(Motion Twin), França
- 39 Days to Mars(It’s Anecdotal), Nova Zelândia
- Semblance(Nyamakop), África do Sul
- Cultist Simulator(Weather Factory), Reino Unido
Melhor Jogo Brasileiro
- No Heroes Here(Mad Mimic Interactive) [VENCEDOR]
- Rock & Rails(Black River Studios)
- UNSIGHTED(Studio Pixel Punk)
- GalaxyOf Pen And Paper (Behold Studios)
- Hexarmonic(6 side studios)
- Alkimya: Memories of The Last Alchemist(Bad Minions)
- Radar Warfare(DreamRoad Productions)
- Roguemance(Lucas Molina)
- Until Dead – Think to Survive(Monomyto Game Studio)
- IN(Epopeia Games)
Melhor Jogo da América Latina
- Iron Marines(Ironhide Game Studio), do Uruguai [VENCEDOR]
- Ship Ahoy!(OKAM Studio), da Argentina
- Rock of Ages 2: Bigger and Boulder(ACE Team), do Chile
- The Last Friend(The Stonebot Studio), de El Salvador
- Darkestville Castle(Epic LLama), da Argentina
Melhor Arte
- Chuchel(Amanita Design), da República Checa [VENCEDOR]
- Dead Cells(Motion Twin), da França
- 39 Days to Mars(It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
- Semblance(Nyamakop), da África do Sul
- Luna(Funomena LLC), dos Estados Unidos
- The Gardens Between(The Voxel Agents), da Austrália
- Haimrik(Below The Game), da Colômbia
Melhor Narrativa
- Where The Water Tastes Like Wine(Dim Bulb Games), dos Estados Unidos [VENCEDOR]
- Path to Mnemosyne(SPHERICAL PIXEL S.L), da Espanha
- 39 Days to Mars(It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
- Tacoma(Fullbright), dos Estados Unidos
- The Mooseman(Vladimir Beletskiy), da Rússia
- All Walls Must Fall(inbetweengames UG), da Alemanha
- STAY(Appnormals Team), da Espanha
Melhor Gameplay
- Dead Cells(Motion Twin), da França [VENCEDOR]
- Frostpunk(11 bit Studios), da Polônia
- Keyboard Sports – Saving QWERTY(Triband), da Dinamarca
- Semblance(Nyamakop), da África do Sul
- Cultist Simulator(Weather Factory), do Reino Unido
- DYO(Team DYO), da Alemanha
- Slime Rancher(Monomi Park), dos Estados Unidos
Inovação
- Haimrik(Below The Game), da Colômbia [VENCEDOR]
- Tacoma(Fullbright), dos Estados Unidos
- DYO(Team DYO), da Alemanha
- Cultist Simulator(Weather Factory), do Reino Unido
- (Yeta Game), da Turquia
- At Sundown(Mild Beast Games), dos Estados Unidos
- FROST(kunabi brother), da Áustria
Melhor Som
- Rhythm Doctor(7th Beat Games), da Malásia [VENCEDOR]
- Double Kick Heroes(Headbang Club), da França
- Chuchel(Amanita Design), da República Checa
- Luna(Funomena LLC), dos Estados Unidos
- 39 Days to Mars(It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
- Hexarmonic(6 side studios), do Brasil
BIG Impact: Categoria Educacional
- Marvellous Inc. (Marvellous Soft), do Brasil [VENCEDOR]
- Rango Cards(Fira Soft), do Brasil
- Alfabééto(Spacefrog), do Brasil
- Slice Fractions 2(Ululab), do Canadá
- Geração Água(Universidade Feevale – LOA – Laboratório de Objetos de Aprendizagem), do Brasil
BIG Impact: Categoria Questões Sociais
- Lenin – The Lion (Lornyon – João Bueno), do Brasil [VENCEDOR]
- Fofuuu(FOFUUU SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO LTDA), do Brasil
- The Mooseman(Vladimir Beletskiy), da Rússia
- Florescer(PugCorn), do Brasil
- HEADLINER(Unbound Creations LLC), dos Estados Unidos
Melhor jogo de Estudante
- Motif (Desenvolvido por Yeta Game, na Instituição Hacettepe University & Gazi University), da Turquia [VENCEDOR]
- DYO(Desenvolviido por Team DYO, na Instituição HTW Berlin), da Alemanha
- Muddledash(Desenvolvido por slampunks, na Instituição University of Edinburgh), do Reino Unido
- At Sundown(Desenvolvido por Mild Beast Games, na Instituição University of Southern California), dos Estados Unidos
- Impulsion(Desenvolvido por Driving Force Games, na Instituição Institut de l’Internet et du Multimédia), da França
Melhor Multiplayer
- Muddledash(slampunks), do Reino Unido [VENCEDOR]
- ARENA GODS(Supertype), dos Estados Unidos
- No Heroes Here(Mad Mimic Interactive), do Brasil
- At Sundown(Mild Beast Games), dos Estados Unidos
- Treadnauts(Topstitch Games), dos Estados Unidos
Melhor Jogo Infantil
- Fofuuu(FOFUUU SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO LTDA), do Brasil [VENCEDOR]
- Chuchel(Amanita Design), da República Checa
- Alfabééto(Spacefrog), do Brasil
- Luna(Funomena LLC), dos Estados Unidos
- Ives(StoryMax), do Brasil
Melhor Jogo de Realidade Virtual
- Luna(Funomena LLC), dos Estados Unidos [VENCEDOR]
- Ship Ahoy!(OKAM Studio), da Argentina
- The Invisible Hours(TEQUILA WORKS), da Espanha
- Primordian(Stonepunk Studios, LLC), dos Estados Unidos
- Rock & Rails(Black River Studios), do Brasil
Por Greg Candalez
Leia também:
ESL One Belo Horizonte quebra recordes de público e audiência
Resident Evil 2 é eleito o Melhor Jogo da E3 2018
Epic Games vai investir no jogo brasileiro ‘The Path of Calydra’, do Finalboss
Sobre nós
Somos uma agência de comunicação diferente, que há 21 anos se dedica a um único mercado: games. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Atualmente, damos suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de eSports, influenciadores e jornalistas.