O universo de Starfield: Um guia para iniciantes por Zangado Games

Confira o artigo e assista ao vídeo do influenciador Zangado sobre dicas essenciais para navegar, lutar e socializar no jogo mais aguardado do ano
  • Home
  • blog
  • O universo de Starfield: Um guia para iniciantes por Zangado Games

Eae! Aqui é o zangado e hoje é dia de um vídeo diferente, vamos falar deste, que é o assunto do momento, um dos jogos mais aguardados, não apenas do mês, e sim, do ano.

Starfield, esse que é um game gigantesco, e que pode intimidar muitos, que nunca jogaram nada do gênero, e estes vão acreditar que é super complicado, e vão ficar perdidos, vão empacar em algum momento, entre outras coisas.

A Bethesda me pediu para fazer um vídeo rápido e instrutivo, com dicas para iniciantes. Então vamos ao nosso ritual padrão, dá uma pausa nas coisas que vocês estão fazendo, vai lá, lava essa mão, prepara um lanche, coisa leve para não engordar, se acomoda, fica bem confortável e vem com o tio.

Começando…

1 – Visão de câmera. Ao longo desses anos eu conheci muitos gafanhotos e libélulas que têm mais facilidade em jogos que oferecem um determinado tipo de perspectiva. Tipo, ”tenho dificuldade com jogos em primeira pessoa, ou em terceira pessoa”. Certo, em Starfield você pode alternar entre ambas, eu por exemplo, gosto de explorar em terceira, pois isso me dá mais visão de campo, e combater em primeira. Mas vocês podem ficar nas suas visões preferidas o tempo todo, o mesmo vale quando você está na espaçonave.

2 – Peso. Neste e em outros jogos da Bethesda, passamos muito tempo do nosso gameplay catando itens, esses que podem ser armas, comidas e bebidas, munições, roupas, e bugigangas que podem ser vendidas em lojas por créditos, que é a moeda do jogo, ou estes, podem ser utilizados como recursos para craftar ou construir alguma coisa.

Pois bem, cada um desses itens, possui uma descrição, e também o seu peso. Existem certos itens, que não tem peso, como itens de missão, arquivos de texto, gravações, são poucos.

E porque eles têm peso, porque nosso personagem possui uma barra inicial do quanto ele pode suportar. Em Starfield quando você inicia uma corrida, sua estamina ou oxigênio, começa a diminuir, e você precisa parar pra se recompor. Agora, quando você carrega um peso acima do que você pode suportar no momento, seu personagem começa a ficar cada vez mais lento, ao ponto que andar rápido já vai consumir estamina, correr então piorou, cair de locais altos podem gerar danos altos. E o seu gameplay, fica terrivelmente irritante.

A sugestão é, seja menos ganancioso, você não precisa pegar tudo que encontrar. Compartilhe seu peso com seus companheiros, basta iniciar uma conversa, e dizer vamos trocar itens, e mandem eles carregarem também. E se você realmente não pode se desfazer de nada naquele momento, você precisa explorar ou lutar pesado. Existem itens, que dão boosts temporários, que te permitem carregar mais peso por um tempo. Lembrando que, você sempre pode dropar itens no chão.

3 – Social. Um dos pontos cruciais do jogo são os diálogos. Temos inúmeros NPCs, prontos pra conversar com você, e alguns com longas conversas. Isso serve não apenas para você aprofundar na trama principal, mas também te dar a imersão na realidade. E claro, que você vai desenvolver laços de amizade e talvez romance com certos NPCs. Mas a dica aqui é a seguinte. Starfield sempre que possível, oferece múltiplos desfechos para a maioria das missões, mesmo que secundarias e pequenas. Constantemente estamos fazendo escolhas.



E é aí que entra o social. No jogo ganhamos XP, ganhamos 1 ponto de habilidade para investirmos na árvore de habilidades, divide entre físico, social, combate, ciência e técnico. Todas são importante claro, mas na aba social, temos algo chamado persuasão. Isso é uma ferramenta ótima, ainda mais para sua primeira jogatina, quando você ainda está aprendendo.

Com persuasão, você pode fazer alguém te pagar mais pela quest, do que o que havia sido combinado, com persuasão, você pode evitar que um confronto aconteça com você, ou entre outros NPCs. Você pode ser o rei da lábia, e levar todo mundo na conversa, e isso pode ocorrer até em momentos cruciais da história, te dando uma terceira alternativa de desfecho.

4 – Espaçonave. Como vocês já imaginam, a nave é uma ferramenta crucial em Starfield. Afinal é com ela que desbravamos e eventualmente batalhamos. Aqui teremos tipos de nave.

Elas se diferem em capacidade de carga, número de passageiros, velocidade, potência de motor, escudo etc. Você começa com a nave padrão chamada Frontier. Em certas cidades, existem locais para compra, venda e reparo de naves, e melhorias e customização.

E mesmo que, digamos, você foque nas missões principais, para depois começar a desbravar em busca do 100% do jogo, e que você não tenha costume em jogos com naves, e meio que ignore essa ferramenta.

Sim, vocês podem fugir de piratas espaciais, e de outros criminosos que tentarem te ferrar no espaço. Contudo, eventualmente, sua nave pode se tornar um problema, se você não tirar um tempinho para entendê-la.

Primeiro porque você tem um limite de pessoas que pode levar, tirando os companheiros principais da trama, esses que eu vou citar na análise. Teremos muitas opções de tripulantes, espalhados por todo o jogo, alguns você encontra em secundárias, outros simplesmente de bobeira por aí. E se você for uma alma caridosa e quiser ficar trazendo todo mundo com você, não tem como. 

E na própria história, haverá batalhas espaciais obrigatórias, e se você não mexer na sua nave, ou trocar por outras melhores, você vai ter dor de cabeça. 

starfield
starfield – imagem: presskit

Uma dica bem legal para os jogadores mais impacientes, roubem, sim, isso mesmo, roubem. Piratas e outros criminosos possuem naves também, cai matando e rouba. Eu roubei uma grande nave nas minhas primeiras 5 horas de gameplay, o que facilitou bastante para mim. E ah…outro toque.

Sempre que você chega em um novo sistema solar, para visitar um novo planeta, quando você está na órbita dele, se você tiver com uma nave roubada, você não vai conseguir aterrissar, você vai precisar esperar que as autoridades entrem em contato, scaneie sua nave nova, para te dar autorização, e assim que você descer, busque um departamento responsável e a registre, pagando uma taxa, pra ela ser oficialmente sua.

5 – Viagens Rápidas. Em jogos de mundo aberto, essa é uma das ferramentas mais apreciadas pelos jogadores. Em Starfield ela funciona da seguinte maneira. Cada planeta ou estrela nova que você se aproxima, você abre o seu mapa astral, não, não é o do seu signo. E escaneia o planeta, e ele vai marcar os pontos mais importantes daquele planeta, vamos supor, uma cidade e um posto científico abandonado. Significa que você vai poder pousar nesses 2 locais de imediato, mas você pode pousar em outros também depois.

Assim que você desce e começa a caminhar pelo planeta, quando sentir que é a hora, você pode dar viagem rápida para sua nave, desde que, você não esteja com sobrecarga, aquilo que eu comentei há pouco, não esteja batalhando no momento, você precisa matar todos os inimigos ou fugir deles, e nem dentro de um local. Porque em Starfield, existem certos locais, que só são acessados através do loading, pra entrar e sair. E aí dentro destes, você não consegue ir direto para a nave. 

Dica: quando você está na cidade principal, nela você possui o seu QG, então constantemente você retorna aqui para a história principal se desenvolver. E sempre que aceitar uma nova missão, ela será em outro planeta ou sistema. 

Então você sai do QG, anda até a estação de metrô, que vai dar loading pro local que sua nave está parada, chega, caminha até sua nave, entra nela, se move até a cabine de piloto, manda decolar, assiste a animação, entra em órbita, abre o mapa e vai se deslocando, caso seja em outro sistema, você ativa a tecnologia de dobra, que entra outra animação de você se deslocando, daí você chega na órbita do local, escaneia o planeta, marca o ponto que vai descer, e assiste outra animação descendo.

No início, quando tudo é novidade, isso não incomoda, mas depois de muitas horas você pode ficar incomodado. A solução seria, depois que você já visitou um planeta pelo menos 1 vez, tudo facilita muito.

Você sai do seu QG, porque ele está em uma área de loading, como expliquei, você não pode dar viagem rápida. Saindo, você abre o menu de missões, e manda rastrear a missão de forma direta, onde já vai marcar o planeta que você tem de ir, e basta você clicar em viajar, você ainda vai ver uma ou outra animação, mas essa trabalheira toda, você vai dar skip, e deixar tudo dinâmico. Ainda bem que o jogo dá essa opção.

E por fim…

6 – Combate. Starfield sem dúvida é o jogo dessa linha da Bethesda, mais dinâmico no assunto combate. Você pode usar armas brancas e de fogo, além de explosivos como minas e granadas. É um jogo relacionado a level, então inimigos com níveis muito acima do seu, não esperem realismo de dano.

O game oferece um arsenal generoso, e enquanto seu nível é baixo, e você não tem experiência com aquele tipo de arma, você pode notar que é lento pra manusear. Isso também está associado à árvore de habilidades, na aba combate. 

Tipo assim, no meu caso, eu curti bastante as pistolas, com seus diferentes calibres. Quando você ganha 1 ponto de habilidade e compra alguma na árvore, você só pode comprar o nível 1 dessa habilidade. Todas as habilidades podem ser upadas até o nível 4.

Contudo, não basta você ter o ponto, você precisa desbloquear que o nível 2 seja comprado, e em seguida o 3 e o 4. Isso acontece completando desafios. Pegando a pistola de exemplo, oh a malícia. Você compra o nível 1, que vai deixar você mais habilidoso e causando mais percentual de dano com ela.

Para desbloquear a compra do nível 2, vai precisar matar, por exemplo, 15 inimigos com pistola, pro nível 3, uns 30, tipo, sempre tem uma condição. 

E isso se aplica a tudo, se voltarmos ao assunto de peso e sobrecarga, segue na mesma. Você carrega um limite no início, você compra o nível 1, e aumenta uma porcentagem de peso, pra comprar o nível 2, você precisa correr uma distância X, com certa quantidade de peso, pra que você se fortaleça e habilite o nível 2.

E o mesmo também se aplica pra persuasão, pra liberar o nível 2, você precisa persuadir X NPCs com sucesso. Sacaram?

O combate é fundamental, então tentem definir, quais os tipos de armas agradam mais vocês, para investirem nestas, e ficarem mais habilidosos e mortais com elas. Se vocês ficarem investindo em tudo, não vão ficar bons em nada. Tenham foco.

Por Zangado

Sobre nós

A FD Comunicação é uma agência de comunicação diferente, que há 26 anos dedica-se a um único mercado: vídeo games e eSports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro.

Somos uma consultoria que oferece conteúdo, marketing, campanhas com influenciadores, mídias sociais, gerenciamento de comunidade, assessoria de imprensa e eventos na América Latina. Nosso portifólio é composto pelas maiores publishers de games do mundo. Leia mais notícias como essa em nosso blog

Influenciadores +jornalistas +conteúdo +eventos

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

compre na amazon

Tags :