Microsoft Finaliza a Compra da Activision Blizzard por US$ 68,7 Bi 

  • Home
  • blog
  • Microsoft Finaliza a Compra da Activision Blizzard por US$ 68,7 Bi 

A gigante Microsoft finaliza a compra da Activision, Blizzard e King, no maior negócio da Indústria de Videogames. O acordo foi concretizado nesta sexta-feira, 13, enquanto nós aqui no Brasil estávamos visitando a BGS 2023 – Brasil Game Show. O valor da transação é de US$ 68,7 bilhões, o maior visto até hoje.

O último entrave foi resolvido com o órgão CMA (Autoridade de Competição e Mercados) do Reino Unido. A multinacional anunciou sua intenção de adquirir as publishers dos games Call Duty: Modern Warfare 3 e Diablo 4 e Candy Crush em janeiro do ano passado.  Após idas e vindas em processos antitruste, num processo que durou 20 meses, a Microsoft, fabricante do Xbox e dona do Xbox GamePass, finalmente atingiu seu objetivo. 

O que significa essa aquisição para o mercado de games? Além da propriedade intelectual destes três títulos que estão entre os mais relevantes da indústria de games, a Microsoft ao arrematar a King, de Candy Crush, entra para o mercado de jogos mobile, o maior do mundo hoje.

 Segundo o novo estudo da NewZoo, Global Games Market Report, os jogos mobile terão a principal fatia de receita global do mercado de videogames. Dos US$ 188 bilhões que o mercado de games está estimado em 2023, os jogos em smartphones e tablets vão gerar cerca de 49%, ou seja, US$ 93 bilhões em receita. 

Além disso, o Xbox passa a ter a propriedade intelectual e comercializar os jogos da Activision Blizzard: o consagrado (Call Duty), WOW (World of Warcraft), Overwatch, Diablo, StarCraft, Guitar Hero, Crash Bandicoot, Pitfall!, Candy Crush Saga. Também vai incorporar todos os estúdios da empresa, entre eles Infinity Ward, Raven Software, Sledgehammer Gam, Toys for Bob, Beenox, High Moon Studios e a divisão mobile da King (Candy Crush).

Phil Spencer, o big boss do Xbox, disse que “Faremos isso em uma cultura que se esforça para capacitar todos a fazerem seu melhor trabalho, onde todas as pessoas são bem-vindas e que se baseia em nosso compromisso contínuo com o slogan ‘Jogos para Todos’`.

Na verdade, o que está em jogo é a liderança do mercado global de games, disputada há décadas com a Sony PlayStation. A Microsoft quer fazer do Xbox o líder dos consoles de videogames. Para conquistar seu objetivo criou o Xbox GamePass, assinatura mensal que oferece mais de 100 games na nuvem. Os títulos recém-adquiridos devem engrossar esse catálogo já no próximo ano. 

Antes da Activision Blizzard, a Microsoft comprou a Bethesda (Elder Scrools Online, Starfield, Fallout), em um negócio fechado em 2020 por US$ 7,5 bilhões. 

Como a gigante Microsoft finaliza a compra da Activision

O CMA foi o maior obstáculo na compra da Activision Blizzard pela Microsoft, alegando que a aquisição poderia dar uma vantagem excessiva para e empresa no recente mercado de jogos na nuvem, como o Xbox Cloud Gaming. 

A empresa fez uma parceria com a francesa Ubisoft para resolver o problema e receber a aprovação do órgão, cedendo os direitos de jogos na nuvem de títulos já existentes da Activision Blizzard para a Ubisoft permanentemente. 

A Microsoft vendeu os direitos dos jogos para a Ubisoft, que poderá distribuir os games na plataforma Ubisoft+, acabando assim com qualquer monopólio. Desta forma, a gigante Microsoft finaliza a compra da Activision, Blizzard e King, no maior negócio da Indústria de Videogames.

Leia mais

Sobre nós

A FD Comunicação é uma agência de comunicação diferente, que há 26 anos dedica-se a um único mercado: vídeo games e eSports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro.

Somos uma consultoria que oferece conteúdo, marketing, campanhas com influenciadores, mídias sociais, gerenciamento de comunidade, assessoria de imprensa e eventos na América Latina. Nosso portifólio é composto pelas maiores publishers de games do mundo. Leia mais notícias como essa em nosso blog

Influenciadores +jornalistas +conteúdo +eventos

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

compre na amazon

Tags :