O Brasil registra um crescimento de 20% em sua audiência de eSports e chega a 21,2 milhões de fãs em 2019. Deste total, 9,2 milhões são entusiastas (aqueles que acompanham sempre) e 12 milhões são ocasionais. Este é um dos resultados da nova pesquisa Newzoo, que está sendo divulgada hoje em todo o mundo.
O segundo colocado na região é o México, com 11,2 milhões de torcedores, menos da metade do Brasil. Além disso, o estudo mostra que o Brasil continua a ser o terceiro país do mundo em número de fãs entusiastas, atrás dos Estados Unidos e da China – como não poderia deixar de ser.
Ainda falando de entusiastas, o Brasil mantém sua liderança na América Latina e é seguido pelo México, que está em décimo colocado neste ranking. O estudo traz ainda o número de gamers que no Brasil é de 79,8 milhões e no México 58,6 milhões.
A Newzoo é o único instituto global de pesquisa focado em games e eSports.
Resultados da pesquisa Newzoo nos anos anteriores
Em 2018 foram levantados 17,7 milhões de adeptos ao eSports no Brasil, um aumento de mais de 50% sobre o ano anterior. Deste total 7,8 milhões eram eSports entusiastas e 9,9 milhões ocasionais.
Em 2017, o Brasil, tinha 11,4 milhões de espectadores de eSports e representava quase a metade da audiência na América Latina, que era de 23,7 milhões pessoas.
Pesquisa Newzoo fala em primeiro bilhão de dólares
A audiência global de eSports em 2019 deve ficar em 454 milhões, contra os 395 milhões registrados em 2018.
A receita global deve aumentar dos US$ 865 milhões registrados em 2018, para US$ 1,096 bilhão até o fim de 2019. A projeção é que desse bilhão, US$ 409,1 milhão sejam arrecadados na América do Norte e apenas US$ 31,5 milhões correspondam a toda América Latina.
Conclusões da Pesquisa Newzoo
Segundo o relatório, 2019 será o ano em que o eSport vai ganhar seu primeiro bilhão de dólares e essa perspectiva atrai marcas e empresas dos mais diversos setores.
“Muitas marcas não-endêmicas estão patrocinando as organizações de eSports desde o ano passado, e este movimento deve continuar em 2019. Alguns setores que podemos citar são o automobilístico, alimentação e moda. Parece que todas as indústrias querem uma fatia desta torta”, enfatiza o documento. “E por uma boa razão: os fãs entusiastas do eSport têm provado em todos os momentos como são totalmente engajados com seu passatempo favorito e eles estão dispostos a gastar bastante para mostrar isso. Através de merchandise licenciados e dos passes de acesso, a indústria está encontrando maneiras de atendê-los”.
Aqui no Brasil entre as empresas não endêmicas Coca-Cola através do Guaraná Antarctica foi a primeira depois vieram Gillette, Lupo, China in Box, Burger King.
Pesquisa LATAM mostra que entusiastas gastam mais
Na América Latina, os entusiastas do eSports são os que mais investem em games, hardwares e periféricos. Enquanto os entusiastas gastaram US$ 138,41 no trimestre (maio, junho e julho de 2018), contra os demais gamers que gastaram US$ 80,16, no mesmo período. Dentro do universo gamer, os entusiastas gastaram 73% mais que o restante da amostra, e 52% pretendiam aumentar o investimento no próximo trimestre.
Esses são alguns dados da 1ª Pesquisa Game Latam, que mapeou os hábitos de consumo dos gamers no Brasil, México, Chile e Colômbia e foi lançada em outubro de 2018.
“No geral, o espectador de e-Sports tende a ser mais jovem, homem e de alta renda”, explica Guilherme Almeida, diretor da Seeds Market Research e coordenador do estudo. Segundo ele “há oportunidade de se expandir o público de e-Sports na América Latina, pois 48% dos gamers ainda não assistem competições profissionais e entre os que assistem, 41% assistem só uma vez por mês ou menos.
Sobre a pesquisa LATAM
Realizada em agosto com 2.211 gamers, a pesquisa quantitativa revela o perfil dos jogadores Latino Americanos, seus hábitos de consumo, e traz informações relevantes sobre e-Sports, e plataformas de jogos mobile, PC e consoles.
Por Fernanda Domingues
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