Prince of Persia é o Pai dos seus Jogos Favoritos

  • Home
  • blog
  • Prince of Persia é o Pai dos seus Jogos Favoritos

Em outubro de 1989, nascia o jogo Prince of Persia, criado por Jordan Mechner. Pode ser um nome que muitos de vocês não conheçam, afinal já fazem inacreditáveis 10 anos sem um jogo novo da série, mas Prince of Persia é o pai dos seus jogos favoritos. Sim, sem ele, não teríamos as séries Uncharted, Barman: Arkham, Spider-Man, Shadow of Mordor, Spider-Man, Tomb Raider, e até Assassin’s Creed!

A plot do game original não era muito complexa: um Príncipe sem nome precisava se aventurar por palácios, castelos e calabouços, enfrentando perigos mundanos e sobrenaturais em busca de sua amada princesa, capturada pelo vizir maligno. A grande pegada era que o jogador tinha apenas uma hora, de tempo real, para fazê-lo – e havia uma ampulheta mostrando o tempo restante. Se não conseguisse salvar a princesa nesse tempo, ela morria e o jogador dava de cara com o famigerado “game over”. Para adquirir os jogos da série clique aqui.

Prince of Persia (1989)

Prince of Persia (1989)

Em mais de 21 anos de existência, a série se divide em, basicamente, duas trilogias e alguns spin-offs. A Trilogia Original foi lançada entre 1989 e 1999. A trilogia Sands of Time, já da Ubisoft, saiu entre 2003 e 2005. O próximo game, chamado apenas de ‘Prince of Persia’ de 2008, modificou completamente tudo o que os fãs conheciam de Prince of Persia. A ideia era que se tornasse um reboot da franquia, mas não foi muito bem recebido e, a série, cancelada.

O último dos jogos principais, ‘The Forgotten Sands’, de 2010, foi inspirado no filme “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo” que saiu para o cinema com Jake Gyllenhaal no papel de Príncipe.

Os outros spin-offs foram: Battles of Prince of Persia (2005), para Nintendo DS; Prince of Persia Revelations (2005), para Sony PSP; Prince of Persia Classic (2007), um remake do game original para Xbox 360, PlayStation 3 e Celulares; Prince of Persia: Rival Swords (2007), para PSP e Wii); e Prince of Persia: The Fallen King (2008), para DS.


Leia mais…


A Influência de Prince of Persia

O primeiro Prince of Persia, de 1989, era uma aventura de plataforma, com puzzles e combates de espadas. O Protagonista foi feito usando uma técnica conhecida como rotoscopia, que combina filmagens reais com animação, e foi o segundo jogo a usar essa técnica. O primeiro havia sido Karateka, em 85, do mesmo criador de Prince of Persia! Os outros dois games da chamada Trilogia Original foram Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame, de 1992, e Prince of Persia 3D (1999), o primeiro da série a usar gráficos tridimensionais.

A Trilogia Original foi um imenso sucesso. No entanto, a revolução nos games aconteceu de fato quando a Ubisoft adquiriu os direitos da série e lançou a trilogia Sands of Time – na qual o filme da Disney é baseado. Composta pelos títulos Prince of Persia ‘Sands of Time’, ‘The Warrior Within’, e ‘The Two Thrones’, os jogos foram lançados entre 2003 e 2005, originalmente para PlayStation 2, GameCube, Xbox e PC.

O criador da série, Jordan Mechner, participou da produção e do roteiro apenas do primeiro título, ‘Sands of Time’, mas não se envolveu nos outros dois games. Ele deu uma declaração polêmica, dizendo: “Não sou fã da direção artística, ou da violência que lhe deu uma classificação Adulta. A história, personagem, diálogo, dublagem, e estilo visual não eram do meu gosto.”

Ele pode não ter gostado, mas os fãs amaram; não sei quantas horas passei na frente da TV com esses jogos. A trilogia é uma das séries mais queridas dos games, com qualidade consistentemente alta – e notas entre 8 e 9 das maiores publicações especializadas do mundo em todos os três jogos.

Os jogos originais eram aventuras de plataforma, mas foi a Trilogia Sands of Time que transformou Prince of Persia no jogo que conhecemos hoje, e que inspirou incontáveis games através dos anos. Com jogabilidade totalmente em 3D, um inédito estilo de combate fluído em tempo real, exploração de cenários, com puzzles e parkour, Prince of Persia influenciou diretamente as séries Batman: Arkham, Middle-Earth: Shadows of Mordor, Mad Max, Spider-Man, Uncharted e Assassin’s Creed.

Aliás, o estilo de gameplay do primeiro Assassin’s Creed é um reflexo direto de Prince of Persia. E, mais do que isso: o sucesso da trilogia Sands of Time foi tão grande que a Ubisoft pediu que a Ubisoft Montreal desenvolvesse uma sequência para a nova geração de consoles. Assassin’s Creed nasceu de ideias descartadas justamente da série Sands of Time.

Os desenvolvedores queriam desenvolver o gameplay do jogo em um mundo aberto, aproveitando o poder de processamento dos novos consoles para renderizar espaços maiores e grandes multidões de personagens. O game iria até se chamar Prince of Persia: Assassin.  Pois é! No livro “Tomb Raider: Game Secrets”, escrito em 1996 por Nick Roberts, os desenvolvedores afirmam que “o gameplay de Tomb Raider tinha como intenção invocar a pegada da jogabilidade do primeiro Prince of Persia”.

O Prince of Persia, de 2008, apresentou gráficos cartunescos e coloridos, e mecânicas repetitivas e combates pré-determinados.

A Importância de Prince of Persia

A influência de Prince of Persia se estendeu para além dos jogos, e a série foi adaptada para diversas mídias. Em 2008, foi lançada uma graphic novel intitulada ‘Prince of Persia’, com uma história original escrita pelo criador da série Jordan Mechner e por A.B. Sina, ilustrada por Alex Puvilland e LeUyen Pham.

Em 2010 foi lançado mais um quadrinho, desta vez um one-shot chamado ‘Prince of Persia: Before the Sandstorm’, escrita novamente pelo criador Jordan Mechner. Este gibi serviu como introdução – e sequência – oficiais ao filme live action, e foi publicado pela própria Disney, lustrado por grandes nomes, como Todd McFarlane, Nico Henrichon, David Lopez e Bernard Chang.

Ainda em 2010, foi a vez de Prince of Persia chegar no mundo de LEGO. Foram lançados seis conjuntos especiais para os famosso blocos de montar. A coleção foi resultado de uma parceria entre a LEGO e a Disney para lançar brinquedos licenciados de alguns dos filmes da Disney, e Prince of Persia foi um deles. Além disso, a LEGO lançou um curta animado, narrado pelo próprio Jake Gyllenhaal, contando os acontecimentos do filme.

E, finalmente, o filme estrelado por Jake Gyllenhaal no papel de Príncipe Dastan (agora com nome!) foi lançado em 2010, produzido pela gigante Disney – e com roteiro escrito pelo próprio Jordan Mechner, criador da série.

No elenco, grandes atores, como Gemma Aterton, Ben Kingsley e Alfred Molina. O filme recepção mista, mas é reconhecido por parte dos fãs como uma adaptação divertida dos games. Com um orçamento estimado de US$ 200 milhões, o filme teve uma receita mundial de US$ 336 milhões.

No início deste ano, a Ubisoft fez um anúncio que deixou muito fã com o nariz torcido – eu incluso. O “novo jogo” de Prince of Persia, chamado de Dagger of Time, na verdade não é um jogo, mas uma experiência em realidade virtual em escape room. Ele não será lançado para plataformas caseiras, e deverá ser jogado apenas em espaços físicos que ofereçam entretenimentos em escape room. Uma pena.

compre jogos na amazonPor Greg Candalez
Imagens/Videos: Divulgação/Reprodução

Sobre nós

Somos uma assessoria de imprensa diferente, que há 23 anos se dedica a um único mercado: Games e Esports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Oferecemos  suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de Esports, influenciadores e jornalistas. Leia mais notícias como essa em nosso blog.

Sobre nós

A FD Comunicação é uma agência de comunicação diferente, que há 26 anos dedica-se a um único mercado: vídeo games e eSports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro.

Somos uma consultoria que oferece conteúdo, marketing, campanhas com influenciadores, mídias sociais, gerenciamento de comunidade, assessoria de imprensa e eventos na América Latina. Nosso portifólio é composto pelas maiores publishers de games do mundo. Leia mais notícias como essa em nosso blog

Influenciadores +jornalistas +conteúdo +eventos

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

compre na amazon

Tags :