Relatório Revela Panorama do Mercado de Games Mobile

Um olhar detalhado sobre a mortalidade e as oportunidades ocultas no desenvolvimento de jogos mobile
  • Home
  • blog
  • Relatório Revela Panorama do Mercado de Games Mobile

O relatório “Good Games Don’t Die”, publicado pela SuperScale, oferece uma visão detalhada do cenário atual do desenvolvimento de games mobile. Revelando uma alta taxa de mortalidade, o estudo aponta que impressionantes 83% dos jogos móveis falham dentro de três anos após o lançamento, e 43% são descartados ainda na fase de desenvolvimento. Esse panorama reflete os altos riscos e a incerteza que permeiam o setor, que, apesar desses desafios, continua a ser uma indústria avaliada em US$ 96,2 bilhões globalmente.

A preferência dos desenvolvedores por trabalhar em novos títulos, apesar da alta taxa de falha, cria um paradoxo desafiador no setor. Interessante notar que 78% dos desenvolvedores de jogos móveis ainda optam por criar novos jogos, o que evidencia uma tendência de inovação contínua, mesmo em face de dificuldades significativas. Além disso, o relatório aborda as consequências econômicas mais amplas que afetam o setor, como as mais de 6.000 demissões de desenvolvedores em 2023, e o fato de que 32% dos desenvolvedores tiveram que realizar cortes em suas equipes.

Um aspecto particularmente notável do relatório é o impacto desses desafios nos desenvolvedores júnior. Aproximadamente 30% dos desenvolvedores com menos de um ano de experiência relataram uma sensação de insatisfação criativa devido ao cancelamento de projetos, destacando o custo humano dessa alta taxa de falha.

O relatório também sugere que existe um potencial inexplorado nos chamados ‘jogos legados’ — jogos que não estão mais recebendo atualizações ou investimentos significativos, mas que ainda podem representar ativos valiosos. Além disso, aborda as tendências atuais na indústria, como terceirização, medição de desempenho e métodos de monetização, que poderiam ser estratégias para revitalizar esses jogos ‘mortos’.

Ivan Trancik, CEO e fundador da SuperScale, comenta sobre a volatilidade da indústria e a necessidade de uma nova mentalidade para superar esses desafios. Ele ressalta a importância de reavaliar o conteúdo de jogos já existentes como uma via para um crescimento sustentável. O relatório também realça um dilema enfrentado pelos desenvolvedores, divididos entre a paixão por criar novos jogos e a necessidade de focar em títulos lucrativos e estabelecidos, um reflexo das incertezas econômicas e da competitividade do mercado.

Em resumo, o relatório “Good Games Don’t Die” é um recurso valioso para compreender as dinâmicas atuais da indústria de jogos móveis, iluminando os desafios enfrentados pelos desenvolvedores e destacando oportunidades potenciais para a revitalização de jogos e a sustentabilidade da indústria.

Leia mais

Sobre nós

A FD Comunicação é uma agência de comunicação diferente, que há 26 anos dedica-se a um único mercado: vídeo games e eSports. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro.

Somos uma consultoria que oferece conteúdo, marketing, campanhas com influenciadores, mídias sociais, gerenciamento de comunidade, assessoria de imprensa e eventos na América Latina. Nosso portifólio é composto pelas maiores publishers de games do mundo. Leia mais notícias como essa em nosso blog

Influenciadores +jornalistas +conteúdo +eventos

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn

compre na amazon

Tags :