Marketing de Games. Qual o Segredo?

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Hoje apresento para vocês o João Albani, o profissional de marketing de games e bens de consumo mais experiente – e completo – do Brasil. Take Two, Square Enix, Capcom, Konami… qualquer publisher global famosa que você lembrar contou com esse profissional à frente do seu marketing no Brasil. Há 18 anos trabalhando com marketing de games e bens de consumo, ele hoje é um dos profissionais mais experientes – e completo – do mercado e especializou-se em lançar jogos de publishers entrangeiras e produtos afins por aqui.

Atualmente é Country Manager Brasil da IDG International, empresa que representa publishers de games americanas na América Latina.

Nestes 18 anos de carreira em bens de consumo, João Albani não parou de estudar e aprender. Cursou uma pós graduação em Semiótica na PUC de São Paulo, e além de Português aprendeu e é fluente em mais dois idiomas: Inglês e Espanhol.

Profissional de Games em Operações Internacionais

Há cinco anos João Albani está à frente da operação do IDG no Brasil. Atualmente ele usa sua experiência em desenvolvimento de negócios, marketing, vendas para conseguir espaço para games de grandes publishers japonesas e americanas no mercado brasileiro. Para gerenciar toda a cadeia de parceiros envolvida nesse processo é preciso estratégia e dedicação. Quando você compra um jogo da Square Enix hoje pode ter certeza que ele trabalhou muito para que ele chegasse às suas mãos.

Antes de chegar ao cargo de Country Manager de uma empresa internacional, João Albani foi Gerente de Produtos Jr na Atari, onde trabalhamos juntos por 4 anos. Depois veio a Synergex e ele foi para a Neoplay como trade marketing. Na Ecogames, onde ficou por 4 anos, começou a trabalhar hardwares além de games e finalmente partiu para uma carreira numa empresa globalizada.

“Nesses anos todos de mercado os games evoluíram bastante tanto na mecânica como na sua apresentação. Hoje são verdadeiras obras de arte, não deixando nada a dever aos filmes, graças à tecnologia. Ela impactou também a forma de distribuição que cada vez mais está se tornando digital. Eu acompanhei todo esse processo e, ao longo do caminho, o amadurecimento dos jogadores brasileiros que eram adolescentes e hoje são profissionais de várias áreas, têm filhos e são responsáveis pelas despesas de suas casas. A maneira como abordamos o consumidor diferente hoje. Fazíamos eventos em lojas. Agora temos recursos como as comunidades online e redes sociais. Mas na minha opinião, mudou o meio, mas não a mensagem. O importante é reconhecer o público-alvo e oferecer o tipo de game que ele quer. Pois nesses anos todos aprendi que um game nunca é igual ao outro. Pelo menos entre os triplo AAA”, diz João Albani.

Por Fernanda Domingues
Fotos: Divulgação

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