Hoje nós começamos uma série de 20 artigos contando a história das maiores equipes de e-Sport do Brasil. Eles serão publicados às sextas-feiras. As reportagens, feitas a quatro mãos em colaboração com o jornalista @Pedro Magalhães, que é especializado e apaixonado por e-Sport, pretendem dar um panorama do estágio em que o esporte eletrônico está atualmente. Nossa história vai começar com a KaBuM! e-Sports, que está na Coréia do Sul, disputando a final do Campeonato Mundial de LoL.

Tri-campeã do CBLOL e a primeira equipe brasileira a representar o país duas vezes no Campeonato Mundial de League of Legends. Essas são duas marcas históricas da KaBuM! e-Sports, uma das organizações mais tradicionais e vitoriosas do cenário nacional. Esse patamar foi alcançado após a final disputada contra o Flamengo eSports. No último dia 08 de setembro, em Porto Alegre-RS, os alaranjados venceram pelo placar de 3 a 2. Porém, o histórico de conquistas da organização vem de muito antes.

Em 2013, logo no primeiro ano de existência, o time conquistou o primeiro lugar na BGL Arena e na Go4LOL, além de vencer também o World Cyber Games.

Em 2014, após uma campanha histórica, a KaBuM! foi campeã pela primeira vez do CBLOL, após derrotar o CNB em uma final realizada no ginásio do Maracanãzinho. O título, rendeu a participação no International Wilcard, que a KaBuM! venceu, e se tornou a primeira equipe brasileira a disputar o Mundial de LOL. No principal torneio do mundo, a equipe fez uma campanha histórica, mesmo sendo eliminada na primeira fase. Uma vez que derrotou a Alliance, uma das equipes mais fortes do mundo, vinda da Europa.

Após a glória de 2014, o time passou por muitas dificuldades, até estruturais, e acabou sendo rebaixada do CBLOL, em 2017. Porém, após uma reestruturação, eles voltaram à elite (campeões do Circuito Desafiante) e foram campeões das duas etapas do CBLOL em 2018. Contra Vivo Keyd e Flamengo. O título na segunda etapa, inclusive, tornou a KaBuM! a primeira equipe brasileira a se classificar duas vezes na história para o Campeonato Mundial de League of Legends.

O início de tudo…

A KaBuM! e-Sports foi criada em agosto de 2013, para disputar o League of Legends,  jogo da Riot Games. Esta empresa foi a primeira a investir no cenário nacional de e-Sports, exatamente um ano antes, em agosto de 2012. A equipe tinha o objetivo de fomentar a evolução do cenário competitivo em território nacional, suprindo os requisitos para a boa performance e bem-estar dos jogadores. A empresa de comércio eletrônico KaBuM! tem sua sede em Limeira, no interior de São Paulo, e foi a primeira a investir em uma organização de e-Sports por aqui. Além do League of Legends,  já investiu no FIFA e no CS:GO. Atualmente porém, o foco é no Lolzinho, como o jogo é carinhosamente chamado pelos fãs.

A KaBuM! foi ainda uma das primeiras a montar  uma gaming house de alto padrão para seus atletas. Inicialmente em Limeira e desde o início de 2018 em São Paulo. Mudou-se para a Capital, pois o e-Sport está crescendo e os atletas passaram a ser mais requisitados para gravar e disputar campeonatos.

Apoio dos Fãs

Olha que história bacana de como a comunidade pode apoiar sua equipe! Em 2015, a KaBuM! foi a primeira equipe brasileira a disputar um Major de Counter Strike Global Offensive. A comunidade nacional e internacional se mobilizou para arrecadar doações para bancar a viagem e a estadia dos jogadores  na Polônia. Ao todo foram arrecadados R$ 16 mil com uma vaquinha online pela comunidade, e o restante dos R$ 25 mil necessários com ajuda da empresa ESEL, e do jogador sueco Robin “flusha” Ronnquist. A escalação da KaBuM.TD era composta por Ricardo “boltz” Prass, Caio “zqk” Fonseca, Lucas “steel” Lopes e dos remanescentes Fernando “fer” Alvarenga e FalleN, o time era o embrião do que se tornaria a bicampeã do mundo defendendo a Luminosity Gaming.

Principais Craques

Entre os principais jogadores da história da organização, estão campeões de League of Legends. Lep (Top), Danagorn (Jungler), Tinowns (Mid), Minerva (Adcarry), Dans (Support) foram os responsáveis pela vitória em 2014.

Zantins (Top), Ranger (Jungler), Dynquedo (Mid), TitaN (Adcarry) e Riyev (Support) foram os campeões em 2018 e são os atuais jogadores da equipe.

Entre os coachs que também fizeram história na equipe estão: Bruno “bit” Lima (coach campeão do CBLOL 2014), Jean-François “Nuddle” Caron (campeão do Circuito Desafiante 2017 e do CBLOL primeira etapa de 2018), Lee Woo “Hiro” Seok (campeão do CBLOL 2º etapa de 2018) e Gabriel “Halier” Garcia (assistente de coach) campeão dos dois splits do CBLOL de 2018).

Uma das mais antigas e respeitadas equipes de LoL do cenário nacional, atualmente a KaBuM! exibe o logo de diversos patrocinadores em sua camisa. Além da própria loja de e-commerce, temos HyperX, AMD, Acer, Husky, Kapersky, Gigabyte, LG, NVIDIA e Steelseries.

Siga o seu time do coração nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e YouTube

Texto de Pedro Magalhães com edição de Fernanda Domingues


Continue acompanhando a saga das 20 maiores equipes de e-Sports do Brasil:


Leia também:

e-Sports Aquece Mercado de Games na América Latina

A Produtor da série Gears of War participa da Brasil Game Show


Sobre nós

Somos uma agência de comunicação diferente, que há 21 anos se dedica a um único mercado: games. Promovemos a interação das empresas com o público geek e gamer brasileiro. Atualmente, damos suporte a corporações dos mais diversos setores que desejam conectar suas marcas com os fãs de games, torcedores de eSports, influenciadores e jornalistas.

Ariano "Kronos" Ferreira, melhor jogador de Free Fire 2019, integrante da Vivo Keyd

Free Fire, a Febre dos Battle Royale, Quebrando Tudo!!!

| Blog, eSports | No Comments

Você pode nunca ter ouvido falar de Free Fire, mas eu garanto que seu filho está jogando. Na onda dos battle royale (jogos de sobrevivência) Free Fire é um jogo…

aplicação financeira - games e esports

Itaú Lança Aplicação Financeira Lastreada em Games e Esports

| Blog, eSports, Games | No Comments

Torcer pela Blizzard pode ir além de vestir a camisa do Overwatch! Mas se você prefere o Mario terá motivos para torcer pelo sucesso da Nintendo. O Itaú Personnalite está…

WoW Classic (2019)

WoW Classic está entre os 3 Jogos mais Assistidos na Twitch em 2019

| Blog, Games | No Comments

 Ao completar 15 anos, World of Warcraft (WoW) ganha uma versão clássica, e quase bate o recorde de horas assistidas deste ano na Twitch!!! Na segunda-feira passada, 26 de agosto,…

One Punch Man: Road to Hero - Mobile

Oasis Games Lança Jogo Mobile Oficial do Mangá One Punch Man

| Blog, Games | No Comments

“Eu fiquei careca e mais forte!” A Oasis Games Ltd, uma publisher de games líder global, anunciou na última semana o lançamento do RPG mobile One Punch Man: Road to…